16ª Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana teve recorde de participantes

Por: Redação -
02/04/2019
Foto: Ivan Storti

A 16ª Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana contou a disputa mais acirrada de todas as edições e vitória da equipe TriboQPira, no masculino, no sábado, 30, em Santos. A prova teve recorde de participantes e 38 canoas largando juntas, para completar o duro percurso de 75 km ininterruptos de remadas.

A equipe santista teve como grande rival a Brucutus, de Bertioga, a mais antiga equipe da modalidade e única a ter participado de todas as voltas. Os dois times disputaram boa parte do percurso, sobretudo na primeira metade, no mar, lado a lado, e a vitória só começou a ser desenhada no Canal de Bertioga, quando a Brucutus errou o caminho, entrando num rio errado, apesar de estarem em local onde está acostumada a treinar.

Nesse momento a TriboQPira abriu vantagem e não foi mais alcançada, completando o desafio em 5 horas e 53 minutos. Os vice-campeões ainda se recuperaram, tentaram tirar a diferença, mas chegaram quatro minutos depois, com larga vantagem sobre os demais. A terceira colocada foi a Pacificos Va’a, do Chile, com 6 horas e 28 minutos, ficando 31 minutos atrás da Brucutus.

Na categoria mista (três homens e três mulheres remando), a Sampa Canoe Clube, da capital, foi a vitoriosa, com 6h40. Na master (40+), o primeiro lugar ficou com a Paddle Clube Ilhabela, com 6h30, enquanto que na 50+, a T-Rex Team, de Salvador, completou a prova com 7h03.

Foto: Gabriel Blaster

LEIA TAMBÉM
>>Primeira usina de ondas da América Latina deve começar a operar em 2020
>>Brasília Yacht Day comemora 10ª edição no próximo dia 20
>>Medalhistas Olímpicos estão entre os destaques do Brasileiro ABVO de Veleiros de Oceano

Já na disputa feminina, a Odoya – Terra Simão deu show ao vencer a prova e bater o recorde, com 7h11min. A equipe é compostas por mulheres de São José dos Campos, Bertioga e Caraguatuba. A equipe remou sempre à frente das outras e com folga, mas dedicaram-se ao máximo para bater o recorde da competição.

Na prova, as canoas enfrentaram vários cenários, primeiro o mar, inclusive com ondas agitadas, depois o Canal de Bertioga, o Porto de Santos, exigindo muito esforço e estratégia das equipes.

O organizador da competição, Fábio Paiva, um dos maiores entusiastas da modalidade no Brasil, era um dos mais felizes depois do término das disputas e de meses de planejamento, para que toda a complexa logística desse certo. Afinal, foram 38 canoas, quase 50 barcos de apoio e cerca de 700 pessoas acompanhando. “Foi muito emocionante. De todas as edições, essa realmente marcou. Pelo pessoal envolvido, a largada emocionante, as condições de disputas, com mar bravo, equipes com índice técnico evoluído”, ressaltou.

“Essa prova é a realização de um sonho. A gente imaginou trazer a canoa havaiana para cá em 2000 e o objetivo era atrair amigos, colocar na canoa e se divertir e a coisa quando é feita com coração, o resultado é esse: sucesso. Santos tem um cenário perfeito para qualquer esporte, principalmente atividade náutica. Nunca imaginei ter 38 canoas largando. No ano que vem esperamos abrir para 50 equipes e isso vai representar mil pessoas no mar”, adiantou Fábio, já anunciando a data da 17ª Volta à Ilha de Santo Amaro, 14 de março de 2020.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Bruno Fontes anuncia, no Rio Boat Show, que estará nas Olimpíadas de Paris

    Em entrevista no salão, velejador patrocinado pela Schaefer Yachts ainda falou sobre sua trajetória de 35 anos no esporte; confira

    Acompanhe a transmissão ao vivo do último dia de Rio Boat Show 2024!

    Encerramento do evento terá cobertura no Canal NÁUTICA no YouTube, direto da Marina da Glória; assista

    Armazém Off Road exibe quadriciclo infantil e sucesso de vendas no Rio Boat Show

    Loja expôs nove modelos, entre ATV e UTV, da distribuidora CFMoto

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 7º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip flutuante da Revista Náutica recebe grandes nomes do setor sobre as águas da Baía de Guanabara

    Confira as palestras do último dia de NÁUTICA Talks no Rio Boat Show 2024

    Encerramento da 25ª edição do salão náutico carioca terá quatro palestrantes na Marina da Glória