Surfistas terão Vila Olímpica flutuante com direito a refeitório 24h durante Paris 2024

Aranui 5 é o nome do navio de 126 metros que recebe os atletas em Teahupoo, no Taiti

26/07/2024
Foto: Aranui Cruises / Divulgação

Diferentemente das outras modalidades das Olimpíadas de Paris 2024, o surfe não será celebrado na França, mas sim na paradisíaca Teahupoo, no Taiti, a 15 mil km de distância da capital francesa. Enquanto os atletas baseados em Paris desfrutarão de uma residência com viés sustentável — inclusive com camas de papelão –, em Teahupoo os surfistas viverão o período dos Jogos em uma Vila Olímpica flutuante.

O navio escolhido para dar conta dessa missão foi o Aranui 5, costumeiramente utilizado em cruzeiros. A embarcação de 126 metros de comprimento pode acomodar aproximadamente 230 passageiros em 103 cabines, com oito decks para hóspedes, um spa e uma academia. Mas não para por aí.

Foto: Aranui Cruises / Divulgação

Um dos principais destaques da Vila Olímpica flutuante é o refeitório 24 horas que, aliado a um centro de atividades com pebolim e pingue-pongue, um toboágua, uma loja de presentes olímpicos e até um estúdio de tatuagem, promete ser um lar à altura dos atletas que conquistaram uma vaga para o maior evento esportivo do mundo.


Diferentes das camas de papelão nos quartos dos atletas que ficarão na Vila Olímpica na França — que fazem parte da iniciativa de uma Olimpíada mais sustentável –, os móveis da estrutura flutuante são comuns. Os surfistas contarão com uma cabine espaçosa e completa, com direito a cama queen-size com edredom olímpico e um deck sobre a água, com uma vista de tirar o fôlego.

 

O medalhista de prata do surfe em Tóquio 2020, Kanoa Igarashi, compartilhou suas primeiras impressões ao embarcar no Aranui 5. Confira a seguir:

@kanoaigarashi i think our athlete village in tahiti is better than the actual one in paris #olympics #athletevillage #surf ♬ original sound – Kanoa Igarashi


As disputas do surfe acontecerão entre os dias 27 de julho e 5 de agosto. Essa será a segunda vez da modalidade nos Jogos Olímpicos. Na estreia, em Tóquio, o brasileiro Ítalo Ferreira foi o campeão no masculino, enquanto Carissa Moore, dos Estados Unidos, levou a medalha de ouro no feminino.

Ítalo Ferreira. Foto: Miriam Jeske/COB/Divulgação

Em Paris 2024, seis atletas representarão o Brasil na modalidade: Tainá Hinckel, Luana Silva, Tatiana Weston-Webb, Gabriel Medina, Filipe Toledo e João Chianca, o “Chumbinho”. Contudo, os surfistas brasileiros não ficarão hospedados no navio — a base da equipe fica em uma pousada a poucos metros da praia em Teahupoo.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Homem compra megaiate de 66 metros e pede para instalar novo convés; entenda

    Proprietário surpreendeu estaleiro italiano com o pedido durante a construção do gigante, agora ainda mais personalizado

    Ponte móvel sai do lugar para barcos passarem na Grécia; assista

    Solução liga Ilha Lefkada ao continente grego sem impedir o trânsito nas águas

    Idoso é condenado por importar e vender dentes e ossos de baleia nos EUA

    Segundo a Justiça, homem recebeu ao menos 30 remessas de membros animal e faturou o equivalente a mais de R$ 100 mil em vendas

    Animais exóticos aparecem em praias dos EUA e surpreendem banhistas

    Criaturas marinhas de coloração azul se acumularam aos milhares em praias californianas

    Grande Buraco Azul: sedimentos milenares revelam futuro de tempestades violentas no Caribe

    Cientistas “perfuraram” a cavidade que traz registros de eventos climáticos extremos dos últimos 5,7 mil anos