Velocidade de Cruzeiro


É comum de se ouvir falar em uma velocidade ideal e perfeito equilíbrio do motor com o casco, mas, afinal, o que é velocidade de cruzeiro? Como saber que o motor está no ponto certo de ser menos exigido e gastando menos combustível?
Na verdade, a velocidade de cruzeiro não é um ponto, mas uma faixa dentro da qual não se força o motor. Ele atua, dentro desta faixa, naturalmente e em perfeito desempenho. Em um dado aproximado, ela atinge entre 10% e 20% da rotação máxima do motor.
Dentro da velocidade de cruzeiro se encontra também uma categoria de velocidade de cruzeiro econômica. Por exemplo, no caso das lanchas, existe uma faixa, quando ela está planando, em que o motor atinge uma fase em que percorre a maior distância com menos gasolina. Ou seja, atinge sua maior autonomia.
Mas então, o que vemos na planilha de desempenho dos testes de NÁUTICA? Destacamos sempre, em negrito, justamente a linha da velocidade de cruzeiro econômica, pois é de fundamental importância para o leitor saber qual é o ponto exato onde o barco atinge seu melhor desempenho de autonimia.
Num geral, a velocidade de cruzeiro pode também não ser tão satisfatória por ser demasiadamente baixa em muitos casos. Nos exemplos de barcos deslocantes e com motorização a diesel como os trawllers, quanto menor a velocidade é maior a autonimia, fazendo com que a velocidade de cruzeiro de embarcacão para embarção seja bastante diferente de acordo com as características principais de cada uma.
E qual seria essa faixa, em média, por tipo de barco? Saiba tudo sobre a velocidade de cruzeiro de um barco neste vídeo da TV Náutica.
Inscreva-se no canal da TV NÁUTICA no youtube para não perder nenhum novo vídeo!
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Fabricante estará com equipamentos para diferentes finalidades. Evento acontece de 18 a 23 de setembro
Bairro de Xochimilco preserva a história asteca e mantém tradição de passeios em barcos coloridos
No modelo Flip Boat Club, você paga apenas uma parte do valor da embarcação, mas tem o privilégio de usá-la com exclusividade
Tecnologia permite realizar missões de pesquisa oceânica por meses sem tripulação
Estaleiro também levará versão reestilizada da Solara 500 HT ao maior salão náutico da América Latina