Rolex Sydney-Hobart 2016 terá 100 veleiros na disputa


As 628 milhas náuticas entre Sydney, na Austrália, e Hobart, na Tasmânia, serão disputas por 100 veleiros. A regata, uma das mais perigosas e desafiadoras do mundo, completa 72 anos de história e vai largar, como em todos os anos de sua existência, no dia 26 de dezembro – os organizadores esperam que todos os veleiros estejam em Hobart no dia 1º de janeiro de 2017.
Nesses 72 anos de história, 5.828 iates já estiveram na raia, mas apenas 4.812 terminaram a corrida. O recorde de participantes da regata foi alcançado em 1994, quando a competição comemorava 50 anos, com 371 veleiros na água. Hoje, devido aos altos riscos do percurso que tem tempo e condições de mar instáveis, a organização limita a 100 o número de embarcações.
Neste ano, os veleiros de 100 pés devem ser novamente as estrelas do evento. Os grandes rivais Comanche, vencedor da 2015, e Wild Oats XI, octacampeão da regata, estarão disputando, mais uma vez, o primeiro lugar na linha de chegada. O Wild Oats XI ainda é o detentor do recorde de 1 dia, 18 horas, 23 minutos e 12 segundos alcançado em 2012.
A organização espera que mais de um milhão de australianos estejam assistindo a largada da regata ao vivo, pela tv ou internet.
Foto: Divulgação
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Marca italiana terá 5 barcos no salão, de 26/04 a 04/05, incluindo iate de Cristiano Ronaldo
Segunda temporada da competição de barcos elétricos já teve LeBron James "roubando" o Team Brazil
Embarcação da Majesty Yachts, dos Emirados Árabes Unidos, permite que proprietário adapte áreas de popa, flybridge e proa
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque