15º Jet Waves World Championship

As disputas das categorias Stand-Up Profissional e Stand-Up Amador prometem ser acirradas no 15º Jet Waves World Championship (campeonato com manobras de jet nas ondas). O evento será realizado de 15 a 17 de julho, na praia Stella Maris, em Salvador, na Bahia. O público terá oportunidade de acompanhar a performance dos melhores pilotos do país e do exterior.
O 15º Jet Waves World Championship também corresponde a quarta das seis etapas programadas do circuito mundial, que será aberto de 20 a 22 de maio, em Nazaré, Portugal.
Ao longo das 14 edições já realizadas, o equilíbrio foi a tônica nas competições dos jets sem banco, com os competidores apresentando manobras espetaculares, exigindo muita atenção dos juízes e em algumas vezes, os resultados foram definidos em mínimos detalhes.
Para as disputas do 15º Jet Waves World Championship na praia Stella Maris, em Salvador, a expectativa é de que essa tradição seja mantida. Marcelo Brandão (Tchello), presidente da Federação de Esportes Radicais, organizadora da competição, está bastante otimista em relação ao nível técnico. “Nós percebemos desde o início dessa competição, que a cada anos existe uma evolução por parte dos participantes, que têm se dedicado cada vez mais nos treinamentos, procurando criar novas manobras e certamente as etapas do circuito mundial nessa temporada, terão um nível técnico melhor, do que em 2015”, avaliou.
O dirigente lembrou que no Jet Waves World Championship podem participar no máximo 40 pilotos, que são divididos em duas categorias Stand Up (jet sem banco) e Sit Down (jet com banco), esta ainda não confirmação para as disputas em Salvador. As baterias são disputadas homem a homem. Permite que a avaliação dos juízes reflita as mudanças da condição do mar e aprimore o entendimento por parte do público e mídia.
O sistema de chaves foi desenvolvido para até 20 pilotos. Caso esse número seja maior, haverá uma fase de pré-qualificação para determinar os pilotos que irão compor as chaves. Os 8 pilotos presentes melhor classificados no ranking da International FreeRide WaterCraft Association (IFWA) não competem na fase de pré-qualificação e avançam automaticamente para as chaves.
Havendo fase de pré-qualificação, pilotos competirão em baterias de 6 a 10 minutos (2 pilotos por bateria). As 10 maiores pontuações juntamente com 2 convidados – “wilcards” (determinados pelo júri da IFWA) avançarão para as chaves.
Foto: Mauricio Brandão
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Feita à mão, embarcação de mogno com estilo clássico foi construída por antigo restaurador de barcos Riva
As "ondinhas" formadas pelos barcos parecem inofensivas, mas são perigosas
Navegação noturna envolve mais riscos e exige o dobro de atenção no posto de comando; confira
Equipamento pode ter diferentes formas e adequações; saiba qual faz mais sentido para o seu barco
As obras poéticas de Aude Bourgine pretendem despertar admiração pela natureza e o desejo de protegê-la