Comemorações
As classes de monotipo foram para a raia neste sábado, 12, para festejarem os 81 anos do Veleiros do Sul. O clima extremo marcou a velejada comemorativa, com sol a pino e temperatura alcançando os 36,2°C em Porto Alegre. As largadas estavam marcadas inicialmente para as 14h, mas o vento fraco apareceu somente por volta das 17h cessando a espera. No final da regata, um temporal de vento forte surpreendeu os velejadores ainda em competição. Ao cruzarem a linha de chegada, os velejadores foram premiados pelo Papai Noel do VDS (Mauro Ferreira, coordenador da Escola de Vela Minuano) com medalhas de participação.
Na classe Soling a tripulação do Equilibrium foi a vencedora, enquanto no Snipe, a dupla Gabriel Kieling e Guilherme Fasolo (CDJ) chegaram na frente, assim como Francisco Ruschel e Gabriel Autran na 420. No Hobie Cat 16 a dupla Mario Dubeux e Karilone Bauermann (CDJ) se destacou enquanto Reinaldo Bernardes (VDS) representou o Hobie Cat 14. A classe Dingue foi representada por Carlos Teixeira e Marcia Teixeira.
Na Classe Laser, Roberto Bortolaso (VDS) foi o destaque na Standard, com Henrique Dias (VDS) na Radial e Guilherme Perez (CDJ) no 4.7. No Optimist, Gabriel Kern (CDJ) foi o vencedor entre os Veteranos e nos Estreantes Viníciua Koeche (CDJ) chegou na frente.
No domingo (13) ocorreu a regata comemorativa dos 81 anos na classe Oceano e Veleiraço Marinha do Brasil para barcos de cruzeiro. A largada ocorreu em frente ao Clube na baia do Cristal, às 14h05min, com 26 barcos das classes: ORC INT, RGS, J/24 e Cruzeiro. A condição de vento foi de intensidade forte, com rajadas de 23 nós no início da regata e depois diminuiu para 12 nós.
O primeiro barco a cruzar a linha de chegada foi o Congere, de Sérgio Neumann, do VDS, que chegou às 14h43min32. Além de ser o Fita Azul, ele ficou em primeiro lugar na classe Força Livre. Na classe ORC Internacional o vencedor foi o C’est la vie, de Henrique Dias; na RGS o Abaquar, de Kelly Borela e na J-24 o Meu Guri, de André Streppel.
Após a largada os barcos navegaram pela baía do Cristal até a boia amarela perto do Canal de acesso a Estação do Catamarã do Barra Shopping Sul, que era a primeira marca do percurso.
Depois os veleiros foram até a bóia nº 142 do Canal do Cristal, montaram e seguiram até o farolete da Piava contornaram e navegaram, novamente até o Canal de acesso a Estação do Catamarã do Barra Shopping Sul contornaram e por final seguirem até a linha de chegada em frente ao Veleiros do Sul. No final da tarde houve a festa de premiação das regatas de Monotipos e Oceano dos 81 anos com a participação do comodoro Eduardo Ribas, vice-comodoro esportivo Diego Quevedo, Capitão João Gilberto de Oliveira e Carlos Henrique de Lorenzi, Diretor técnico da Fevers. O troféu rotativo do Veleiraço Marinha do Brasil foi para o a tripulação do barco Congere, de Sergio Neumann, que foi o fita azul da regata. Após a entrega dos troféus e medalhas foi servido um coquetel no Salão Social.
No sábado, 12, à noite, a festa de aniversário do Veleiros do Sul foi marcada por descontração e muita energia musical. O ambiente da comemoração teve uma nova proposta ao oferecer as opções de espaços lounge e jantar, salão social térreo e mezanino, para abranger todos os gostos. O evento teve a presença de 290 pessoas entre associados e convidados, entre os quais o vice-prefeito Sebastião Melo e o capitão fluvial de Porto Alegre, João Gilberto de Oliveira.
O Comodoro Eduardo Ribas agradeceu os apoiadores do evento Multiplan, Kaizen RS, Srhi Lanka e Água de Aracanjo e fez um rápido balanço das participações dos velejadores em competições ressaltando que os representantes do Clube estiveram em 14 países em 2015 representando a vela brasileira. Além de premiar os destaques esportivos, o clube também atualizou a sua galeria de placas de bronze para as últimas conquistas internacionais dos velejadores Cícero Hartmann, Flávio Quevedo e André Renard (vice-campeões mundiais de Soling), Geison Mendes e Gustavo Thiesen (tricampeões sul-americanos na classe 470) e estreando na galeria Júlia Silva (campeã no Centro Sul-americano feminino da classe Laser 4.7). Júlia foi convidada a soprar as velas do bolo no parabéns ao Veleiros do Sul.
O Gerente Esportivo do VDS Odécio Carlos Adam, que recebeu das mãos dos ex-comodoros uma placa de agradecimento pelos seus 25 anos nos trabalhos na Comissão de Regatas, organização da vela no Clube e comando dos Projetos Esportivos. Ele foi muito aplaudido pelos presentes no Salão Social. O Comodoro Ribas realizou a entrega dos Destaques Esportivos do Clube que tradicionalmente é feito na festa de aniversário aos velejadores, cuja escolha é baseada nas participações e desempenhos nas competições durante o ano.
Os velejadores agraciados em 2015 foram:
Destaque Oceano: Camiranga, do comandante Eduardo Plass que foi representado pelo tripulante Augusto César Streppel, por ter batido todos os recordes das principais regatas oceânicas desse ano.
Destaque Vela Olímpica: A dupla da classe 470 formada por Geison Mendes Dzioubanov e Gustavo Canal Thiesen, que está em campanha olímpica.
Destaque de Vela e Base Monotipos: Tiago Loch Quevedo, bicampeão brasileiro de Optimist.
Destaque Monotipos: A tripulação do barco Don’t Le Me Down com Cícero Hartmann, Flávio Quevedo e André Renard, tricampeões Sul-americanos da classe Soling.
Revelação Monotipos: Philipp Grochtmann, na classe Laser
Revelação Vela de Base Monotipos: Lucas Stolf, classe Optimist
O aguardado show da noite não deixou ninguém parado no salão social com a banda Tributo a Tim Maia, que liderada por Tonho Crocco tocou os grandes sucessos do “síndico”da Soul Music brasileira e contagiou a todos.
Confira algumas imagens dos eventos:
Foto: Ane Meira Mancio/Ricardo Pedebos
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Estrutura patenteada pela Opalinski Design House promete atender a desejo de proprietários e elevar a diversão no mar a outro patamar
Desenvolvido pela Universidade de Wuhan, na China, produto empolga também por ser acessível
Com soluções sustentáveis, local abriga cerca de 100 moradores na Dinamarca
Realizado em dezembro, encontro teve ainda autoridades e empresários do setor e foi promovido por Fórum Náutico Paulista e prefeitura
Os impactos do biofilme gerado por bactérias em resíduos plásticos foi estudado na Antártica, um dos ambientes mais remotos do mundo