Vinhos: sugestões de rótulos para agradar ao paladar feminino

Especialista dá dicas de sabores que combinam com mulheres de diferentes perfis

Por: Redação -
06/01/2023

De acordo com estudo divulgado pela plataforma CupomValido sobre o consumo de vinho no Brasil e no mundo, o brasileiro nunca bebeu tanto vinho como na pandemia.

Em média, foram 2,78 litros de vinho per capita, o que representa um aumento de mais de 30%, comparado com 2019. Dos 83 milhões de consumidores de vinho no país, 46% tomam a bebida pelo menos uma vez por semana, e 53% pelo menos uma vez por mês.

 

Foi-se o tempo em que o vinho e todas as peculiaridades que o envolve, como uvas, tempo de envelhecimento, produtor, região de origem e safra eram de interesse essencialmente masculino.

 

O mito de que as mulheres preferem bebidas mais leves, o que remete a espumantes, caiu por terra na pesquisa feita pelo economista e sommelier Mauro Salvo e publicada no livro “Visitando o que pensa o consumidor de vinho no Brasil: um olhar pela lente de um economista traduzido em estatísticas e gráficos”.

 

Com base em mais de 600 entrevistas, o resultado desfaz o mito de que mulheres preferem espumantes ao revelar que cerca de 70% delas optam por vinhos tintos.

 

Qual consumidora, ao entrar numa loja de vinhos, não ouviu como primeira oferta do vendedor um espumante, quando estava em busca de um tinto? – Mauro Salvo, sommelier

 

A grande diferença é que as mulheres levam a sério o provérbio de que o melhor vinho é aquele que agrada ao paladar. Além disso, pesquisa da revista Food Quality and Preference sugere que o sexo feminino conta com um paladar mais apurado, a ponto de sentir sabores que os homens não identificam.

 

Melhor ainda se for verdade o que disse a toda poderosa madame Pompadour, amante do rei Luis 15 da França: “O champanhe é o único vinho que deixa a mulher ainda mais bonita depois de beber”. Então, vamos a ele.

 

Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, sugere rótulos que combinam com mulheres clássicas, artísticas, aventureiras, românticas e gourmands. Abaixo, confira as dicas.

 

Undurraga T.H. [Terroir Hunter] D.O. Valle del Maipo Cabernet Sauvignon 2019

“Para as mais clássicas, a rainha das uvas tintas, a cabernet sauvignon, de um dos vales mais tradicionais e renomados para essa variedade, a Denominação de Origem Vale de Maipo”, sugere Marina.

 

O Undurraga T.H. [Terroir Hunter] D.O. Valle del Maipo Cabernet Sauvignon 2019 traz a melhor expressão dessa uva em terroir chileno, com complexidade, potência e elegância. Seus aromas são expressivos e revelam frutas vermelhas e negras, como cereja e groselha, notas de ervas e especiarias, toques de grafite e cedro. Um clássico que nunca sai de moda!

 

Costero Reserva D.O. Valle de Leyda Syrah 2019

“Para a mulher aventureira, que topa tudo e está sempre pronta para uma nova descoberta, indico o Costero Reserva D.O. Valle de Leyda Syrah 2019, que traz um novo perfil para a Syrah, seu cultivo em uma das mais incríveis regiões de clima frio do Novo Mundo, o Vale de Leyda, na costa chilena”, explica a especialista. Banhada pelo Oceano Pacífico, essa Denominação de Origem é acariciada pelas brisas que sopram do oceano em direção ao continente, preservando toda acidez e despertando nuances frutadas que vão aguçar a curiosidade e surpreender.

 

Carpineto D.O.C. Rosso di Montepulciano

“Se for daquelas que não perdem a oportunidade de harmonizar o vinho com um de seus pratos favoritos, vai amar o Carpineto D.O.C. Rosso di Montepulciano 2018”, afirma a sommelière.

 

Segundo ela, este é um vinho gastronômico no qual predomina a sangiovese, uva italiana de muito prestígio e internacionalmente reconhecida por sua versatilidade para acompanhar as mais diversas culinárias, com apreço especial pelas massas com molho vermelho.

 

Carpineto Dogajolo I.G.T. Toscano Rosato 2020

Para as mulheres que têm veia artística, criam e transformam em arte os mais simples objetos, a especialista acredita que o Carpineto Dogajolo I.G.T. Toscano Rosato 2020 é a escolha ideal. “Ele começa encantando na beleza do rótulo e desperta toda criatividade com seus aromas de frutas vermelhas frescas, como morango e groselha, associados aos toques florais. O plus final fica por conta da linda garrafa que pode decorar um cantinho da casa”, revela.

 

Le Rosé de S.I.G.P. Méditerranée Rosé 2019

“Para as apaixonadas, românticas por natureza, eu indico o Le Rosé de S. I.G.P. Méditerranée Rosé 2019, um vinho apaixonante, perfumado e delicado, perfeito para brindar os momentos mais amorosos e divertidos, construindo novas memórias que vão acompanhar toda sua história”, conta Marina.

 

Mionetto Prosecco Rosé DOC

Produzido a partir de uma combinação entre as melhores uvas glera e pinot noir, o Mionetto Prosecco Rosé DOC, do Grupo Henkell Freixenet, possui cor rosa clara, inspirada nas flores de pêssego, e seu sabor tem notas de toranja e frutas vermelhas.

 

O frescor marcante de Mionetto é intensificado pela longa maturação que dura em torno de 60 dias, proporcionando aroma de mel e crosta de pão. É ideal para acompanhar aperitivos diversos e pratos leves como saladas e frutos do mar preparados à moda mediterrânea, por exemplo.

 

Champagne Perrier-Jouët Belle Epoque

A icônica garrafa do Champagne Perrier-Jouët Belle Epoque, com as anêmonas japonesas desenvolvidas em 1902 por Emille Gallé, um dos maiores expoentes da Art Noveau, já agrada em cheio. Mas seu blend complexo e elegante não deixa por menos.

 

Brunello di Montalcino Vigna del Suolo

Brunello di Montalcino Vigna del Suolo, primeiro Cru da vinícola italiana Argiano, cujas vinhas estão entre as mais antigas da Toscana, é resultado de cultivo orgânico, sem fertilizantes ou pesticidas, colhido de forma artesanal. Com uvas 100% sangiovese, tem cor vermelho-rubi intenso e brilhante, aroma complexo e sabor denso e estruturado, que harmoniza com massas, risotos com funghi ou trufa, carnes vermelhas e queijos maduros.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Casa de vidro sobre as águas no Texas está à venda por quase R$ 30 milhões; conheça

    Residência fica na cidade de Round Top, cujo último senso registrou população de 91 habitantes

    E-combustíveis para o setor marítimo podem gerar 4 milhões de empregos, diz pesquisa

    Estudo foi encomendado pelo Fórum Marítimo Global e indica que as vagas serão abertas até 2050

    Futurista e feita de titânio: conheça a lancha de 55 pés que parece uma nave espacial

    Com estilo contemporâneo, será a primeira embarcação lançada pelo estaleiro Mirrari, dos Emirados Árabes Unidos

    Litoral de São Paulo e do Rio pode ter ondas de até 3 metros neste sábado (18)

    Alerta da Marinha do Brasil vale para as cidades de Santos e Campos dos Goytacazes; confira dicas de segurança em caso de ressaca marítima

    Projeto na Croácia quer criar cinco vilas ecológicas de luxo à beira mar com direito a barcos elétricos

    Ideia da eD-TEC visa redefinir o conceito de vida de luxo, oferecendo energia solar às moradias durante os 365 dias do ano