Fique atento aos 10 erros mais comuns de quem sai para navegar

Por: Redação -
16/09/2021

O assunto abordado no 16º programa Loucos Por Barcos, exibido nesta quarta-feira (15), foi “os erros mais comuns de quem navega”. Para te ajudar a não cometer tais erros, NÁUTICA separou os 10 mais comuns, mas antes de citá-los, especificamente, lembre-se: o maior de todos os erros e que se aplica a qualquer situação, sempre, é a falta de bom senso!

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Vamos lá:

1. Não se informar sobre o tempo: Saber a previsão do tempo é fundamental, mas muita gente esquece de checar ou não a importância devida com o pensamento: “Só vou dar uma voltinha, até ali…”. E nada pior que ser surpreendido pelo vento forte quando se está navegando. A previsão do tempo é bem confiável hoje em dia e há várias fontes fáceis de acessar e entender na internet e por meio de aplicativos para ‘Smartphones’.

2. Sair com pouco combustível: O cálculo de combustível deve ser feito em função da distância e não de horas que se irá navegar, porque o consumo em velocidade de cruzeiro é maior que o consumo médio horário. O certo é saber quantos litros seu barco gasta para percorrer uma milha, lembrando que o consumo aumenta com o barco carregado ou se o mar estiver (ou ficar inesperadamente) agitado. Regra “dos terços” sempre funciona bem!

3. Usar combustível velho: Gasolina no tanque há mais de dois meses e diesel há mais seis se deterioram e ainda têm grandes chances de absorver água — e isso pode estragar o motor! Use sempre combustível novo e preste muita atenção ao período de troca e limpeza dos filtros de combustível. Aditivos ajudam. Combustíveis Premium têm validade maior que os comuns.

4. Não consultar a carta náutica: Sem uma carta náutica, a probabilidade de problemas na navegação é bem maior. Angra dos Reis, com suas pedras encobertas pela água é um exemplo típico! Na dúvida, pare o barco, examine bem a área e navegue apenas onde tiver certeza de que há profundidade suficiente para o seu barco passar. Esqueça os atalhos: cortar caminho pode ser fatal para o passeio e o casco do seu barco. Assim como no item “Previsão do Tempo”, cartas náuticas eletrônicas, para ‘Tablets’ e ‘Smartphones’ servem como excelente REFERÊNCIA para a navegada e são fáceis de operar e consultar em tempo real.

5. Beber umas e outras: Se vale para dirigir automóvel, também vale para quem pilota barcos. Se bebeu, passe o comando para outra pessoa habilitada e totalmente sóbria. A bebida é uma das causas mais comuns de acidentes náuticos. Erro é pensar que se pode beber e pilotar, infelizmente, é mais comum do que parece.

Leia também

» Confira 15 dicas para quem quer garantir a segurança no mar

» Confira aqui 10 dicas para economizar combustível da forma correta

» Ainda não decidiu entre uma lancha de proa aberta ou fechada? Veja aqui os prós e contras

6. Desobedecer limitações da embarcação: Todo barco é projetado para navegar dentro de certos limites. Uma lancha de águas abrigadas não pode enfrentar mar aberto, e tampouco um veleiro costeiro pode se aventurar em travessias oceânicas. Um barco fora do limite da sua categoria fica muito vulnerável a questões meteorológicas.

7. Levar gente demais a bordo: Carga demais a bordo gera sério risco de acidente. O excesso de peso deixa a borda livre menor o beiral mais próximo da água, assim, uma onda ou marola mais alta pode atravessar o costado e inundar o barco. Vale atentar que, muitas vezes o limite máximo dado pelo estaleiro observa condições perfeitas de mar e tempo e isso, quase sempre não é o que ocorre na prática. Bom senso é tudo!

8. Esquecer da manutenção: Além da revisão de motores e geradores, que é sagrada, é preciso inspecionar sempre os filtros, válvulas do casco, anodos, gaiutas, vigias, tanques, mangueiras, abraçadeiras e a instalação elétrica, para eventuais reparos ou limpeza. Geralmente esse ato poupa muitas perturbações e, claro, evita expor as pessoas a riscos desnecessários.

9. Ignorar os itens de segurança: É importante conhecer cada item — começando por saber vestir o colete salva-vidas — e onde ficam os coletes, foguetes sinalizadores e extintores. Além disso, é preciso lembrar de trocar o material que estiver com o prazo de validade vencido.

10. Não se proteger contra o sol: Quem sai de barco deve usar protetor solar para a pele e capota para o barco, mesmo no inverno. Além do risco de câncer, há também o perigo da insolação, que provoca forte mal-estar (dor de cabeça, sede, pele quente, dificuldade de respirar, pulsação rápida) e pode causar até desmaio.

Mas, e se…

…o tempo virar de repente?
Se o barco for pequeno, procure abrigo — é melhor dormir protegido por uma ilha do que arriscar uma viagem (retorno) com mar grosso. Se não houver nenhum local próximo, procure navegar no mesmo sentido das ondas (mantendo-se no cavado entre elas ou com a proa colada na ondulação a frente), porque geralmente é menos perigoso do que tentar ir contra elas. Se as bombas não derem conta de drenar a água que, eventualmente, entrar no barco, coloque todos a bordo para ajudar a tirá-la, usando o que tiverem à mão, como copos, vasilhas e até máscaras de mergulho. Use o rádio para informar sua situação e localização para os barcos que estiverem na região, para monitoramento ou um eventual resgate. Lembre-se a solidariedade no mar é muito mais eficiente do que em terra!

…o motor parar de funcionar?
A primeira coisa a fazer é ancorar, não ficar a deriva de forma alguma. Com isto, o barco ficará de proa para as ondas, o que é muito mais seguro do que deixá-lo à deriva, recebendo ondas (e embarcando água) pela popa ou rolando lateralmente de forma descontrolada. Solte bastante cabo de amarra, para garantir que a âncora unhe bem no fundo. Verifique se o problema não é simples de resolver, como mau contato dos cabos com a bateria ou se o corta-circuito não se soltou. Lembre-se também de que a maioria dos motores não tem partida se os manetes de aceleração estiverem engatados. Se não for nada disso, solicite reboque pelo rádio.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Grande aposta da Coral, lancha 40 C é apresentada pela primeira vez ao público durante o Rio Boat Show

    Modelo conta com boca ampla, placas solares e cabines altamente personalizáveis

    Acobar elege diretoria que atuará frente à associação até 2026

    Associação elegeu nova diretoria em assembleia realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, em 29 de abril

    Grupo Sailing apresenta linha 2024 do Lagoon 46 no Rio Boat Show; confira os destaques

    Catamarã a vela tem acomodações para até oito pessoas e está na Marina da Glória até o dia 5 de maio

    Veja quem passou no lounge de NÁUTICA no 3º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço exclusivo da Revista Náutica recebe grandes nomes do setor durante a 25ª edição do salão náutico

    Rio Boat Show 2024: confira a transmissão ao vivo do quarto dia

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória; assista