“Parecia um filme do Studio Ghibli”: 60 gatos são resgatados de veleiro abandonado nos EUA

Superlotação no barco de 12 metros de comprimento chamou atenção da polícia; autoridades não conseguiram entrar em contato com o dono

24/08/2026
Foto: Tacoma Police Department/ Facebook/ Reprodução

Muitas perguntas sem respostas vivem em Tacoma, no estado de Washington (EUA), onde um veleiro abandonado contava com mais de 30 gatos — conta esse que aumentaria para 60 — em um porto próximo à praia de Owen. A descoberta foi realizada pela polícia local e todos os bichos identificados já foram retirados de dentro do barco.

Tudo começou quando, ao revisitar uma embarcação abandonada na Baía de Commencement, o Departamento de Polícia de Tacoma encontrou uma tripulação atípica: dezenas e dezenas de gatos, alguns com sinais de desnutrição, mas nenhum sinal de um dono humano.

Foto: Tacoma Police Department/ Facebook/ Reprodução

Prontamente, a Unidade de Serviços Marítimos do Departamento de Polícia de Tallahassee (TPD) foi notificada e começaram a investigar o que teria causado a superlotação no veleiro. Contudo, o primeiro passo foi tirar os gatos dali, para depois entender o que havia acontecido.

 

Segundo descreveu John Correa, oficial de informações públicas, ao jornal The News Tribune, a cena parecia de “um filme do Studio Ghibli”.

Era o barco deles, e eles estavam todos passeando por lá– completou Correa

Se tem barco, tem dono

O resgate dos gatos, segundo o departamento, levou seis dias, para que fossem removidos com segurança e deixados num lugar seguro. O veleiro abandonado mede 12 metros e, de acordo com a investigação, estava ancorado no momento do flagra.

Veleiro abandonado encontrado na praia. Foto: Tacoma Police Department/ Facebook/ Reprodução

Não era tão simples chegar e averiguar a situação do barco. Como a embarcação ainda estava sob propriedade de alguém, a divisão de Controle Animal da cidade de Tacoma teve que solicitar um mandado de busca para entrar e retirar os animais.

 

O mandado foi concedido e, na manhã seguinte, agentes, juntamente com a Unidade de Serviços Marítimos, embarcaram para resgatar os felinos e levá-los para a Sociedade Protetora dos Animais de Tacoma-Pierce County. O proprietário do barco foi localizado, mas as autoridades não conseguiram contatá-lo.

Foto: Tacoma Police Department/ Facebook/ Reprodução

Conforme o resgate seguia, o número de encontrados só aumentava. Segundo o departamento de polícia local, a equipe chegou a achar 60 gatos, e não descartam a hipótese de encontrarem mais.

Embora acreditemos que removemos todos os gatos do barco com segurança, como qualquer dono de gato sabe, eles são excepcionalmente bons em se esconder– informou em comunicado

De acordo com a polícia, o departamento continuará operando sob a autoridade do mandado de busca e fará visitas adicionais à embarcação para garantir que nenhum animal seja deixado para trás. Eles pedem a ajuda da comunidade para, caso avistarem um gato no veleiro, contatar as autoridades.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mil viagens movidas pelo sol: barco 100% elétrico solar revoluciona a navegação em Ilha Grande

    Idealizadores da embarcação pioneira em Angra dos Reis (RJ) revelam à Revista Náutica detalhes do processo de transformar barco a diesel em um totalmente movido a energia limpa

    Com o T36, Tank Boats estreia no mercado náutico durante o São Paulo Boat Show 2026

    Novo estaleiro firmou parceria com empresa sueca que testa e valida projetos navais. Primeira embarcação fabricada estará no evento

    Nova NX62 by Pininfarina será lançada no São Paulo Boat Show 2026

    Modelo de 60 pés promete recursos inéditos na categoria, inspirados em embarcações acima de 70 pés. Evento ocorre de 24 a 29 de setembro, no São Paulo Expo

    Coral 26 com nova configuração será destaque do estaleiro no São Paulo Boat Show 2026

    Estaleiro apresentará 26 pés com o sistema de controle por joystick Helm Master EX, da Yamaha, e motor de popa com potência de 200 hp; evento vai de 24 a 29 de setembro

    1.153 milhas: a travessia que apresentou a Victory Yachts ao Caribe

    Gui Guimarães conta como foi levar uma Victory 398 de Fort Lauderdale a Sint Maarten com um bladder tank cheio de gasolina em pleno Atlântico