Sagres III


O tradicional veleiro português Sagres III, construído em 1937, ancorou no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos Rio-2016 para abrigar a Casa de Portugal e acabou sendo aberto à visitação pública. O passeio consiste em visitar as instalações do veleiro, mas sem entrar nos bastidores, e conta com venda de pastéis de nata e garrafas de vinho. Desde sua chegada ao Rio, no início de agosto, o navio recebeu cerca de 40 mil visitantes – 4 mil pessoas ao dia. Ele ficará na cidade maravilhosa até o dia 21, com visitação até as 17h.
O navio escola Sagres foi construído pelo estaleiro Blohm & Voss, em Hamburgo, sob o nome de Albert Leo Schlageter. Foi o terceiro de uma série de quatro navios encomendados pela Marinha Alemã. A embarcação foi cedida à Marinha do Brasil no final da II Guerra Mundial, em 1948, tendo sido adquirido pela Marinha Portuguesa, em 1961, para substituir a antiga Sagres. Enquanto esteve sob cuidados brasileiros, Sagres III se chamava Guanabara. A embarcação de preparação e treinamento de cadetes da Marinha Portuguesa tem velas que estampam a cruz da Ordem de Cristo, também usada nas naus da época do Descobrimento. Antes de chegar ao Rio, o navio parou em Cabo Verde, no Recife e em Salvador.
Foto: Reprodução
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Durante a COP30, Natália Resende, da Semil-SP, destacou o alinhamento entre o projeto movido a hidrogênio e as metas do estado
Em visita ao JAQ H1, ministro destacou o projeto como símbolo da inovação verde e reforçou papel do Brasil como líder global em energia limpa
Com um robô subaquático, pesquisadores se depararam com milhares de ninhos circulares padronizados de peixes-rocha
Celso Sabino marcou presença no lançamento da revolucionária embarcação e rasgou elogios ao projeto, que estará exposto na COP30, em Belém (PA)
João Campos esteve em Belém durante o lançamento do JAQ H1 neste domingo (9) e reconheceu a importância da iniciativa do empresário para o Brasil




