Barco da Uber: saiba como é navegar de forma gratuita no Rio Pinheiros

Equipe de NÁUTICA testou a novidade que atracou na capital de São Paulo e que seguirá disponível para toda a população até dia 4 de agosto; confira

26/07/2024
Foto: Revista Náutica

Uma década atrás, pensar em navegar pelo Rio Pinheiros, na capital de São Paulo, era algo inimaginável. Mas esse sonho não só se tornou possível, como saiu do papel por meio de uma ação da Uber, que leva a população para andar de barco — e de forma totalmente gratuita.

Inaugurada nesta sexta-feira (26), a iniciativa faz parte do conjunto de ações que celebra os 10 anos da empresa em São Paulo e no Rio de Janeiro — as primeiras cidades a receberem os serviços de mobilidade via aplicativo. Outra atração é um tobogã nas entradas do Metrô São Bento (SP) e Estação Carioca (RJ).

Foto: Divulgação

Segundo Crislaine Costa, gerente de Comunicação Corporativa da Uber Brasil, a ideia da comemoração é mostrar aos usuários do aplicativo uma solução diferenciada, em um meio nunca antes explorado pela empresa no país.

Trazer a Uber Barco é uma forma de relembrar o quanto a Uber transformou a mobilidade e tem trazido, ao longo dos anos, novas soluções de acordo com a necessidade do usuário– Crislaine Costa, à NÁUTICA

A novidade atraca na capital paulista até 4 de agosto, das 9h às 17h. A equipe de NÁUTICA embarcou na ação e te conta como foi essa experiência e tudo o que você precisa saber para participar. Confira abaixo!

Como é navegar com o barco da Uber no Rio Pinheiros

O ponto de partida escolhido foi o píer do Parque Bruno Covas, na zona oeste de São Paulo. Por volta das 14h30, o time já estava na lancha de alumínio que faz a travessia até o píer da Ciclovia do Rio Pinheiros — próximo à estação Vila Olímpia da CPTM.

 

Logo na entrada do barco, um membro da tripulação fica encarregado de distribuir coletes salva-vidas, item obrigatório a todos os passageiros. Só são permitidas pessoas com mais de 25 quilos e crianças acima dos cinco anos, acompanhadas pelo responsável.

Foto: Revista Náutica

O barco acomoda 18 pessoas sentadas — com espaço para cadeira de rodas — e tem o interior todo fechado, mas com janelas que garantem a visão do exterior. A parte de cima, a céu aberto, é exclusiva para acomodação de bicicletas.

 

Assim que a tripulação deu o comando, o barco da Uber ganhou velocidade, com música embalando o trajeto de cerca de cinco quilômetros.

 

Diferentemente do que se observava alguns anos atrás, o Rio Pinheiros não possuía nenhum odor desagradável e as águas aparentavam estar limpas. Foi possível até mesmo registrar um pato nadando perto do píer.

 

Quem tem medo de navegar, pode ficar sossegado: a viagem até o outro píer dura, em média, 20 minutos, e é bastante tranquila e estável. A bordo, há uma tripulação formada por comandante, marinheiro, guarda-vidas e coordenador de produção — responsável por toda a organização da viagem.

 

Ainda no quesito segurança, um kit de primeiros socorros e uma prancha ficam de prontidão. Cada píer também é bem equipado e conta com uma ambulância, motorista socorrista, enfermeira, dois bombeiros, guarda-vida e seguranças.


Inicialmente, as saídas dos píeres acontecerão de uma em uma hora — já que apenas um barco da Uber trafega pelo rio. A expectativa é de que cerca de duas mil pessoas façam o passeio.

 

Em 2019, o grupo NÁUTICA também levou a população para uma experiência de navegação no Rio Pinheiros. Batizada de ‘Por uma Cidade Navegável’, a iniciativa, em sua quarta edição, tinha o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os benefícios de recuperar rios urbanos.

Como fazer o passeio no barco da Uber

A ação está disponível para usuários em São Paulo e na Grande São Paulo. Embora dê para garantir um lugar no barco ao chegar ao píer, é recomendável reservar com antecedência pelo aplicativo.

 

Para isso, basta inserir como destino um dos píeres (do Parque Bruno Covas ou da Ciclovia do Rio Pinheiros), escolher a opção ‘Uber Barco’ e escolher o dia e horário desejados. É possível agendar com até dois dias de antecedência.

Serviço:

Quando: de 26 de julho a 04 de agosto

Horário: das 9h às 17

Onde: píeres do Parque Bruno Covas ou da Ciclovia do Rio Pinheiros

Como: reservar pelo aplicativo da Uber

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Após 7 anos de proibição, ICMBio libera turismo ecológico com barcos na Ilha dos Lobos

    Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos

    Rio colorido e passeio em geleira: conheça destinos encantadores no Dia Mundial da Água

    Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque

    Eventos náuticos impulsionam o turismo e atraem investimentos

    Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos

    A bordo de seu novo barco, uma Schaefer V44, Gisele Bündchen e Joaquim Valente curtem Miami

    1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025

    Empresa cria boia capaz de transformar as ondas do mar em energia

    Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade