Regata de Remo Clássico celebra aniversário de Itajaí

Por: Redação -
17/06/2019
Foto: Luiz Mendes

Muito sol, ventos favoráveis e águas tranqüilas. Com esse cenário Itajaí recebeu a 17ª Regata de Remo Clássico. O evento com o nome “Cidade de Itajaí” realizado na manhã do último sábado (15) fez parte da comemoração dos 159 anos de Itajaí – de frente para o futuro. A regata contou com a participação de crianças e jovens das escolas da Rede Municipal de Ensino. As competições acontecerem às margens da Beira-Rio, na Avenida Ministro Victor Konder.

A competição de remo contou com a participação de 18 escolas municipais, com alunos de até 16 anos. O projeto é uma parceria Associação Náutica de Itajaí (ANI) e a Secretaria Municipal de Educação. A competição foi dividida por categorias, Proinha com os alunos de até 10 anos, Bombordo com alunos de 11 a 12 anos e Boreste com os alunos de 12 a 16 anos. Os vencedores em cada categoria foram a Escola Básica Alberto Wener, na Proinha, Escola Básica Melvin Jones, na Bombordo, e Escola Básica Thereza Bezerra de Athayde na Boreste. O pódio completo está no final do texto.

“Aqui na Associação Náutica de Itajaí (ANI), entendemos que a importância para as crianças dessa regata é o momento de integração. Esse é um momento em que eles estão juntos com outros participantes, outras escolas, onde eles se organizam, preparam seus gritos de guerra e tudo mais.”, destacou a coordenadora da ANI Rosane Soares.

LEIA TAMBÉM

>>Boeing 747 afunda para virar ponto de mergulho no Bahrein
>>Carro-chefe da divisão de superiates da Riva tem estreia mundial em Veneza
>>Incêndio atinge marina em Porto Alegre

A Diretora da escola Melvin Jones Maria Aparecida falou sobre a importância do evento na cidade. “Um evento como esse reúne os pais, a comunidade e as crianças. Para Itajaí, isso é maravilhoso, ainda mais hoje que a cidade está completando 159 anos, essa sim é a verdadeira importância, todos juntos fazendo parte da comunidade” destacou a diretora.

Os alunos do projeto “Navegando pela cidadania” participaram de competições de remo em canoas baleeiras nas raias do Saco da Fazenda, mesmo local que sediou as regatas de Optimist do Volvo Academy, das últimas três edições da OceanRace.

Participaram da 17ª Regata de Remo Clássico as escolas básicas Avelino Werner, Arnaldo Brandão, Maria Rosa Heleno Schulte, Thereza Bezerra de Athayde, de Campo Maria do Carmo, E.B Maria José Hulse Peixoto, José Potter, Maria Dutra Gomes, Prefeito Alberto Werner, José Anchieta, Guilhermina Buchele Muller, Gaspar da Costa Moraes, Olimpio Falcoieri da Cunha Elias Adaime, Edy Vieira Rothbarth, Melvin Jones, Cacildo Romagnani e Martinho Gervasi.

Confira a classificação:

Categoria Proinha (até 10 anos)
1° Prefeito Alberto Werner
2° Arnaldo Brandão
3° José Potter

Categoria Bombordo (11 e 12 anos)
1° Melvin Jones
2° Edy Vieira Rothbarth
3° Maria Rosa Heleno Schulte

Categoria Boreste (12 a 16 anos)
1° Thereza Bezerra de Athayde
2° Avelino Werner
3° de Campo Maria do Carmo

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Relíquias: museu nos EUA reúne mais de 270 motores clássicos

    O Tallahassee Automobile Museum abriga um acervo náutico “old school” com barcos históricos, itens de pesca e motores raros que remontam ao início do século 20

    Novo no Canadá, táxi aquático autônomo deve iniciar testes na água em 2026

    Desenvolvida pela canadense Future Marine Inc., embarcação busca integrar o transporte público de forma sustentável e tecnológica

    No Havaí, plástico retirado do oceano está sendo transformado em asfalto

    Alternativa para o combate à poluição plástica integra itens como potes de iogurte e redes de pesca ao material utilizado para pavimentar estradas

    Colete salva-vidas usado por sobrevivente do Titanic é leiloado por R$ 4 milhões

    Item traz autógrafos feitos por Laura Mabel Francatelli e outros sete sobreviventes do mesmo bote

    FOTOS: Expedição científica descobre mais de 100 novas espécies marinhas na Austrália

    Entre as novidades estão tubarões, raias, caranguejos, anêmonas, esponjas e outros animais até então desconhecidos pela ciência