Centro Sul-americano

Por: Redação -
22/10/2015

Mais três regatas realizadas no Centro Sul-americano de Laser Radial nesta quarta-feira em Porto Alegre no Veleiros do Sul. Foi um dia com bom vento, apesar do tempo fechado, permitindo a conclusão das regatas previstas — uma a mais após a terça-feira sem disputas em função do mau tempo. O catarinense Alex Veeren segue na liderança com quatro pontos, porém agora acompanhado de perto pelo carioca Gustavo Nascimento, que obteve hoje duas vitórias e surge na disputa por um lugar no pódio com oito pontos perdidos. Veja os resultados até a quinta regata.

O clássico vento sul, bem marcante na raia do Guaíba, soprou constante com cerca de 15 nós de intensidade nas três regatas, consideradas parelhas pela Comissão de Regatas, permitindo disputas rápidas. As condições não tiraram a liderança de Alex Veeren, mas colaboraram para que Gustavo Nascimento se aproximasse do líder. “Hoje tivemos tempo nublado e frio, mas deu tudo certo. Estou com dois primeiros e um segundo, agora vamos ver como vai ser amanhã, mas se continuar esse vento, posso esperar por um outro dia intenso como hoje”, disse o catarinense o Iate Clube de Santa Catarina.

Para o carioca Gustavo, que ascendeu na súmula após a entrada do primeiro descarte e duas vitórias nesta quinta, o vento forte foi um aliado. “Ventou um pouco mais hoje do que no primeiro dia, a gente fica mais confortável com um pouco mais de vento, dá para render mais. Já velejei aqui em 2013, eu conheço bastante a raia”, afirmou o velejador do Iate Clube do Rio de Janeiro. Porém, em número de pontos, Gustavo está empatado com o gaúcho Philipp Grochtmann, do Veleiros do Sul, que vem em terceiro lugar.

Odile Ginaid segue liderando a disputa feminina no oitavo lugar geral, porém agora com a peruana Paloma Schmidt em segundo (8º geral) e com a velejadora da Equipe Brasileira de Vela Olímpica Fernanda Decnop — que garantiu um segundo lugar na segunda regata do dia — em terceiro lugar (10º geral).

Nesta quinta-feira (22), muda um pouco o cronograma. Será realizada pela manhã a última regata classificatória a partir das 11h da manhã. Com o fim da etapa classificatória, a flotilha será dividida em ouro (até o 43º) e prata (a partir do 44º colocado) para a série final, com duas disputas previstas para o início da tarde.

Participam do Centro Sul-americano de Laser Radial 85 velejadores vindos da Argentina, Bermudas, Brasil, Chile, Equador, Guatemala, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O Campeonato Centro Sul-Americano de Laser tem apoio Jimo, Equinautic e ITrax Composites.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Superiate de estúdio polonês aposta em "popa rotativa" para conquistar o mercado

    Estrutura patenteada pela Opalinski Design House promete atender a desejo de proprietários e elevar a diversão no mar a outro patamar

    Esponja feita de algodão e osso de lula pode absorver 99,9% de microplásticos nas águas

    Desenvolvido pela Universidade de Wuhan, na China, produto empolga também por ser acessível

    Ilha deserta há 30 anos ganha condomínio flutuante com contêineres

    Com soluções sustentáveis, local abriga cerca de 100 moradores na Dinamarca

    Evento com especialistas debateu regularização de marinas em São Sebastião

    Realizado em dezembro, encontro teve ainda autoridades e empresários do setor e foi promovido por Fórum Náutico Paulista e prefeitura

    Plastisfera: poluição plástica nos oceanos gerou novo ecossistema potencialmente perigoso

    Os impactos do biofilme gerado por bactérias em resíduos plásticos foi estudado na Antártica, um dos ambientes mais remotos do mundo