Atenção, mulheres: 1ª edição da regata Elas na Vela acontece em março no RS
Competição em Porto Alegre contará ainda com curso de resgate, palestras e outras atrações


Projeto que visa incentivar a participação feminina na vela, o Elas na Vela oferece cursos da modalidade para mulheres e ganhará, em breve, sua primeira competição. Tudo isso no Iate Clube Guaíba, em Porto Alegre (RS).
Edição 393 da Revista NÁUTICA já está disponível nas bancas e no app
Britânica se torna 1ª mulher a remar sozinha da Europa à América do Sul
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
A 1ª edição da regata Elas na Vela já tem data marcada: acontecerá de 14 a 16 de março, próximo ao Dia Internacional das Mulheres. Ao longo dos três dias, as participantes poderão desfrutar de um ambiente acolhedor, com direito a, além das disputas, curso de resgate, palestras inspiradoras e música ao vivo.
Muito além disso, porém, será a integração das mulheres à modalidade — o grande desejo das idealizadoras da iniciativa, Viviane Pestano e Marlene Guevara.
Ver esta publicação no Instagram
Mulheres que ajudam mulheres
Viviane começou a velejar em 2012, por intermédio do marido, e já soma travessias e regatas no currículo. Marlene, por sua vez, hoje comandante, é neta e filha de velejadores — portanto, nasceu em meio a este universo, com direito a barcos na família. “Meu pai começou a me levar para vejejar com 30 dias de idade”, conta ela.


Após perceberem a baixa participação feminina nas atividades náuticas, a dupla se debruçou no tema, em 2021. Hoje, elas oferecem cursos — ministrados por Marlene e auxiliados por Viviane –, organizam competições e criaram uma comunidade ativa para conectar e fortalecer a presença das mulheres na vela.


Viviane, inclusive, sabe bem como é estar do outro lado, já que sentiu na pele a transição para dentro deste universo. Ela, que navegava com o marido e expressava o desejo de “ser apenas tripulante”, teve a certeza de que precisava saber ao menos o básico da navegação quando tomou conhecimento de um acontecimento marcante, que acabou tirando a vida de um comandante.
Acredita-se que o rapaz, durante uma manutenção no motor de popa no mar, acabou tendo um mal súbito. “A esposa não sabia o que fazer, não pôde manobrar o barco para tentar encontrá-lo, jogar uma boia de salvamento”, conta Viviane.
A velejadora explica que, conversando com outras mulheres, identificou um problema que ela mesma também teve no começo: a comunicação com os homens.
“Eles querem fazer tudo, mas na hora que aperta, que precisam de auxílio, não sabem pedir ajuda e a mulher também não sabe ajudar, já que isso nunca é solicitado”.
Comecei a me interessar mais pela segurança e acabei me apaixonando– Viviane Pestano, do Elas na Vela
Foi a partir disso que, junto de Marlene, a dupla começou a “incomodar” as mulheres para que aprendessem a velejar. Nascia, assim, o curso Elas na Vela.
Atualmente, as aulas são realizadas em dois dias. No primeiro, é feita uma aula teórica no período da manhã e a prática, à tarde. No segundo dia, o tempo é reservado para a aula prática.
Ver esta publicação no Instagram
As alunas recebem da experiente Marlene as apostilas, e aproveitam os aprendizados práticos na embarcação da comandante, o Veleiro Urso, um Nestor Volker de 23 pés. É justamente nesta embarcação que a velejadora participa de regatas com o marido e os filhos, “sempre no comando”, como ela destaca.


O curso Elas na Vela, em 2022, me fez ficar mais confiante ao comandar uma embarcação– relata Jaqueline Dilly, que apoia ativamente a iniciativa


Além de Viviane e Marlene, Jaqueline Dilly, Lusiane Borba, Maria Eduarda Guimarães Lopes, Georgia Lopes Osório, Vera Lopes, Luciana Scarrone, Tatiana Dalri e Elisabete Hartmann colaboram direta ou indiretamente com a iniciativa.
Para saber mais sobre os cursos do Elas na Vela ou para se inscrever na regata, entre em contato através do e-mail [email protected].
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcação da Majesty Yachts, dos Emirados Árabes Unidos, permite que proprietário adapte áreas de popa, flybridge e proa
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque
Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos
1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025