Com 190 pés, veleiro sustentável e confortável é aposta da Dixon Yacht Design

Por: Nicole Leslie -
25/05/2025

Com tantas inovações no setor náutico, os detalhes fazem cada vez mais diferença. Além de performance nas águas, muitas embarcações ganham destaque pelo quesito sustentabilidade. Essa é a promessa do novo lançamento da Dixon Yacht Design: um veleiro sustentável, confortável e com bom desempenho.

Intitulado Pegasus, o barco de 190 pés (58 metros) é construído parcialmente com liga de alumínio reciclado, o que resulta em um deslocamento bruto de 500 toneladas. A proposta do estúdio é unir bom desempenho em navegação a uma estética luxuosa e confortável.

 

O design sustentável incorpora, além de painéis solares, um sistema de recuperação de energia do hélice náutico. Essa tecnologia aproveita a energia cinética gerada pelo movimento do hélice para recarregar baterias ou alimentar outros sistemas a bordo.

Popa do veleiro sustentável é aberta e preza pelo conforto a bordo. Foto: Dixon Yacht Design / Reprodução

Embora prometa boa performance nas águas, a Dixon Yacht Design não revelou a velocidade máxima que o Pegasus pode atingir. Informou, porém, que as velas de proa são configuradas com uma grande genoa sobreposta, uma vela de 105% e uma vela Code Zero contra o vento, instalada em uma unidade de enrolamento no convés inferior.


Um dos destaques do veleiro é o convés aberto na popa, com estruturas dobráveis que permitem uma conexão direta com a água. A área conta com mesas, sofás e espreguiçadeiras para garantir conforto sob o sol.

Estrutura dobrável na popa do veleiro sustentável se abre para conexão próxima ao mar. Foto: Dixon Yacht Design / Reprodução

Na configuração interna, o deck principal oferece vista panorâmica da paisagem, e o acesso ao flybridge pode ser feito por escadas internas ou externas. O fly, por sua vez, segue o conceito de lounge, com foco na vista externa.

 

O Pegasus inclui uma suíte principal com acesso direto à popa, além de outras quatro cabines para hóspedes. O veleiro também dispõe de espaço para guardar brinquedos aquáticos e botes, ampliando a versatilidade a bordo.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    "Revolução": diretor da Itaipu Parquetec comenta sobre barcos a hidrogênio apresentados na COP30

    Mais que veículos com potencial de emissão zero, embarcações como o JAQ H1 e o BotoH2 permitem silêncio total

    Para todos: JAQ H1 será aberto para visitação gratuita neste fim de semana da COP30

    Primeiro barco-escola do mundo movido 100% a hidrogênio estará disponível ao público das 13h às 19h

    "Brasil pode ser protagonista": Bruno Dantas, Ministro do TCU, ressalta pioneirismo do JAQ H1 na COP30

    Segundo o magistrado, barco-escola movido a hidrogênio pode colocar o país no centro da discussão de sustentabilidade

    Da quilha ao motor: Veleiro Bravura avança para a reta final da construção na parceria com Yanmar

    O 15º episódio da série mostra Angelo Guedes em um sprint decisivo marcado por grandes avanços e desafios nos bastidores da construção

    Barco-escola: auditório do JAQ H1 é inaugurado com alunos da rede pública do Pará

    Em parceria com a Seduc, Instituto Mondó levou estudantes para conhecer a embarcação 100% movida a hidrogênio verde