Yacht Club Paulista abre Copa Vela com 45 barcos na Guarapiranga

Por: Redação -
27/03/2018
Foto: Douglas Moreira

Velejadores de várias classes aderiram à iniciativa do Yacht Club Paulista (YCP) preenchendo a Raia 2 da Represa Guarapiranga nas três regatas deste fim de semana (24 e 25/3), abertura da Copa Vela YCP 2018. A competição, com quatro etapas previstas para o ano, reuniu 45 barcos das classes Snipe, Laser, Star, Finn e HPE 25, MT19 e Flash 165.

No sábado, o vento sueste, fraco, proporcionou apenas uma regata. Domingo, subiu para o quadrante norte e a intensidade chegou aos dez nós, permitindo que a Comissão de Regatas realizasse duas provas. A classe Snipe foi a mais numerosa, com 22 barcos, seguida pela Laser, com 11. A segunda etapa da Copa Vela YCP será em 19 e 20 de maio.

As regatas atraíram tripulações da maioria dos clubes em torno da represa, inclusive a equipe do HPE 25 Ginga, da Escola de Vela de Ilhabela (EVI), sempre favorita nas disputas da classe. “Aqui é bem diferente da ilha, com ventos rondados e mais fracos. As regatas ficam mais competitivas. A flotilha na represa já superou a de Ilhabela”, constatou o timoneiro do Ginga, Vicente Monteiro.

O Ginga ficará no YCP até maio. Nos dois primeiros finais de semana de abril (7 e 8, 14 e 15) a tripulação vai brigar pelo sétimo título paulista. “Neste ano pretendemos ganhar Paulista, Semana de Vela de Ilhabela e Brasileiro, em novembro, no Rio. Vamos pelo menos tentar, fazendo o melhor possível”, enfatizou o comandante Breno Chvaicer, vencedor da primeira etapa da Copa Suzuki (17 e 18/3) na HPE 25 em Ilhabela.

Bicampeão olímpico na raia – Aproveitando o nível profissional da Copa Vela YCP, Robert Scheidt utilizou a raia para treinar com Arthur Lopes, o Tutu, atual campeão europeu de Star, para o Campeonato Paulista, entre 30 de março a 1º de abril na Guarapiranga. Ganhador de cinco medalhas olímpicas, Scheidt vai se dedicar neste ano à classe Star e à vela oceânica. No início do mês, Scheidt conquistou a medalha de prata na tradicional Bacardi Cup, em Miami, ao lado do norte-americano Brian Fatih.

Entre os barcos da classe Star, os irmãos Marcelo e Renata Bellotti formaram dupla no Capatosta. “Foi fundamental para a retomada da vela na Guarapiranga, a iniciativa do YCP criando a Copa em 2015. Precisamos velejar e a Copa nos oferece a oportunidade. Estamos nos preparando para o Paulista, Hemisfério Ocidental (7/4 nos EUA) e Mundial de Star, também em junho nos EUA”, relatou Marcelo, atual campeão sul-americano com o parceiro Maurício Bueno.

Para as mulheres, a Copa Vela também possui significado especial, registrando presença maciça das Divas da Snipe do YCP. “A participação feminina é significativa, inclusive com duas proeiras na Star, o que é raro”, observou a vice-comodoro do YCP, Paola Prada Lorenzi, parceira de Georgia Bruder na Snipe.  

Ambas se preparam para o Mundial Feminino de Snipe em Newport (EUA), em agosto. “Eu estava com saudades da Copa, com síndrome de abstinência, e também de trocar ideias fora da água em nosso tradicional brunch dos velejadores”, afirmou a filha do tricampeão mundial da classe Finn, o lendário velejador Joerg Bruder, do YCP.   

Vencedores da 1ª Etapa da Copa Vela YCP

Snipe –  Leonardo Prioli e Gabriel Chorociejus (YCP)

Laser Standard – Leonardo Patané (YCP)

Laser Radial – Cristina Fuchs (YCSA)

Star – Marcos Szili e Marlyn Nigri (CCSP)

Finn – Rafael Federici (YCP)

HPE 25 – Ginga – Breno Chvaicer (EVI)

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Estande da Bahia convida público a conhecer destinos por meio de realidade virtual no Boat Show

    Espaço colorido e caprichado apresenta experiência imersiva, sugestões de roteiros e informações para investidores

    Hidea lança no Rio Boat Show motores que podem ser instalados em parelhas

    Marca está no salão com 12 opções de motorização, dos 3 aos 130 hp; empresa prevê aumento no repertório na próxima edição do salão

    Com 15 modelos, Quadricenter apresenta jets e off-roads para todas as necessidades

    Distribuidora da BRP no Rio de Janeiro expôs modelos de destaque no Rio Boat Show

    Novo jet elétrico da Ventura está no Rio Boat Show com direito a brinde avaliado em mais de R$ 15 mil

    Embarcação recém-lançada traz promoção exclusiva para visitantes do salão náutico, que vai até 5 de maio, na Marina da Glória

    Aloha Náutica destaca pontos fortes dos veleiros Excess 14 e Oceanis 51.1 no Rio Boat Show

    Recém-lançado, o catamarã Excess 14 está em águas brasileiras pela primeira vez no salão náutico, que segue até 5 de maio