25 dias depois…

Por: Redação -
05/11/2014

A etapa mais equilibrada da história da Volvo Ocean Race teve o Abu Dhabi Ocean Racing como vencedor. A equipe árabe cruzou a linha de chegada na tarde desta quarta-feira (5), após 25 dias de regata, entre Alicante, na Espanha, e a Cidade do Cabo, na África do Sul. O resultado foi apertado, já que o segundo colocado, o chinês Dongfeng, apareceu 12 minutos depois. Na reta final, árabes e chineses protagonizaram um verdadeiro ‘pega’ nas águas africanas. “Estou muito contente pela vitória! Não esperava. Nossa equipe velejou super bem e merecemos o resultado”, explicou o inglês Ian Walker, comandante do Abu Dhabi. “As últimas duas horas foram extenuantes. Mas não podemos esquecer dos últimos dias com a pressão do Dongfeng. Tenho que parabenizar o Charles Caudrelier – comandante do barco chinês – e sua equipe pela regata. Eles não podem ser subestimados”.

O resultado marca a redenção do Abu Dhabi. Em 2011-12, na mesma etapa, os árabes perderam o mastro e foram obrigados a abandonar a perna. Dessa vez, a estratégia de Ian Walker foi mais conservadora, sem deixar o pelotão da frente durante quase todo o percurso. A batalha com os chineses começou após as Ilhas Canárias, antes da Linha do Equador. Com a passagem pelos Doldruns – zona de calmaria, o prognóstico começou a se definir com dois grupos. Foi aí que o Mapfre, do brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca perdeu terreno. Vice-campeão da etapa, o Dongfeng teve dois problemas estruturais no barco e acabou perdendo mais de seis horas para reparos.

Mas, apesar de o Abu Dhabi e o Dongfeng terem liderado a maior parte dos 12 mil quilômetros da primeira perna, todas as outras equipes sentiram o gostinho de estar em primeiro lugar por horas.

O próximo barco a completar a primeira etapa deve ser o Team Brunel. Os holandeses são esperados na Cidade do Cabo no início da noite desta quarta-feira. Pelo monitoramento da Volvo Ocean Race, o quarto a chegar será o Team Vestas Wind, da Dinamarca. A previsão indica que os escandinavos irão cruzar a linha na manhã desta quinta-feira (6). O Team Alvimedica é esperado no período da noite. Já o espanhol Mapfre e o sueco Team SCA só devem aparecer na sexta-feira (7).

O som das vuvuzelas e do público prometem animar todos os velejadores que ainda vão chegar na África do Sul. Eles sofreram com a variação de temperatura – no começo mais quente e depois o frio do sul, e o racionamento de comida a bordo.

Fotos: Charlie Shoemaker/Volvo Ocean Race

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Empresa italiana "imprime" catamarã em 160 horas com impressora 3D

    Segundo a marca Caracol, o barco de 6 metros foi projetado para navegar em mar aberto. Assista ao processo!

    Tradicional Regata Salvador–Ilhéus completará 30 anos em 2027

    A disputa vai reunir amantes da vela de 25 a 27 de fevereiro do ano que vem — e a expectativa é de muita festa. Confira os resultados da 29ª edição

    Baía de San Francisco: NFL terá Super Bowl com atrações náuticas e exibição ao vivo em iates

    Evento une o espetáculo do futebol americano à tradição náutica local. Final ocorrerá nesse domingo (8), em Santa Clara

    Rio Boat Show 2026 confirma nova data e abre a temporada náutica brasileira

    Maior evento náutico outdoor da América Latina será realizado de 11 a 19 de abril, na tradicional Marina da Glória

    Veleiro Fraternidade chega a Ilhabela após conquista no Ártico e é escoltado pelo Cisne Branco: "inesquecível"

    Embarcação concluirá volta ao mundo histórica com Aleixo Belov ao retornar a Salvador, de onde partiu em abril de 2025