Sistema de propulsão IPS Volvo promete 30% de economia no consumo do barco

Equipamento é apresentado no São Paulo Boat Show 2024, que termina nesta terça-feira (24)

24/09/2024
Foto: Victor Santos/Revista Náutica

O Volvo Penta IPS foi uma revolução na tecnologia marítima quando foi lançado pela primeira vez no setor de lazer marítimo, em 2005. O equipamento segue atraindo olhares, principalmente, pelos seus benefícios, que podem ser conferidos de perto no São Paulo Boat Show 2024.

Alexandre de Oliveira, parte do time comercial da Prime (representante da Volvo em Santa Catarina), explica que o Inboard Performance System, mais conhecido como IPS, é um sistema de propulsão que “traz 30% de economia no consumo do barco”, ao mesmo tempo em que conta com “todo um processo de segurança”.

[O IPS] não deixa o barco afundar caso aconteça algum acidente– destaca Alexandre

Foto: Revista Náutica

Ainda de acordo com o representante comercial, “dentro do IPS há um sistema de software que permite ao barco ficar parado, independentemente da posição de vento e maré”.

Hoje, no exterior, todo barco grande tem o IPS, e aqui no Brasil está pegando essa cultura– ressalta o representante comercial

Foto: Revista Náutica

O joystick do equipamento também promete tornar a navegação mais fácil, bem por isso, o estande da Volvo no salão conta com um simulador de atracação via realidade virtual, para que o público possa experimentar, na prática, como é manobrar um barco que conta com o sistema IPS.

Foto: Revista Náutica

Várias pessoas ainda não têm esse componente no barco e aí eles podem passar aqui para testar e fazer o comparativo– destaca Alexandre

Nesta edição do salão náutico paulista, o público confere o equipamento com os hélices em movimento, ao lado de um motor de veleiro, o D1 50, e os produtos da Volvo Penta Store.

São Paulo Boat Show 2024

Consagrado como o maior evento náutico da América Latina, o salão que acontece desde 1998 reúne, neste ano, mais de 170 barcos, disponíveis para o público conhecer e comprar. Nesta 27ª edição, os visitantes ainda podem participar do sorteio de uma lancha Focker 188 Joy, equipada com motor Yamaha.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Tradicionalmente, o evento revela os principais lançamentos do ano, com estaleiros nacionais e internacionais apresentando barcos e jets de todos os modelos, preços e tamanhos. O público ainda confere motores, equipamentos, acessórios, brinquedos aquáticos, decoração e produtos de luxo — como resorts e helicópteros — expostos no Espaço dos Desejos.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Itajaí terá o primeiro shopping do Brasil voltado para as águas da marina

    Com investimento de R$ 100 milhões, o local terá integração com a Baía Afonso Wippel, no complexo Marina Itajaí

    Diretoria de Turismo do Itaipu Parquetec celebra um ano incentivando o setor no Paraná

    Data foi celebrada no Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro; conheça iniciativas da gestão no período

    Patrimônio histórico e turismo de ilhas da Bahia foram recuperados com recursos próprios

    Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, contou sobre o processo na 9ª edição do Congresso Internacional Náutica

    NX Boats estará no Boat Show de Fort Lauderdale pela 3ª vez consecutiva

    Em ano histórico para a marca, estaleiro exibirá cinco lanchas em evento nos Estados Unidos. Veja quais!

    Teste NÁUTICA: comparamos os jets RXT-X e RXP-X, da Sea-Doo, equipados com motor de 325 hp

    Os dois modelos fazem parte linha 2024, têm a mesma potência e pertencem a mesma família, mas são bem diferentes