Temporada de oceano
A classe C30, uma das mais competitivas do país entre os barcos de oceano, estará com sua flotilha paulista neste fim de semana, dias 12 e 13, na Capital Nacional da Vela para a abertura do XVI Circuito Ilhabela de vela oceânica (Copa Suzuki), tradicional competição disputada em quatro etapas ao longo da temporada. A primeira etapa será concluída nos dias 19 e 20 com sede no Yacht Club de Ilhabela (YCI).
Em uma classe em que o equilíbrio é o principal motivo da emoção, o barco a ser marcado pelos adversários em Ilhabela é o atual campeão, Caiçara, comandado por Marcos de Oliveira Cesar. “Esperamos neste ano disputas ainda mais acirradas porque o nível técnico das tripulações vem crescendo a cada campeonato. Na C30, uma distração, um simples piscar de olhos, é o suficiente para que as posições nas regatas se alterem”, analisa o comandante campeão.
Em 2015, o Caiçara dominou as quatro etapas da temporada e venceu a competição com 15 de pontos de vantagem sobre o vice, Caballo Loco, do comandante Mauro Dottori. O +Realizado, de José Luiz Apud terminou em terceiro lugar. Barracuda e Kaikias completam a flotilha. O atual campeão brasileiro, Loyal, de Marcelo Massa, prepara o retorno à raia para a Semana de Vela de Ilhabela, em julho, com regatas válidas também pelo Brasileiro de C30 e participação das embarcações do Sul do País.
“O barco foi projetado para ser de fácil manuseio, rápido e competir como um monotipo. A classe possui regra muito restrita o que estabelece barcos idênticos, valorizando o trabalho das tripulações”, considera Marcos Cesar, que terá praticamente a mesma equipe para a defesa do título a partir deste sábado (12), incluindo-se o talento de Martin Lowy, campeão brasileiro de Laser Radial em 2016. “Neste ano temos como novidade a tripulação do barco Kaikias, comandada pelo experiente Felipe Echenique”.
Foto: Divulgação
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Especialista no tema, Bianca Colepicolo analisa obstáculos para setor e propõe soluções para crescimento da área
Comandado pela campeã olímpica Martine Grael, equipe ainda registrou a maior velocidade atingida no 1º dia de regatas em Auckland
Reconhecimento veio na categoria Transportation; premiação é uma das mais prestigiadas e antigas do mundo no design
Obra da italiana Tankoa Yachts foi elaborada a partir de pedidos exclusivos de um cliente já experiente; confira o resultado
Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, área abriga um dos ecossistemas costeiros mais ricos do mundo