Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo lança cartilha virtual de estruturas náuticas


A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo lançou, nesta quinta-feira (5), uma cartilha virtual de estruturas náuticas para municípios que desejam desenvolver o segmento. O guia traz modelos de rampa e píers, além das recomendações jurídicas para instalação dessas estruturas. O objetivo é fomentar o turismo náutico à beira de rios e represas e aproveitar o potencial do estado.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
Produzida em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), a cartilha está hospedada na plataforma Melhores Práticas. “O turismo náutico é a soma dos ativos e atrativos das águas e terra, e tem grande potencial de geração de empregos no Estado. São mais de 120 municípios com vocação para o setor”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz.
Leia também
» Catamarã híbrido é a nova aposta de estaleiro da Nova Zelândia. Veja
» Tecnologia e sustentabilidade: estaleiro alemão divulga projeto de megaiate residencial
» Conheça o interior da lancha italiana de 63 pés inspirada na Lamborghini
Estima-se que uma instalação de apoio náutico com 300 embarcações tem impacto direto, indireto e induzido de R$ 141 milhões por anona economia local e garante 780 postos de trabalho. Os empregos são gerados de forma direta em instalações como marinas, estaleiros, fabricantes e fornecedores de embarcações, além da cadeia indireta, como hotéis, restaurantes, compras e entretenimento que servem de apoio.
São Paulo tem 630 quilômetros de costa marítima, cerca de 4 200 quilômetros de rios navegáveis e mais de 50 reservatórios (lagos e represas) com grande potencial turístico. O Estado já está desenvolvendo dez circuitos náuticos envolvendo o mar, rios e represas consolidadas, como Circuito Pontal 2030, Circuito Náutico da Hidrovia Tietê, Circuito Náutico do Rio Grande, Circuito Náutico Jurumirim, e seis rotas compostas, como o da costa paulista, que liga o Vale do Ribeira à Baixada Santista e ao Litoral Norte.
Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcações dos 19 aos mais de 30 pés estarão nas águas da Marina da Glória de 26 de abril a 4 de maio
Horse Powertrain estreia no setor com a brasileira Hybdor, adaptando motor do Renault Duster para versão híbrida e flex (gasolina e etanol)
Ainda em construção, embarcação combina luxo ao vintage e já está quase totalmente reservada para passeios em 2026
São 44 veleiros inscritos na disputa, que começou no sábado (15). Etapa segue no próximo final de semana
Uruguaio apostou nas tecnologias avançadas da icônica embarcação para superar o medo de navegar