Superiate que já navegou ao redor do mundo é vendido por mais de R$ 173 milhões

Embarcação pertencia ao milionário italiano "Rei do Café", já cruzou o Oceano Atlântico e tem velocidade acima da média

10/01/2025
Foto: Royal Yacht International / Divulgação

A jornada do superiate “El Leon” (“O Leão”), que ficou seis anos sob posse do milionário italiano Massimo Zanetti, ganhou um novo capítulo. O monumental barco de 54 m de comprimento (177 pés) foi vendido pela “bagatela” de 27,7 milhões de euros (mais de R$ 173 milhões, em conversão realizada em janeiro de 2025).

Não é apenas sua virtuosa estrutura, tamanho e funções que o fazem ser tão valioso. Quando era propriedade do magnata italiano, o barco navegou ao redor do mundo “com facilidade” — segundo a construtora — e foi o primeiro modelo Mangusta a cruzar o Atlântico.

Foto: Royal Yacht International / Divulgação

Construído pela Overmarine, o El Leon foi palco de uma turnê mundial de seis anos desde seu lançamento, em 2018. Logo, quem adquiriu esse brinquedo — talvez um pouco extravagante — , pegou também um superiate que é capaz de navegar enormes quantidades de milhas.

E se engana quem pensa que, por aguentar muitas milhas, a embarcação é lenta. Afinal, este “brinquedo” é capaz de atingir 30 nós em velocidade de cruzeiro, acima da média para um navegador deste calibre. No entanto, é pouco provável que este iate repita essa jornada nas mãos do novo dono.

Foto: Royal Yacht International/ Divulgação

Além da travessia — que já alcançou 50 mil milhas, navegando para o Alasca, Oceano Pacífico e Índico — ele carrega outra pompa: é o maior iate já construído pela Overmarine Group. Sob outro proprietário, que o adquiriu após sua exposição no Mônaco Boat Show 2024, sua história será reescrita, mas não apagada.

Mais italiano possível

“Estaleiro italiano, proprietário italiano, capitão italiano”. É assim que a Overmarine descreve, em resumo, esta belezura. A silhueta, aerodinâmica, desempenho e luxo no interior e exterior da embarcação… tudo carrega um quê charmoso. Incluindo a parte de dentro, feito por Alberto Mancini — italiano também.

Foto: Royal Yacht International / Divulgação

Espaço não é o problema neste barco.  Ele ostenta quase 280 m² de espaço ao ar livre, e recebe até 11 hóspedes em cinco belas suítes. Entre as comodidades mais suntuosas, possui uma enorme piscina com piso de vidro, que se torna uma claraboia para o banheiro da suíte máster.

Foto: Royal Yacht International / Divulgação
Foto: Royal Yacht International / Divulgação

No superiate El Leon, a piscina com piso de vidro também, de certa forma, serve como um terraço de 70 metros quadrados e um beach club que se abre não em dois, mas em três lados. Além disso, a maioria dos móveis são altamente personalizados, sendo complementadas por papel de parede Hermes e Rubelli.

Foto: Royal Yacht International / Divulgação

E, como mencionado, sua velocidade não deixa a desejar. Não é todo superiate que navega suavemente a 20 nós (37 km/h) e atinge confortavelmente 29 (53 km/h) a 30 nós (55 km/h), alimentado por motores MTU quádruplos.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Geleira na Áustria tem passeio de barco por águas congelantes e "palácio" de gelo em caverna

    Num canto remoto dos Alpes, a Geleira Hintertux conta ainda com gigantesca pista de esqui e um dos teleféricos mais altos do planeta

    V33 Sport Fish: conheça a primeira Schaefer Yachts voltada para a pesca

    Lançada no 2º semestre de 2024, embarcação chega como uma complementação da Schaefer V33, lancha brasileira mais vendida nos EUA

    SailGP: venda de ingressos para etapa no Rio abrem nesta quinta-feira (23)

    “Fórmula 1” da vela atracará pela primeira vez na América Latina nos dias 3 e 4 de maio; Martine Grael comanda equipe brasileira

    Tubarão-bronze preso em barreira de proteção é atingido por um arpão

    Flagra aconteceu numa praia na cidade de Perth, na Austrália; o animal é considerado raro pelas autoridades e sobreviveu

    Edição 392 da Revista Náutica já está disponível nas bancas e no app

    Através do aplicativo de NÁUTICA é possível fazer o download do material; confira os principais destaques da edição