25 dias depois…

Por: Redação -
05/11/2014

A etapa mais equilibrada da história da Volvo Ocean Race teve o Abu Dhabi Ocean Racing como vencedor. A equipe árabe cruzou a linha de chegada na tarde desta quarta-feira (5), após 25 dias de regata, entre Alicante, na Espanha, e a Cidade do Cabo, na África do Sul. O resultado foi apertado, já que o segundo colocado, o chinês Dongfeng, apareceu 12 minutos depois. Na reta final, árabes e chineses protagonizaram um verdadeiro ‘pega’ nas águas africanas. “Estou muito contente pela vitória! Não esperava. Nossa equipe velejou super bem e merecemos o resultado”, explicou o inglês Ian Walker, comandante do Abu Dhabi. “As últimas duas horas foram extenuantes. Mas não podemos esquecer dos últimos dias com a pressão do Dongfeng. Tenho que parabenizar o Charles Caudrelier – comandante do barco chinês – e sua equipe pela regata. Eles não podem ser subestimados”.

O resultado marca a redenção do Abu Dhabi. Em 2011-12, na mesma etapa, os árabes perderam o mastro e foram obrigados a abandonar a perna. Dessa vez, a estratégia de Ian Walker foi mais conservadora, sem deixar o pelotão da frente durante quase todo o percurso. A batalha com os chineses começou após as Ilhas Canárias, antes da Linha do Equador. Com a passagem pelos Doldruns – zona de calmaria, o prognóstico começou a se definir com dois grupos. Foi aí que o Mapfre, do brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca perdeu terreno. Vice-campeão da etapa, o Dongfeng teve dois problemas estruturais no barco e acabou perdendo mais de seis horas para reparos.

Mas, apesar de o Abu Dhabi e o Dongfeng terem liderado a maior parte dos 12 mil quilômetros da primeira perna, todas as outras equipes sentiram o gostinho de estar em primeiro lugar por horas.

O próximo barco a completar a primeira etapa deve ser o Team Brunel. Os holandeses são esperados na Cidade do Cabo no início da noite desta quarta-feira. Pelo monitoramento da Volvo Ocean Race, o quarto a chegar será o Team Vestas Wind, da Dinamarca. A previsão indica que os escandinavos irão cruzar a linha na manhã desta quinta-feira (6). O Team Alvimedica é esperado no período da noite. Já o espanhol Mapfre e o sueco Team SCA só devem aparecer na sexta-feira (7).

O som das vuvuzelas e do público prometem animar todos os velejadores que ainda vão chegar na África do Sul. Eles sofreram com a variação de temperatura – no começo mais quente e depois o frio do sul, e o racionamento de comida a bordo.

Fotos: Charlie Shoemaker/Volvo Ocean Race

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Próximo destino, Bahia: lançamento da Azov Yachts estará no Salvador Boat Show 2026

    Z440 HT, que fez sua estreia em São Paulo, será o grande destaque do estaleiro pernambucano no evento; barco poderá ser testado pelo público

    O que se sabe sobre o novo iate Schaefer 26M, próximo lançamento da Schaefer Yachts

    Embarcação de luxo terá propulsão híbrida diesel-elétrica e promete navegação leve, sem trepidações nem ruídos

    Regata Santos-Rio chega a 76ª edição nesta quinta-feira

    A regata oceânica é a mais antiga do Brasil e promete emoções com Torben Grael buscando sua nona vitória

    Time brasileiro brilha em campeonato mundial de jet, nos EUA; veja resultados

    Equipe se destacou na SBT IJSBA World Finals 2026, conquistando vitórias para o Brasil

    NX Boats aposta em lanchas com motorização versátil para o Salvador Boat Show

    Estaleiro pernambucano levará cinco embarcações ao salão náutico. Modelos variam de 28 a 50 pés de comprimento