43ª edição

Por: Redação -
01/07/2016

As regatas da 43ª Semana de Vela de Ilhabela começam neste domingo, 3, no litoral norte de São Paulo. Serão 13 classes de barcos disputando mais de 100 regatas, que fazem do evento o maior da modalidade na América Latina. O clima de Olimpíada dará o tom da competição neste ano com as presenças de pelo menos dois atletas que disputarão no mês que vem a Rio 2016: Samuel Albrecht – representante da NACRA – e Jorge Zarif – velejador de Finn. Além dos velejadores, outros profissionais estarão envolvidos com Semana de Vela de Ilhabela e olimpíada, como os árbitros Nelson Ilha, Cuca Sodré, Fábio Bocchiareli e Cláudio Buckup.

”Será a minha oportunidade de descansar um pouco e mentalizar a Rio 2016. Nesse período vou dar uma pausa nos treinamentos de NACRA com a Isabel Swan para depois voltar com tudo para os últimos treinos antes da olimpíada lá no Rio de Janeiro”, contou Samuel Albrecht, comandante do Crioula, que mede nas classes ORC e Soto40.

A regata que abre a Semana de Vela de Ilhabela será a Mitsubishi Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil. A prova, com largada prevista para 10h, tem ao todo 55 milhas – quase 100 quilômetros. ”Esperamos uma regata muito interessante levando em conta a dificuldade do percurso e a força das tripulações em seus barcos, disse Cuca Sodré, organizador do evento.

Os barcos das classes ORC, IRC, BRA-RGS A e B e RGS SILVER farão a Mitsubishi Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, no domingo, 3. No mesmo dia, a Semana de Vela de Ilhabela promove a Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste para C-30, HPE 30, Mini, Bico de Proa, Clássicos e BRA-RGS C. Para os HPE25 e J70 será disputada a Regata Renato Frankenthal.

Ilhabela está pronta para o evento! Em toda a ilha, os turistas e a comunidade local são impactados pela Semana de Vela, competição que atrai um número expressivo de turistas nas férias de julho. As pousadas, restaurantes e o comércio estão preparados para receber o campeonato. “Será uma grande Semana de Vela, com as competições dos monotipos, onde tudo começa; as acirradas regatas de vela oceânica, com a organização do Yacht Clube Ilhabela, e ainda uma vasta programação cultural nas noites da Vila. Será um grande evento, à altura da Capital Nacional da Vela e que envolverá nossos moradores e os turistas que nos visitam”, destacou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

A Vila de Ilhabela vai receber nas férias de julho uma programação cultural completa em paralelo com o evento esportivo. Nesta sexta-feira, 1º ocorre a abertura oficial, a partir das 17h. No sábado, 2, destaque para o show dos Paralamas do Sucesso. Outros shows musicais, espetáculos culturais, palestras e gastronomia na Vila terão vez diariamente no centro histórico da ilha.

Na sexta-feira, 8, a organização reeditará a festa com premiação na Marina Porto Ilhabela (Av. Almirante Tamandaré, 304), a partir das 20h. No sábado, 9, haverá o desfile das embarcações com a presença do navio-veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, a partir das 10h. A premiação dos campeões será à noite.

Foto: Aline Bassi

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    O amor está na água: cavalos-marinhos são flagrados se “beijando”

    Mergulhadora fez raro registro do acasalamento de cavalos-marinhos-barrigudos, quando a fêmea transfere seus óvulos para o macho. Assista!

    200 mil barris radioativos afundados no oceano ao longo de 40 anos serão analisados

    Missão NODSSUM será a 1ª investigação científica em larga escala a estudar os efeitos dos dejetos lançados ao mar

    Brasil prevê alta na exportação de barcos em 2025, com EUA como principal destino

    Dados da Receita Federal e do ComexStat ainda apontam crescimento nas exportações para países como Austrália e França

    Conheça a história do Rio Finke, considerado o mais antigo do mundo

    Rio intermitente fica na Austrália e pode ter entre 350 e 400 milhões de anos

    Kate Middleton se desculpa após vencer Princípe William em regata e vídeo viraliza; veja

    Evento que resultou em desculpas reais aconteceu em 2014, mas voltou a ganhar espaço na internet mais de uma década depois