Sea-Doo dá dicas de como cuidar do seu jet em tempos de quarentena. Confira

Por: Redação -
02/06/2020

De fato, o período da quarentena deixou muitas pessoas em casa, impedidas de praticar atividades ao ar livre, isolamento necessário para a contenção da contaminação da Covid-19. Com isso, embarcações, que estão paradas por mais tempo do que seus proprietários gostariam, passaram a demandar mais atenção e cuidados, para que possam, em breve, garantir uma retomada segura, e sem danos aos equipamentos.

Manter motos aquáticas em pleno funcionamento requer atenção a partes e sistemas específicos, por isso, é importante sempre consultar o manual do proprietário, para qualquer situação de manutenção, lembra Renato Cremonési, Representante de Serviços, especialista Sea-Doo – Américas. “É muito importante que o usuário tenha conhecimento de alguns procedimentos de manutenção e de preparação do equipamento para o uso. Dessa forma, ele evita problemas ou até mesmo prejuízos financeiros futuros. O ideal, é solicitar uma revisão a uma oficina autorizada”, explica o executivo.

Ficar atento aos períodos de revisão, é premissa básica para o bom funcionamento das embarcações, destaca Renato. Atendendo à necessidade do isolamento e os impactos nas rotinas dos clientes, a Sea-Doo ampliou em 90 dias o período da revisão dos produtos, cujos vencimentos se dariam de 15 de março a 30 de junho. “Garantimos, assim, que os clientes pudessem desfrutar da garantia com tranquilidade sem qualquer prejuízo”, comentou.

LEIA TAMBÉM
>>NÁUTICA Live revela: com a reabertura da economia, o setor náutico será um dos primeiros a reagir
>>O Zipper Ship é exatamente o que você está pensando: um barco em forma de zíper
>>Nova expedição ao Titanic procurará telégrafo que emitiu o pedido de socorro

Equipamentos parados

Mesmo sem estar na água, os jets precisam ser ligadas periodicamente. Isso porque, mesmo parado, a bateria do veículo pode descarregar. Nos manuais das linhas Sea-Doo, por exemplo, o proprietário encontra o passo a passo para esse processo de manutenção, que requer atenção ao ligar, uma vez que necessita de uma mangueira engatada no jet, e fluxo de água.

Porém, o cliente pode deixar de lado essa preocupação e lançar mão de um equipamento carregador/mantenedor automático de carga para baterias, que pode ser adquirido no mercado.

Outro ponto de muita atenção para períodos em que os equipamentos estão fora de uso, é o combustível. A gasolina acumulada no tanque envelhece, dando origem a partículas sólidas que entopem os bicos injetores, que, por sua vez, podem afetar a bomba de combustível. Não é necessário deixar o tanque totalmente vazio, mas é preciso atenção ao tempo em que o combustível está lá. Para evitar esses possíveis danos, a Sea-Doo indica o uso de um produto condicionador de combustível, chamado 2+4, que tem a finalidade de ampliar a vida da gasolina no tanque das motos aquáticas, que pode ser adquirido nas concessionárias BRP.

Em toda a linha Sea-Doo, o circuito de arrefecimento do motor é fechado, garantindo o resfriamento do sistema longe do contato como sal da água do mar, ou impurezas dos locais de água doce. Por isso, para esses modelos, entra para a lista de manutenção da quarentena, a verificação do nível do líquido de arrefecimento. O mesmo cuidado vale para o nível de óleo, que precisa ser conferido frequentemente, já que, se houver qualquer tipo de vazamento, não será possível identificá-lo fora das oficinas das concessionárias, pois ficará acumulado na parte interna do casco.

O funcionamento do sistema elétrico também pode ser verificado com uma visita à concessionária, pois, nessa parada, os terminais, e os contatos dos fusíveis podem ter sofrido oxidação, ainda mais se o local onde o jet estiver guardado for úmido.

A limpeza é conduta permanente para os usuários. Deixar o banco secar fora do jet, casco limpo, sistema lavado com água limpa, conforme orientação do manual de uso, e deixá-lo sempre coberto, ou preferencialmente em local fechado, contribuem para a conservação e evitam o desgaste prematuro de peças e partes pintadas.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Simulador de atracação Volvo é sucesso no Rio Boat Show 2024

    Através da realidade virtual, equipamento simula o uso do Assisted Docking dentro do estande da marca no salão

    Dois carros esportivos da Porsche brilham no Espaço dos Desejos do Rio Boat Show

    Com os luxuosos 911 Carrera GTS e Panamera 4S, fabricante alemã atrai olhares na Marina da Glória

    Marca de luxo Lexus apresenta os SUVs UX 250h Luxury e NX 350h Luxury

    Montadora pertencente à Toyota fez sucesso com os modelos expostos no Rio Boat Show 2024

    No Boat Show, visitantes conferem vantagens do Diesel Verana, Gasolina Podium e Lubrax Náutica Diesel

    Combustíveis da Vibra são categoria premium para embarcações; visitantes podem conferir vantagens dos produtos no salão

    Ilhabela marca presença no Rio Boat Show com convite irrecusável: “venha nos conhecer”

    Localizada no litoral norte de São Paulo, região é considerada a capital brasileira da vela e oferece inúmeros roteiros náuticos