Tartaruga Cyborg
A tecnologia de impressão em 3D está se desenvolvendo ainda mais a cada dia que passa e, também, ajudando muitas pessoas e animais. Um bom exemplo foi mostrado ao mundo, na semana passada, quando uma tartaruga marinha ferida pôde voltar para seu habitat natural graças a uma prótese feita em 3D pela empresa turca BTech Innovation.
A tartaruga perdeu parte das mandíbulas superior e inferior e não conseguia se alimentar sozinha. Para ajudar o animal, a BTech Innovation escaneou a cabeça da tartaruga e fez um molde para projetar um novo bico. Depois de receber aprovação dos veterinários, a nova mandíbula foi impressa em 3D utilizando um tipo especial de titânio.
Após a cirurgia e recuperação, a tartaruga marinha voltou para o mar com um novo bico e uma aparência robótica. Esta foi a primeira vez que uma prótese de mandíbula foi criada e aplicada com sucesso.
A tecnologia de impressão em 3D também está sendo utilizada para fazer próteses para humanos. A startup Open Bionics apresentou na CES 2015 alguns modelos de próteses feitos em 3D e com baixo custo, para tornar membros robóticos mais acessíveis para a população.
Foto: BTech Innovation /Divulgação
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Ferramenta da WWF ajuda a rastrear produtos de luxo feitos a partir da carapaça do animal até seu ponto de origem, auxiliando ações de proteção à espécie
Embarcação Belmonte está a 40 metros de profundidade em frente à ilha de Itaparica, na saída da Baía de Todos os Santos
Principal competição de barco a vela do mundo acontece nos dias 18 e 19 de janeiro, em Auckland, na Nova Zelândia
Valor das multas pode chegar a R$ 10 mil e foi aplicada pelo ICMBio após denúncia de guia local, que gravou o momento
Estreia nesta 5ª feira (16) mais novo roteiro da família a bordo de barco-casa pelos canais holandeses