Star Sailors League Finals tem campeões inéditos nas Bahamas

Por: Redação -
09/12/2019
Foto: Gilles Morelle

O britânico bicampeão olímpico Iain Percy fez seu talento e sua experiência prevalecerem no dia decisivo da Star Sailors League Finals em Nassau, nas Bahamas. Ao lado do medalhista olímpico e campeão mundial Anders Ekstrom, da Suécia, Percy venceu a regata decisiva para conquistar um título inédito após duelo acirrado com os franceses vice-campeões Rohart e Ponsot. A dupla Melleby (NOR) e Revkin (EUA) conquistou o bronze, enquanto Bruno Prada e o polonês Mateusz Kusznierewicz ficaram em quarto lugar.     

Além de Prada, que foi diretamente para a final, outros dois brasileiros Henrique Haddad (Gigante) e Henry Boening (Maguila) correram as regatas decisivas entre as dez melhore tripulações. A quartas de final recebeu oito barcos, com três eliminações, a semifinal teve seis duplas e mais três foram eliminadas. Quatro equipes foram para a disputa da medalha de ouro e de uma premiação total de 200 mil dólares.  

A passagem de Haddad e Boening das quartas de final para a semifinal foi dramática. Três das oito duplas seriam eliminadas e os brasileiros velejaram no limite a maior parte da regata. Chegaram na quinta colocação após duelo metro a metro com os norte-americanos Cayard e Trinter, que acabaram eliminados. Apenas três segundos separaram as duas equipes.

Com vento fraco, o barco dos brasileiros tinha mais velocidade no contravento do que nas pernas de popa. A dupla Chiavarini (GBR) e Weise (ALE) venceu as quartas de final com o tempo de 53m09, seguida por Melleby (NOR) e Revkin (EUA), Rohart e Ponsot (FRA), e Percy (GBR) e Ekstrom (SUE). As cinco tripulações seguiram à semifinal, junto com Negri (ITA) e Kleen (ALE), vice-líderes da fase de classificação.

Na semifinal com seis embarcações, Haddad e Boening largaram mal. Não conseguiram espaço na linha de partida e foram perdendo contato com a flotilha a partir do primeiro contravento. Chegaram na sexta posição. Rohart e Ponsot lideraram com tranquilidade e passaram à regata final com Percy e Ekstrom, Melleby e Revkin, que se juntaram aos líderes da primeira fase, Kusznierewicz e Prada.

“A emoção do dia ficou para as quartas de final, quando conseguimos a classificação em cima da linha. Na semi, saímos atrasados e não conseguimos recuperar, mas foi ótimo. Demos o melhor e o sétimo lugar está de bom tamanho”, analisou Boening, vice-campeão da SSL Finals em 2018 com Robert Scheidt.

O velejador olímpico e timoneiro Haddad, estreante em Nassau, compartilhou o sentimento do parceiro. “Não velejamos tão bem. Foi um dia difícil para nós. Os caras que ficaram na nossa frente mereceram. No geral o saldo é extremamente positivo”, considerou o representante brasileiro da Classe 470 nos Jogos Rio 2016.

Classificação final da SSL Finals 2019

1 – Percy (GBR) e Ekstrom (SUE)

2 – Rohart e Ponsot (FRA)

3 – Melleby (NOR) e Revkin (EUA)

4 – Kusznierewicz (POL) e Prada (BRA)

5 – Chiavarini (GBR) e Weise (ALE)

6 – Negri (ITA) e Kleen (ALE)

7 – Haddad e Boening (BRA)

8 – Cayard e Trinter (EUA)

9 – Muhonen (FIN) e Kushnir (UCR)

10 – Doyle e Infelise (EUA)    

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira quem passou pelo lounge NÁUTICA no 5º dia de São Paulo Boat Show 2024

    No penúltimo dia do maior evento, diversos nomes no universo náutico frequentaram o espaço exclusivo; veja

    UTV da água: Aqua Seeker promete diversão em lugares de difícil acesso

    Lancha da Jetcross faz estreia na 27ª edição do São Paulo Boat Show, que acontece no São Paulo Expo até dia 24

    São Paulo Boat Show 2024: confira a transmissão ao vivo do último dia

    Canal NÁUTICA no YouTube exibe cobertura diária do evento a partir das 19h; assista

    Sistema de propulsão IPS Volvo promete 30% de economia no consumo do barco

    Equipamento é apresentado no São Paulo Boat Show 2024, que termina nesta terça-feira (24)

    Lancha que pertenceu a Ayrton Senna emociona visitantes do São Paulo Boat Show

    Pole Position está exposta no salão ao lado de outras relíquias do piloto, como jet e scooter aquática; evento termina nesta terça-feira (24)