Volvo Penta lança o primeiro sistema de atracação assistida totalmente integrado da indústria

Por: Redação -
11/01/2021

A Volvo Penta anunciou a disponibilidade comercial do primeiro sistema de ancoragem assistida totalmente integrado da indústria no cenário da Consumer Electronics Show (CES). O sistema de ancoragem assistida dá ao capitão melhor controle ao atracar um barco, automatizando suas intenções, compensando algumas variáveis ​​dinâmicas, como vento e corrente, e ajudando a embarcação a permanecer no curso pretendido. A tecnologia estará em exibição no estande virtual da Volvo Penta na CES, de 11 a 14 de janeiro de 2021.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

A atracação pode ser um dos aspectos mais estressantes e desafiadores da navegação – mesmo para capitães experientes. As consequências de errar quando você está atracando um barco são caras, na melhor das hipóteses – e quando o tempo está bom. Adicione marinas lotadas, ventos e correntes fortes e o resultado pode ser problemático e até bastante perigoso. Ao contrário de um carro, um barco nunca fica parado sem que sejam necessárias algumas manobras. E mover-se em linha reta, em uma vaga estreita em tempo ruim é muito mais difícil do que dirigir o volante de um carro. Mas a Volvo Penta agora levou sua tecnologia e soluções fáceis de navegação para o próximo nível em seus esforços contínuos para tornar a atracação menos estressante.

O sistema Assisted Docking integra uma camada de software desenvolvida internamente com o Sistema de Posicionamento Dinâmico baseado em GPS da empresa e Sistemas de Desempenho Inboard (IPS) proprietários para um pacote completo incluindo HMI (interface homem-máquina) no leme, eletrônicos através do motor, propulsão sistemas e sensores e poder de processamento de navegação avançado para uma experiência de navegação muito mais fácil, mesmo em condições difíceis.

“Quando lançamos nossa tecnologia de joystick em 2006, a funcionalidade de manobra e controle que ela trouxe para a navegação de lazer sacudiu a indústria naval – entregar inovação revolucionária está em nosso DNA”, explica Anders Thorin, Gerente de Produtos Eletrônicos da Volvo Penta. “Do nosso sistema de Controle Eletrônico de Embarcação (EVC), que conecta e gerencia as comunicações internas entre o motor e a linha de transmissão, joystick e tela de exibição para que o motorista possa controlar tudo, desde o joystick – ao nosso Sistema de Posicionamento Dinâmico (DPS), que mantém automaticamente o rumo e a posição de um barco, mesmo em condições difíceis – até hoje, com o lançamento do sistema de ancoragem assistida, damos o próximo passo na navegação fácil e continuamos nossa ambição de longa data de tornar a ancoragem de um barco mais fácil para uma experiência de navegação mais agradável”.

Como atracar um barco com o sistema de docagem assistida da Volvo Penta

O sistema consiste no joystick que controla a direção e na antena do Sistema de Posicionamento Dinâmico baseado em GPS para saber a posição e o rumo exatos. O capitão manobra a embarcação com o joystick – informando assim o sistema em que direção ele deve seguir e em que velocidade. Se você mover o joystick para frente, o sistema traça um caminho direto do barco e o barco começa a seguir uma linha reta com a velocidade indicada. O sistema de ancoragem do barco também leva em consideração certas forças externas (ou seja, vento, correnteza) e o sistema EVC – atualizado com software desenvolvido internamente – compensa para garantir que o barco siga as intenções do capitão. Ele faz isso calculando os ângulos de propulsão e o empuxo e, em seguida, atua na deriva e move o barco de volta ao curso pretendido.

As principais características do sistema de ancoragem de barcos são: movimentação em linha reta sem compensação manual, parada, funcionalidade de manobra lenta, rotação em torno de um ponto fixo, micro reposicionamento e alinhamento e impulso lateral para ancoragem lateral.

LEIA MAIS

>> Volvo Penta participa de projeto que visa mapear todo o fundo do oceano até 2030

>> App Easy Connect, da Volvo Penta, ganha atualizações para aprimorar experiência de navegação

>> Primeira balsa elétrica do Reino Unido deverá iniciar operação em 2021

É um feito técnico dar ao motorista uma experiência de navegação mais fácil com direção e controle mais precisos. O capitão ainda é necessário no leme, mas o sistema de docagem assistida da Volvo Penta está constantemente compensando a entrada do motor e a saída do motor e da direção para ajudar a garantir que o barco se mova conforme ele ou ela pretende. Tudo foi projetado para funcionar em conjunto. É a interação homem-máquina no seu melhor.

“O acoplamento assistido é um híbrido entre o acoplamento automatizado e o acoplamento manual”, afirma Ida Sparrefors, diretora de soluções autônomas e novos modelos de negócios da Volvo Penta. “Embora, de certa forma, fosse mais fácil implementar a automação total, a beleza desse sistema é que ele dá ao capitão um controle aprimorado. Com nossa equipe de especialistas – de desenvolvedores de software a drivers de teste – fizemos com que ele se comportasse intuitivamente em todas as situações, para que todos se sentissem como um capitão experiente”.

Upgrades facilitados

A filosofia ‘Easy Boating’ da Volvo Penta é tornar a navegação mais simples, agradável e acessível a mais pessoas. O sistema de ancoragem assistida estará disponível na primavera de 2021 para instalação em novos modelos de barco, como uma opção atualizável para iates a motor equipados com Volvo Penta IPS de 35 pés a 120 pés de comprimento e como um retrofit – que exigirá uma atualização de software e uma nova antena – para barcos existentes com motor Volvo Penta IPS. O sistema de ancoragem assistida será vendido diretamente aos fabricantes de equipamentos originais.

“Nosso objetivo é há muito tempo tornar as coisas mais fáceis para nossos clientes existentes e atrair mais pessoas para aproveitar a experiência de navegação”, diz Thorin. “Os clientes atuais da Volvo Penta poderão desfrutar do sistema de ancoragem assistida com uma atualização relativamente simples, que pode ser realizada por um distribuidor local. Para aqueles que são novos na navegação, será o primeiro passo para o mundo da navegação moderna e, esperamos, a primeira de muitas novas aventuras que virão”.

P&D interno

Em 2018, a empresa revelou seu protótipo de iate self-docking por meio de um evento de demonstração ao vivo na Volvo Ocean Race em Gotemburgo, Suécia. Desde então, a Volvo Penta tem trabalhado incansavelmente reunindo informações dos principais interessados ​​e clientes, evoluindo e testando o conceito com sua equipe de pesquisa e desenvolvimento para entregar um produto que atenderia melhor às necessidades tanto do navegador experiente quanto daqueles novos no passatempo. Isso levou ao desenvolvimento da doca assistida, a próxima etapa na navegação moderna e fácil.

“Estamos realmente em uma posição única na Volvo Penta”, explica Thorin. “A maioria dos especialistas em P&D de tecnologia requer apenas contribuições externas, mas temos uma equipe interna de desenvolvedores de software. Eles conhecem os produtos – na verdade, eles ajudaram a projetar o DPS e muito mais – eles sabem o que os velejadores querem e como integrar o software para fornecer a experiência perfeita”.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Nova Coral 32 Sea Breeze imprime o DNA do estaleiro com recursos personalizáveis e sustentáveis

    Embarcação lançada no São Paulo Boat Show é equipada com placa solar, reaproveita água da chuva e pode ser “transformada em HT”

    Grand Ocean 37 chega pela 1ª vez ao mercado com motorização de popa

    Embarcação em tom de azul é exibida no São Paulo Boat Show 2024, salão náutico que segue até esta terça-feira (24)

    Armatti 340 Solarium tem boas soluções de espaço no cockpit

    Modelo da Armatti Yachts está sendo lançada no São Paulo Boat Show, que vai até dia 24 de setembro

    Evolve exibe vantagens da motorização de popa nos modelos 360 HT e 400 HT

    Marca apresenta lanchas no São Paulo Boat Show 2024, ao lado de maquete de futuro lançamento

    Inédito no Brasil, novo VMax 175 hp da Yamaha é voltado a barcos de performance

    Motor é exibido ao lado de outros 5 lançamentos da marca no São Paulo Boat Show 2024