Quem é o dono do maior iate do mundo, de 600 pés, avaliado em R$ 2 bilhões?
Por um mundo melhor, o bilionário norueguês Kjell Inge Røkke financiou a construção do REV Ocean, um megaite com casco de aço que se enquadra na categoria explorer, ou “navio de expedição”, e terá a missão de proteger os nossos oceanos — daí o REV do nome (sigla em inglês de Navio de Expedição de Pesquisa).
Projetado por Espen Øino para navegar por qualquer tipo de mar, com interior da H2 Yacht Design, barco deveria ter 460 pés de comprimento e conter algumas instalações de pesquisa.
Mas, durante o processo de desenvolvimento do projeto, decidiu-se que o casco iria crescer, saltando de 140 metros para 182,9 metros de comprimento, ou 600 pés (!), com os quais assumirá o posto de maior iate do mundo, à frente do gigante Azzam (590 pés).
De acordo com Nina Jensen, a CEO do ONG REV Ocean, a embarcação será usada de forma livre e gratuita por cientistas de todo o mundo, com a missão concertar tudo o que há de errado nos oceanos. Por conta de sua missão ecológica, ganhou acomodações para até 60 cientistas e convidados, além da mais sofisticada tecnologia de pesquisa na área ambiental para realizar missões que cobrem todo o ecossistema marinho.
Entre outros equipamentos, terá dois helicópteros e dois submarinos: um, operado presencialmente, que chegará a 2.300 metros de profundidade; e outro operado remotamente, que chegará a 6.000 metros de profundidade. Além disso, contará com um moderno sistema de aspiração, que permitirá retirar até cinco toneladas de lixo plástico do oceano por dia — uma de suas principais missões.
Os contratos de construção do megaiate da REV Ocean — ONG ambiental fundada em 2018 pelo bilionário norueguês — e o estaleiro Vard (de Brattvag, na Noruega) previa a entrega para 2021. Porém, em 17 de junho de 2021, foi anunciado o adiamento por um período de três a cinco anos, o que significa de 2024 a 2026.
Não se trata de uma embarcação de lazer, como o Azzam (que pertence ao xeique Khalifa bin Zayed Al Nahyan, dos Emirados Árabes Unidos), e sim de um navio de pesquisa e expedição, embora com um exterior semelhante ao de iates de luxo. Financiador do projeto, o bilionário Kjell Inge Rokke também poderá usar o megaiate. Mas, apara isso, pagará para alugá-lo como qualquer outro cliente.
Quem é o dono do REV?
Maior acionista da Aker ASA — holding de um punhado de empresas com atuação nas áreas de petróleo, biotecnologia marinha, pesca, construção e engenharia offshore — Kjell Inge Røkke é o homem por trás da REV Ocean, organização sem fins lucrativos fundada em 2017 que financiou a construção e vai operar o REV em suas aventuras oceânicas.
E quanto está orçada a construção desse explorer?
Como em todos os maiores superiates do mundo, o preço exato do REV é um segredo bem guardado. Mas, estima-se que o preço esteja na casa dos 350 milhões de dólares, ou 253 milhões de libras.
Qual será a missão do REV?
A ideia por trás do explorer de 600 pés é tão simples quanto ambiciosa: tornar os oceanos saudáveis novamente. A maneira como a REV Ocean planeja conseguir isso é pesquisando, fazendo campanhas e desenvolvendo soluções para três áreas-chave: poluição plástica, acidificação das águas do mar e pesca predatória.
Quem está construindo o REV?
O estaleiro Vard, que iniciou a construção em um pátio da empresa localizado na Romênia, e depois transferiu o esqueleto gigante para Brattvåg, na Noruega. As etapas finais estão previstas para acontecer no pátio do estaleiro alemão Lloyd Werft.
Quais “brinquedos” ele levará?
Para corresponder à sua missão, o REV será totalmente equipado para pesquisar os maiores problemas do oceano. Terá dois helicópteros, cinco guindastes, e dois submarinos, um tripulado outro controlado remotamente, capazes de mergulhar a uma profundidade máxima de 2.300 metros. Além disso, contará com um moderno sistema de aspiração, que permitirá retirar grande parte dos resíduos plásticos que se espalham pelos oceanos.
Por que o barco precisa ser tão grande?
Além de levar todos esses aparelhos subaquáticos, o REV também abrigará seis laboratórios científicos, um auditório de palestras de 36 lugares, uma suíte de edição de mídia, um centro de conferências e uma sala de exposições. Além disso, transportará até 12 contêineres.
Qual será a velocidade do REV?
Alimentado por um gigantesco sistema diesel-elétrico Wärtsilä de 2,7MW, o navio desenvolverá 17,8 nós de velocidade máxima, com autonomia na velocidade de cruzeiro de cruzeiro (11 nós) de 21.120 milhas náuticas.
Qualquer um poderá subir a bordo do REV?
Se você é um oceanógrafo, sim, há uma boa chance de você ser convidado a subir bordo em algum momento, por meio de um dos parceiros do projeto, que incluem o WWF e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. “Gostaria de receber pesquisadores, grupos ambientais e outras instituições a bordo para adquirir novas habilidades e desenvolver soluções inovadoras para enfrentar os nossos desafios”, convida o bilionário Kjell Inge Røkke, financiador do projeto. Se não pertencer a nenhum desses grupos, só resta a alternativa de fretar o megaiate. O REV será oferecido pelo sistema de charter por um período de até quatro meses por ano, com o objetivo de fazer caixa para o financiamento do projeto ambiental.
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