Litoral de São Paulo e do Rio pode ter ondas de até 3 metros neste sábado (18)

17/05/2024

Neste sábado (18), o litoral das cidades de Santos, em São Paulo, e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, pode receber ondas de até três metros de altura decorrentes de uma ressaca marítima prevista para as regiões. O alerta foi emitido em nota da Marinha do Brasil.

Ainda de acordo com a Marinha, o aviso de ressaca é valido até a manhã do sábado. Diante do alerta meteorológico, vale destacar que, em momentos como esse, podem ocorrer inundações e destruição de estruturas, assim como é importante evitar a prática de esportes aquáticos no mar.

Passeios na orla — a pé ou de bicicleta — também não são recomendados. Na manhã desta sexta-feira (17), inclusive, a cidade do Rio precisou que garis da Comlurb fizessem a limpeza na orla do Leblon, Zona Sul, após a água invadir o calçadão.


Segundo o Climatempo (empresa brasileira de serviços de Meteorologia), a previsão para o sábado em Santos é de “sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite”, com máxima de 27°C e mínima de 21°C. Já para Campos dos Goytacazes, no Rio, espera-se “sol com algumas nuvens”, sem chuva. Por lá, a máxima será de 32°C e a mínima de 22°C.

 

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor através de seu site oficial.

Confira recomendações de segurança em caso de ressaca marítima

  • Evitar o banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca;
  • Evitar a prática de esportes no mar;
  • Não permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca;
  • Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;
  • Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;
  • Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia;
  • Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acione imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

 

As dicas de segurança são do Centro de Operações Rio

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Tohatsu apresenta novo motor 150 hp pela 1ª vez no Brasil e destaca economia do equipamento

    Modelo é destaque da empresa no São Paulo Boat Show 2026 junto à Kamell, representante da marca no país. Opções de diferentes potências estão disponíveis

    Garda: lancha clássica de madeira da Pelicanno combina visual retrô e tecnologia no Boat Show

    Modelo de 23 pés tem casco de fibra, acabamento em madeira e motorização V8 de 350 hp; estaleiro também levou ao salão a Whitehall e peças que resgatam suas origens

    Sea-Doo apresenta jet inspirado em Ayrton Senna no São Paulo Boat Show 2026

    Produção limitada terá 1.991 unidades em referência ao último título mundial do piloto, com cerca de metade destinada ao Brasil

    3º dia de São Paulo Boat Show: veja as fotos de quem passou no Lounge NÁUTICA!

    Espaço é o ponto de encontro de personalidades do setor durante o salão náutico, que segue até 29 de setembro no São Paulo Expo

    Pontoons em alta: Fluvimar atualiza linha com foco em mais conforto e sofisticação

    No São Paulo Boat Show, marca apresenta três embarcações, incluindo o carro-chefe da linha, que recebeu mudanças na área gourmet, no banheiro e nos acabamentos