Regata João Batista de Queiroz chega a sua 34ª edição


A Regata João Batista de Queiroz – Atapuz/Recife chega a sua 34° edição neste ano e será realizada no domingo (23/10) com partida marcada para às 11h, da Barra de Catuama, na praia de Atapuz, Litoral Norte de Pernambuco, e a linha de chegada entre o Pernambuco Iate Clube (PIC) e o pilar central da antiga ponte giratória do Recife indo até o Marco Zero do Recife.
A competição, que tem esse nome em homenagem a João Batista de Queiroz, sócio e velejador do Cabanga, terá a participação das classes Monocascos RGS A, RGS B e Multicascos MOCRA Regata e MOCRA Cruzeiro. A regata tem ao todo 25 milhas de percurso entre Atapuz e Recife, o equivalente a 40 quilômetros. A prova é válida pela décima etapa do Campeonato Pernambucano de Veleiros de Oceano 2016.
João Batista de Queiroz foi velejador e sócio do Cabanga Iate Clube de Pernambuco. Amante da vela, criou a regata depois que adquiriu uma casa em Atapuz. A sua intenção com a regata era primeiramente reunir os amigos e depois organizar uma prova com de Atapuz até o Recife. “A receptividade dos velejadores foi tanta que mesmo depois de sua morte, com autorização do seu filho, continuamos a realizar essa regata”, comentou Carlos Marrocos (Bacs), um dos organizadores do evento.
PREMIAÇÃO
A grande curiosidade da Regata Atapuz/Recife é a premiação, que só é realizada no ano seguinte. Este ano, a cerimônia de premiação dos vencedores de 2015 será feita no sábado (22) em um animado happy hour seguido de jantar. O tradicional café da manhã também estará disponível aos participantes no domingo (23), momentos antes da partida. . “Ele criou essa regra para forçar que os campeões de cada ano estivessem presente na edição do ano seguinte. Assim, além de ir para receber o prêmio, o campeão do ano anterior disputaria a prova para defender o título mais uma vez”, explicou Bacs, do catamarã Yakare.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Chegada do verão é marcada pelo aumento de banhistas no litoral paulista, que pode aumentar o risco de infecção nas águas
Jovens de 18 a 29 anos poderão concorrer à formação com cursos teórico e prático pagos pela prefeitura
Embarcação de 35 metros era considerada de luxo e exigia ao menos 20 remadores para navegar
Em seus quase 30 metros estão ambientes que fogem do padrão e uma motorização que pode chegar aos 2800 hp
Bioluminescência chegou a Itararé, em São Vicente, no último sábado (6). Registro mostra o brilho se formando de perto




