Sistema de propulsão IPS Volvo promete 30% de economia no consumo do barco

Equipamento é apresentado no São Paulo Boat Show 2024, que termina nesta terça-feira (24)

24/09/2024
Foto: Victor Santos/Revista Náutica

O Volvo Penta IPS foi uma revolução na tecnologia marítima quando foi lançado pela primeira vez no setor de lazer marítimo, em 2005. O equipamento segue atraindo olhares, principalmente, pelos seus benefícios, que podem ser conferidos de perto no São Paulo Boat Show 2024.

Alexandre de Oliveira, parte do time comercial da Prime (representante da Volvo em Santa Catarina), explica que o Inboard Performance System, mais conhecido como IPS, é um sistema de propulsão que “traz 30% de economia no consumo do barco”, ao mesmo tempo em que conta com “todo um processo de segurança”.

[O IPS] não deixa o barco afundar caso aconteça algum acidente– destaca Alexandre

Foto: Revista Náutica

Ainda de acordo com o representante comercial, “dentro do IPS há um sistema de software que permite ao barco ficar parado, independentemente da posição de vento e maré”.

Hoje, no exterior, todo barco grande tem o IPS, e aqui no Brasil está pegando essa cultura– ressalta o representante comercial

Foto: Revista Náutica

O joystick do equipamento também promete tornar a navegação mais fácil, bem por isso, o estande da Volvo no salão conta com um simulador de atracação via realidade virtual, para que o público possa experimentar, na prática, como é manobrar um barco que conta com o sistema IPS.

Foto: Revista Náutica

Várias pessoas ainda não têm esse componente no barco e aí eles podem passar aqui para testar e fazer o comparativo– destaca Alexandre

Nesta edição do salão náutico paulista, o público confere o equipamento com os hélices em movimento, ao lado de um motor de veleiro, o D1 50, e os produtos da Volvo Penta Store.

São Paulo Boat Show 2024

Consagrado como o maior evento náutico da América Latina, o salão que acontece desde 1998 reúne, neste ano, mais de 170 barcos, disponíveis para o público conhecer e comprar. Nesta 27ª edição, os visitantes ainda podem participar do sorteio de uma lancha Focker 188 Joy, equipada com motor Yamaha.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Tradicionalmente, o evento revela os principais lançamentos do ano, com estaleiros nacionais e internacionais apresentando barcos e jets de todos os modelos, preços e tamanhos. O público ainda confere motores, equipamentos, acessórios, brinquedos aquáticos, decoração e produtos de luxo — como resorts e helicópteros — expostos no Espaço dos Desejos.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Nova IA do Google promete “traduzir” golfinhos

    Batizada de DolphinGemma, plataforma foi treinada com dados comportamentais de golfinhos-pintados-do-Atlântico

    Reformado: após 10 anos, Benjamim Guimarães volta a navegar pelo São Francisco

    Símbolo do Velho Chico, embarcação centenária se prepara para retomar travessia entre Pirapora e Juazeiro

    Turismo náutico: a urgência de integrar o setor nos instrumentos de planejamento público

    Bianca Colepicolo defende o potencial do turismo das águas e sua integração com as linhas de ações institucionais

    Homem compra megaiate de 66 metros e pede para instalar novo convés; entenda

    Proprietário surpreendeu estaleiro italiano com o pedido durante a construção do gigante, agora ainda mais personalizado

    Ponte móvel sai do lugar para barcos passarem na Grécia; assista

    Solução liga Ilha Lefkada ao continente grego sem impedir o trânsito nas águas