Programa de reequipamento promete aumentar vida útil de barcos de forma sustentável


A holandesa Oceanco decidiu olhar “além da construção”: o estaleiro lançou um programa com intuito de fornecer suporte e proporcionar que iates durem uma vida inteira por meio do chamado reequipamento.
Aliada aos esforços para um futuro sustentável no mundo náutico, a Oceanco levantou uma questão importante: o de descarte de barcos. A gestão do ciclo de vida de embarcações se tornou uma verdadeira dor de cabeça para vários estaleiros e proprietários ao redor do mundo, que não encontraram uma solução efetiva até o momento.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
Pensando nisso, a Oceanco anunciou que está expandindo seu escopo para incluir as ditas operações de reequipamento, que irão abranger não apenas seus próprios iates e superiates, mas a frota global. Com isso, não será necessário descartar embarcações a cada inovação tecnológica — bastará, apenas, atualizá-las.
Os esforços começaram em 2019, ao adquirir uma instalação de 28 acres próxima à sede do estaleiro. Hoje, o novo espaço já está equipado com um local totalmente dedicado à manutenção, reequipamento e aprimoramento de vida útil dos clientes.


O conselho da Oceanco encarregou a equipe de suporte de pensar em como o estaleiro poderia trabalhar com embarcações de longo prazo. A ideia era descobrir uma maneira de estender as reformas por toda a vida útil dos barcos, ao invés de apenas oferecer serviços relacionados à fase de construção e garantia. Além disso, o intuito do programa é fornecer suporte em qualquer nível: das dúvidas mais simples às mais complexas.
O estaleiro ainda tem o benefício adicional do conhecimento e experiência no processo de construção, além de, muitas vezes, recorrer às mesmas pessoas que estiveram presentes durante a fase de criação para sanar suas dúvidas.
Leia também
» Fabricante sueca de barcos elétricos expande atividades para os Estados Unidos. Confira
» Maior parque eólico flutuante do mundo deverá ser construído na Escócia
» Estaleiro francês especializado em catamarãs construirá iates movidos a hidrogênio
Um subproduto inegável desses esforços é o fato de o estaleiro preceder qualquer disputa com outros estabelecimentos no quesito alteração, atualização ou a simples construção de um novo barco. Além disso, a Oceanco ainda influenciará seus parceiros a utilizar o que há de mais moderno em materiais sustentáveis, mesmo que não estivesse disponível quando a embarcação foi lançada — e de forma totalmente instintiva.
A meta do estaleiro é instalar, no mínimo, um ou dois elementos sustentáveis em cada projeto e, para isso, desenvolveu uma série de pacotes de atualizações sustentáveis “plug and play” — que incluem novo sistema de tratamento de esgoto, por exemplo, ou baterias e sistemas de energia alternativos, como células a combustível de hidrogênio.
O programa foi colocado em prática depois de anos de curadoria do estaleiro, para montar uma rede de subcontratados de qualidade, conhecida como iniciativa “’Oceanco Co-maker Unlimited”.


O gerente de reequipamentos da Oceanco, Frank van Loo, explicou: “Para reequipamentos, você conta com relacionamentos de longa data com todos os tipos de subcontratados; precisamos ser capazes de chamá-los a qualquer momento e manter esses relacionamentos em forma. Para nós, o valor agregado nas reformas é que temos uma relação de confiança e relacionamento ainda mais forte com nossos co-makers. Sabemos que eles prestam o melhor serviço e que as obras serão executadas dentro do padrão de qualidade Oceanco, o que é reconfortante para nós e para o cliente”.
Para a equipe da Oceanco, oferecer esses serviços é um passo lógico para seus clientes atuais e potenciais. Além de garantir a expansão de suas ofertas para os clientes, um programa de ciclo de vida garante que algumas das embarcações mais icônicas da frota global permaneçam com manutenção especializada, equipadas com os mais recentes materiais sustentáveis e em perfeitas condições nos próximos anos.
Por Naíza Ximenes, sob supervisão a jornalista Maristella Pereira.
Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcações dos 19 aos mais de 30 pés estarão nas águas da Marina da Glória de 26 de abril a 4 de maio
Horse Powertrain estreia no setor com a brasileira Hybdor, adaptando motor do Renault Duster para versão híbrida e flex (gasolina e etanol)
Ainda em construção, embarcação combina luxo ao vintage e já está quase totalmente reservada para passeios em 2026
São 44 veleiros inscritos na disputa, que começou no sábado (15). Etapa segue no próximo final de semana
Uruguaio apostou nas tecnologias avançadas da icônica embarcação para superar o medo de navegar