SailGP 2025: Brasil enfrenta vento forte e colisão com alemães em etapa da Austrália
Sob o comando de Martine Grael, o Mubadala Brazil SailGP Team alcançou a 10ª colocação em Sydney


Realizada em Sydney, na Austrália, no último fim de semana, a terceira etapa do SailGP 2025 foi especialmente desafiadora para os integrantes do Mubadala Brazil SailGP Team, time que representa o Brasil na competição.
Brasil garante melhor posição em uma regata desde estreia na SailGP
Novo uniforme do Real Bétis é feito de algas marinhas e plásticos retirados do mar
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Na sexta-feira (7), durante a corrida de treino, uma colisão com o barco dos atletas da Alemanha danificou a proa do F50 dos brasileiros e impactou a pontuação de ambos os países — a equipe alemã perdeu 12 pontos na classificação geral e 12 pontos na temporada, enquanto a equipe brasileira perdeu 8 pontos na etapa e 4 pontos na classificação.


Pelo perfil oficial do Mubadala Brazil SailGP Team no Instagram, a capitã, Martine Grael, comentou o ocorrido. “Teve um vento bastante forte dentro da baía, que é parecida com a Baía de Guanabara, muito rondada e de percurso estreito”, disse a bicampeã olímpica.
Como a gente tinha direito de passagem, não estávamos focados nos barcos que não tinham, porque eles devem sair do caminho. Quando eu os vi [vindo em nossa direção], já era tarde– explicou Grael
“Não havia muito o que pudesse ser feito e parece que eles nunca tentaram evitar a colisão, que foi relativamente pequena em comparação ao que poderia ter sido”, completou.
Saldo do Brasil no SailGP é positivo
Ao final dessa etapa do SailGP, o primeiro lugar ficou com a Grã Bretanha, seguida pelo Canadá e pela Austrália, respectivamente. A equipe brasileira, por sua vez, alcançou a 10ª colocação entre os 12 países participantes do evento.


“Apesar dos desafios, estamos ganhando entrosamento e confiança, e isso se reflete na água. O nível da competição é altíssimo, mas temos trabalhado duro para sermos cada vez mais competitivos. Essa é apenas nossa primeira temporada, e seguimos construindo um time forte para os desafios que virão”, declarou Grael por meio de um comunicado.
Ver essa foto no Instagram
Agora, o Mubadala Brazil SailGP Team se prepara para a próxima etapa do SailGP, que acontece entre 15 e 16 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Em maio, a “Fórmula 1” da vela atracará pela primeira vez na América Latina, no Rio de Janeiro.
Confira as próximas etapas do SailGP
- Los Angeles, EUA: 15 e 16 de março;
- São Francisco, EUA: 22 e 23 de março;
- Rio de Janeiro, Brasil: 3 e 4 de maio;
- Nova York, EUA: 7 e 8 de junho;
- Portsmouth, Inglaterra: 19 e 20 de julho;
- Sassnitz, Alemanha: 16 e 17 de agosto;
- Taranto, Itália: 6 e 7 de setembro;
- Genebra, Suíça: 20 e 21 de setembro;
- Cádiz, Espanha: 4 e 5 de outubro;
- (Cidade Pendente), Oriente Médio: 7 e 8 de novembro;
- Abu Dhabi, Emirados Árabes: 29 e 30 de novembro.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com embarcações maiores e presença de marcas internacionais no país, mercado brasileiro começa a tratar iates como ativos de alto valor, e não apenas como bens de lazer
Veleiro que disputa a categoria Clássicos é um dos principais competidores do torneio e carrega particularidade no nome que poucos imaginam
Capitão da seleção brasileira na SSL Gold Cup 2026, que será disputada no Rio de Janeiro, velejador também compete na 53ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela a bordo do King
Segundo o Observatório do Turismo, tradicional evento náutico reforça o impacto da vela na economia local, com reflexos em hospedagem, gastronomia, comércio e serviços
Se apoiada, a proposta se tornará sugestão legislativa a ser debatida pelos senadores. Proposta surgiu após Governo Federal aprovar a nova mistura obrigatória de etanol E32




