Tartaruga Cyborg


A tecnologia de impressão em 3D está se desenvolvendo ainda mais a cada dia que passa e, também, ajudando muitas pessoas e animais. Um bom exemplo foi mostrado ao mundo, na semana passada, quando uma tartaruga marinha ferida pôde voltar para seu habitat natural graças a uma prótese feita em 3D pela empresa turca BTech Innovation.
A tartaruga perdeu parte das mandíbulas superior e inferior e não conseguia se alimentar sozinha. Para ajudar o animal, a BTech Innovation escaneou a cabeça da tartaruga e fez um molde para projetar um novo bico. Depois de receber aprovação dos veterinários, a nova mandíbula foi impressa em 3D utilizando um tipo especial de titânio.
Após a cirurgia e recuperação, a tartaruga marinha voltou para o mar com um novo bico e uma aparência robótica. Esta foi a primeira vez que uma prótese de mandíbula foi criada e aplicada com sucesso.
A tecnologia de impressão em 3D também está sendo utilizada para fazer próteses para humanos. A startup Open Bionics apresentou na CES 2015 alguns modelos de próteses feitos em 3D e com baixo custo, para tornar membros robóticos mais acessíveis para a população.
Foto: BTech Innovation /Divulgação
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Durante a COP30, Natália Resende, da Semil-SP, destacou o alinhamento entre o projeto movido a hidrogênio e as metas do estado
Em visita ao JAQ H1, ministro destacou o projeto como símbolo da inovação verde e reforçou papel do Brasil como líder global em energia limpa
Com um robô subaquático, pesquisadores se depararam com milhares de ninhos circulares padronizados de peixes-rocha
Celso Sabino marcou presença no lançamento da revolucionária embarcação e rasgou elogios ao projeto, que estará exposto na COP30, em Belém (PA)
João Campos esteve em Belém durante o lançamento do JAQ H1 neste domingo (9) e reconheceu a importância da iniciativa do empresário para o Brasil




