Raymarine lança tecnologia para navegação com realidade aumentada

Por: Redação -
29/10/2018
Componentes do Sistema AR ClearCruiser

A Raymarine acaba de lançar uma tecnologia para navegação com realidade aumentada (ClearCruise AR), que conta com funcionalidades que visam aumentar a segurança e a navegabilidade. O sistema é composto basicamente de três componentes: câmera, limitada atualmente à Raymarine CAM210 ou CAM220, com suporte a câmera térmica FLIR; novo sistema de estabilização de vídeo AR-200 da Raymarine, que contém um receptor GPS de alta velocidade, o AHRS de 9 eixos; e um display multifunção das linhas Axiom, Axiom Pro ou Axiom XL.

Para ser configurado, o sistema precisa conhecer o campo de visão da câmera, confirmar o horizonte na imagem do vídeo e a direção que a câmera está apontada. O sistema suporta ambas as câmeras voltadas para frente e para trás e a alternância entre elas é feita facilmente.

Alvos com Realidade Aumentada (AR) ClearCruise. Os ícones na parte inferior desta imagem permitem ligar e desligar os tipos de alvo.

Com o sistema configurado e AIS, waypoints e objetos visíveis no horizonte, o sistema começa a exibir sinalizadores acima desses pontos. São apresentados o range e um ícone indicando o tipo de destino. Se for um alvo perigoso, ele será exibido com uma borda vermelha. Os ícones na parte inferior da figura acima representam alvos AIS, waypoints e objetos gráficos. Ao clicar em cada um deles fica habilitado/desabilitado a sua visibilidade.

Para ver os detalhes adicionais de qualquer objeto exibido no AR do ClearCruise basta selecioná-lo. O tipo de detalhe varia de acordo com o tipo de objeto, mas segue o comportamento normal do LightHouse III. Ah, e se você se deparar com um ponto de exclamação vermelho, é aí que uma marca de “homem ao mar” foi lançada no sistema Axiom.

LEIA TAMBÉM

>>Volvo Penta apresenta sistema de controle e display para esportes aquáticos
>>Marine Express exibiu nova gama de equipamentos Raymarine no Boat Show
>>Motores de popa a gás propano da Lehr serão exibidos em São Sebastião

AR exibindo detalhes de alvos do AIS.

Para fazer o ajuste de alcance da AR, basta clicar na indicação de alcance na parte inferior direita da imagem e depois ajustar como pode ser visto na imagem abaixo. As câmeras atuais suportadas são todas câmeras fixas, portanto, os ajustes de alcance afetam apenas a distância sobre a qual os alvos AR do ClearCruise são exibidos.

“Eu vi alguns aparelhos como este antes (embora não marinizados) e a maioria deles me deixou mais enjoado do que satisfeito. Então, quando subi a bordo do barco de teste da Raymarine, não tinha certeza se ia ver uma ferramenta útil ou mais uma confusão mal estabilizada que você não gostaria de usar. Poucos minutos depois de sair do cais, ficou muito claro que a implementação da Raymarine foi bem pensada e será uma adição genuinamente útil para aumentar a segurança  e facilitar a navegação”, disse Ben Stein, editor da Panbo.com e especialista em instrumentos de navegação.

ClearCruise AR com diálogo de ajuste de intervalo ativo.

O ClearCruise AR está disponível para download através do LightHouse 3.7.

Clique aqui para acessar o vídeo de lançamento e o simulador ClearCruise AR.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Superiate de estúdio polonês aposta em "popa rotativa" para conquistar o mercado

    Estrutura patenteada pela Opalinski Design House promete atender a desejo de proprietários e elevar a diversão no mar a outro patamar

    Esponja feita de algodão e osso de lula pode absorver 99,9% de microplásticos nas águas

    Desenvolvido pela Universidade de Wuhan, na China, produto empolga também por ser acessível

    Ilha deserta há 30 anos ganha condomínio flutuante com contêineres

    Com soluções sustentáveis, local abriga cerca de 100 moradores na Dinamarca

    Evento com especialistas debateu regularização de marinas em São Sebastião

    Realizado em dezembro, encontro teve ainda autoridades e empresários do setor e foi promovido por Fórum Náutico Paulista e prefeitura

    Plastisfera: poluição plástica nos oceanos gerou novo ecossistema potencialmente perigoso

    Os impactos do biofilme gerado por bactérias em resíduos plásticos foi estudado na Antártica, um dos ambientes mais remotos do mundo