25 dias depois…

Por: Redação -
05/11/2014

A etapa mais equilibrada da história da Volvo Ocean Race teve o Abu Dhabi Ocean Racing como vencedor. A equipe árabe cruzou a linha de chegada na tarde desta quarta-feira (5), após 25 dias de regata, entre Alicante, na Espanha, e a Cidade do Cabo, na África do Sul. O resultado foi apertado, já que o segundo colocado, o chinês Dongfeng, apareceu 12 minutos depois. Na reta final, árabes e chineses protagonizaram um verdadeiro ‘pega’ nas águas africanas. “Estou muito contente pela vitória! Não esperava. Nossa equipe velejou super bem e merecemos o resultado”, explicou o inglês Ian Walker, comandante do Abu Dhabi. “As últimas duas horas foram extenuantes. Mas não podemos esquecer dos últimos dias com a pressão do Dongfeng. Tenho que parabenizar o Charles Caudrelier – comandante do barco chinês – e sua equipe pela regata. Eles não podem ser subestimados”.

O resultado marca a redenção do Abu Dhabi. Em 2011-12, na mesma etapa, os árabes perderam o mastro e foram obrigados a abandonar a perna. Dessa vez, a estratégia de Ian Walker foi mais conservadora, sem deixar o pelotão da frente durante quase todo o percurso. A batalha com os chineses começou após as Ilhas Canárias, antes da Linha do Equador. Com a passagem pelos Doldruns – zona de calmaria, o prognóstico começou a se definir com dois grupos. Foi aí que o Mapfre, do brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca perdeu terreno. Vice-campeão da etapa, o Dongfeng teve dois problemas estruturais no barco e acabou perdendo mais de seis horas para reparos.

Mas, apesar de o Abu Dhabi e o Dongfeng terem liderado a maior parte dos 12 mil quilômetros da primeira perna, todas as outras equipes sentiram o gostinho de estar em primeiro lugar por horas.

O próximo barco a completar a primeira etapa deve ser o Team Brunel. Os holandeses são esperados na Cidade do Cabo no início da noite desta quarta-feira. Pelo monitoramento da Volvo Ocean Race, o quarto a chegar será o Team Vestas Wind, da Dinamarca. A previsão indica que os escandinavos irão cruzar a linha na manhã desta quinta-feira (6). O Team Alvimedica é esperado no período da noite. Já o espanhol Mapfre e o sueco Team SCA só devem aparecer na sexta-feira (7).

O som das vuvuzelas e do público prometem animar todos os velejadores que ainda vão chegar na África do Sul. Eles sofreram com a variação de temperatura – no começo mais quente e depois o frio do sul, e o racionamento de comida a bordo.

Fotos: Charlie Shoemaker/Volvo Ocean Race

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Copa Mitsubishi 2025: 1ª etapa começa com recorde e regatas canceladas por falta de vento

    São 44 veleiros inscritos na disputa, que começou no sábado (15). Etapa segue no próximo final de semana

    Homem que sobreviveu a naufrágio em 1871 embarcou no Titanic 40 anos depois do trauma

    Uruguaio apostou nas tecnologias avançadas da icônica embarcação para superar o medo de navegar

    Dos 21 aos 42 pés: Lanchas Coral terá 7 barcos no Rio Boat Show 2025

    Modelo de destaque tem recursos personalizáveis e sustentáveis; salão acontece na Marina da Glória de 26 de abril a 4 de maio

    Com 2º lugar em Los Angeles, Brasil garante sua melhor regata do SailGP

    Em etapa nos Estados Unidos, equipe comandada por Martine Grael superou o recorde alcançado na Austrália

    Bicho-preguiça é resgatado à deriva no mar do Guarujá; veja o vídeo

    O animal, avistado entre as praias do Sangava e Cheira Limão, foi recuperado por agentes da patrulha marítima