Triste lembrança

Por: Redação -
18/05/2015

O dia 18 de maio de 2006 entrou para história da Volvo Ocean Race. A data marca o triste aniversário da morte do holandês Hans Harrevoets. O velejador de 32 anos morreu afogado após uma onda varrer o convés de seu barco, o Abn Amro Two. A situação da etapa entre Nova Iorque e Portsmouth ficou ainda mais negativa, pois o barco com o corpo do holandês a bordo foi resgatar a tripulação do Movistar, comandado por Bouwe Bekking, que afundou no mesmo período no Atlântico Norte. Foi a última das cinco ocorrências fatais da Volta ao Mundo em 42 anos de história.

“A regata é um álbum de fotos repleto de sentimentos fortes e momentos de emoção. Eu nunca vou esquecer do discurso de Petra van Rij, viúva de Hans Horrevoets que tragicamente perdeu a vida na edição de 2005-06. Na cerimônia de entrega de prêmio, ela pediu para ninguém esquecer o que a regata significa. A Volvo Ocean Race é real”, disse Knut Frostad, CEO da Volvo Ocean Race.

Hoje, os velejadores estão no mesmo Atlântico disputando a sétima etapa entre Newport e Lisboa. Os barcos deixaram os Estados Unidos no domingo (17) e devem demorar até nove dias para completar o percurso de mais de 5 000 quilômetros até Portugal.

“Se você olhar para a história, a etapa reserva quebras de equipamento, um barco afundado e uma pessoa que perdeu sua vida. Sabemos que estamos indo para a Europa e as equipes vão levar ao extremo”, disse Bouwe Bekking, hoje comandante do Team Brunel.

No placar, Dongfeng e Abu Dhabi puxam a fila da liderança. Os dois disputam claramente o título desta edição. Atrás aparecem quase iguais Mapfre, Team SCA, Team Brunel e Team Alvimedica. Mas as posições mudam constantemente.

Foto: Divulgação

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    ICMBIO levou Ilhas Cagarras, popular destino náutico do Rio, para dentro do Boat Show

    Rico em materiais visuais e informações, estande contou com a parceria do instituto Mar Adentro, Museu Nacional e projeto Ilhas do Rio

    Com “salva-vidas” de óculos, JF Sun levou acessórios ideais para o público náutico ao Rio Boat Show

    Comemorando 30 anos de existência, a marca contou com lentes polarizadas, cordinhas flutuantes e acessórios para prática de esportes náuticos

    Destaque da Danimar no Boat Show, scooter aquática alcança 40 metros de profundidade

    Além do Seabob, empresa levou sete opções de veículos off road da Segway ao salão náutico carioca

    Em atração da CL Vela, público do Rio Boat Show 2024 velejou pela primeira vez

    No mercado há 34 anos, escola fez sucesso ao atracar, pela terceira vez, no salão carioca

    Catamarã VivereXtreme apresentou festa sobre as águas no Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 60 pés foi planejada para receber eventos dos mais variados tipos e deu um gostinho da experiência aos visitantes do salão náutico