Rolls-Royce passa a atuar no mercado de sistemas de controle de navios

Por: Redação -
15/12/2020

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

A Rolls-Royce, empresa automobilística inglesa, comprou uma fornecedora de sistemas de controle de navios. A Servowatch Systems, que possui sede no Reino Unido, atua no mercado internacional de soluções integradas de automação marítima para marinhas, embarcações comerciais e grandes iates.

Apesar dos termos do acordo não terem sido divulgados, sabe-se que a Servowatch tem planos de expansão significativa. Uma das principais divisões que sofrerão o impacto desse aumento é a de automação de navios da marca de produtos e soluções MTU, do negócio de Sistemas de Energia da Rolls-Royce.

“A gama moderna e sofisticada de automação e sistemas integrados de ponte da Servowatch — para navios governamentais, comerciais e grandes iates — é o complemento ideal para continuar a oferecer soluções sofisticadas de sistema total para sistemas de propulsão marítima, além de todo o setor de automação de navios”, conta Andreas Schell, CEO da Rolls-Royce Power Systems. “Aliando a base em uma plataforma de automação de última geração ao nosso SmartBridge e soluções digitais MTU, a expectativa é de que sejamos capazes de fornecer uma solução ponte-hélice totalmente integrada para os nosso clientes”, completou.

Leia também

» Estaleiro italiano apresenta lancha de 60 pés com camarotes no convés principal

» Amer Yachts e Volvo Penta continuam esforços colaborativos em direção à sustentabilidade

» Governo da Bahia prorroga incentivo fiscal para aquisição de embarcações

Já Knut Müller, vice-presidente da divisão marítima e governamental da unidade de negócios de Sistemas de Energia da Rolls Royce, explica que “com nossos sistemas Bluevision e Callosum, nos posicionamos de maneira excelente no mercado de automação de navios nas últimas duas décadas e meia. Somos o único fabricante de motores no mundo que também pode fornecer a plataforma eletrônica de monitoramento e controle de todo o navio. Com a Servowatch, continuaremos a expandir essa posição e a modernizar nosso portfólio de produtos.”

A sede da Servowatch fica em Essex, no Reino Unido, e emprega cerca de 35 pessoas, além de 11 outros funcionários na Índia, que distribuem o trabalho ao longo desses polos. Os sistemas de automação da empresa monitoram e controlam a operação de vários navios de grande porte, incluindo grandes iates e embarcações do governo. As funções controladas vão desde o sistema de propulsão, ao aquecimento, ventilação e fornecimento de energia.

O diretor de sistemas e automação marítimos da unidade de negócios de Sistemas de Energia da Rolls-Royce ainda acrescenta: “Servowatch é totalmente complementar ao que fazemos em automação marítima”. Ele ainda explica que a integração com produtos MTU ajudará a equipe a adicionar mais serviços de ciclo de vida: dentre eles, a coleta de dados a bordo e análise de bordo para informar a tripulação do navio sobre seu desempenho. Um grande motivo para isso é o fato de o novo parceiro estar focado em navios geralmente movido por motores a diesel de alta velocidade, e um sistema integrado baseado em seu software Winmon9 de classe mundial.

Já o diretor administrativo da Servowatch Systems, Wayne Ross, completa: “A equipe da Servowatch está muito satisfeita e orgulhosa de ingressar na Rolls-Royce Power Systems e vê de forma muito positiva a sinergia dos produtos, também o foco na inovação e no atendimento ao cliente, que é o reconhecida como marca registrada da Rolls-Royce globalmente. Esperamos contribuir com nossos esforços e produtos para o grupo, também para nosso desenvolvimento futuro como uma unidade de negócios, sob propriedade da Rolls-Royce”.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Poluição sonora no mar pode ser catastrófica para as baleias

    Barulhos provenientes da navegação de barcos, extração de recursos e outras atividades marítimas afetam a circulação dos animais que se comunicação pelo som

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina