Submarino voador: o temido sonho tecnológico dos militares soviéticos

08/06/2020

A União Soviética começou a construir uma frota naval em meados do século 20, incluindo navios de guerra, porta-aviões e outros navios. Mas seus líderes militares ainda sonhavam com um projeto estratégico que pudesse unir as capacidades de uma aeronave com as de um submarino.

Foi quando, em 1933, o camarada Bóris Ushakov, que era engenheiro, apresentou esse incrível submarino voador, ou avião submersível, que parecia ter saído de uma obra de Júlio Verne — quem leu Vinte mil léguas submarinas?

Batizada de LPL (sigla de Letayushchey Podvodnoy Lodki), a nave metálica deveria operar a 100 nós no ar e de 3 a 4 nós sob a água, descendo a uma profundidade de 45 metros. Tratado como uma experiência altamente secreta, o projeto foi desenvolvido por Ushakov entre os anos de 1934 e 1938.

LEIA TAMBÉM
>>NÁUTICA Live revela: com a reabertura da economia, o setor náutico será um dos primeiros a reagir
>>O Zipper Ship é exatamente o que você está pensando: um barco em forma de zíper
>>Nova expedição ao Titanic procurará telégrafo que emitiu o pedido de socorro

O protótipo aprovado tinha três motores, um periscópico e podia transportar três pessoas. A superfície das asas e a fuselagem deveriam ser feitas de aço, enquanto os flutuadores de alumínio foram projetados para ser preenchidos com água quando o veículo ficasse submerso. Além disso, o submarino voador deveria receber suportes especiais, suspensos na fuselagem, para transportar dois torpedos de 18 polegadas.

A estratégia estava traçada; enquanto estivesse debaixo d’água, o LPL deveria detectar os navios inimigos, voltar à superfície e disparar os torpedos. Após o ataque, poderia submergir novamente e esperar a próxima vítima.

Porém, os militares soviéticos decidiram não embarcar na construção da nave, devido à pouca mobilidade do submarino e à sua reduzida capacidade bélica. Além disso, a construção de uma frota de LPLs exigia um investimento gigantesco. Assim, o projeto do submarino voador não decolou.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NX 44 Design by Pininfarina ganha o Prêmio Good Design Awards 2024

    Reconhecimento veio na categoria Transportation; premiação é uma das mais prestigiadas e antigas do mundo no design

    Diamond Binta: conheça o superiate que é uma verdadeira joia sobre as águas

    Obra da italiana Tankoa Yachts foi elaborada a partir de pedidos exclusivos de um cliente já experiente; confira o resultado

    Banco de Arguim: conheça encontro entre deserto e vida marinha na costa da Mauritânia

    Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, área abriga um dos ecossistemas costeiros mais ricos do mundo

    Submarino fora d'água vira estadia completa em camping do Reino Unido

    Estrutura feita originalmente para equipar um navio HMS Destroyer ainda fica próxima a ponto marcante da franquia de Harry Potter

    Azov Yachts anuncia nova loja no Novotel Marina, no Recife

    Prevista para fevereiro, unidade estará às margens do Rio Capibaribe, em complexo que possui marina de classe internacional