Regata Volta a Ilha de Santa Catarina chega a sua 49ª edição neste sábado
Após a realização de oito regatas entre os meses de março e novembro, a Copa Veleiros de Oceano, realizada anualmente pelo Iate Clube de Santa Catarina, chega a sua última etapa no próximo sábado (2), com largada às 10h. E nada melhor do que encerrar o calendário de vela oceânica com a tradicional disputa da Regata Volta a Ilha de Santa Catarina, que em 2017 chega a sua 49ª edição.
A mais tradicional regata de vela oceânica do estado é sempre um grande espetáculo e muito aguardada não só pelas tripulações catarinenses, mas também de outros estados que prestigiam anualmente o evento. O percurso de 75 milhas náuticas, aproximadamente 120 km, é contornado por bombordo, ou seja, as embarcações largam em direção ao Sul da Ilha (sempre considerando o lado esquerdo dos veleiros) e terminam a disputa nas proximidades do Forte de Sant´Ana, bem próximo a Ponte Hercílio Luz.
Por ser a última e principal etapa do ano a expectativa é de muitas embarcações preenchendo a raia neste sábado. Participam da competição as classes ORC, IRC, C30, RGS A, RGS B, RGS Cruzeiro, Bico de Proa A e Multicascos. Na última década, o domínio da Regata Volta a Ilha de Santa Catarina ficou sempre entre os veleiros Catuana Kim e Mano Champs, assim como as quebras de recordes.
Em 2005, comandados por Paulo Cocchi, o Catuana estabeleceu 9h13mim, mas em 2011 o Mano Champ´s, de Avelino Alvarez, registrou 8h43m01s, tempo que permanece até hoje com recorde da competição. No entanto, nas últimas três edições a competição teve como campeões os velozes veleiros da classe C30. Em 2014 e 2015 deu Katana e no ano passado a vitória ficou com o Zeus Team.
Paralelo a Regata Volta à Ilha de Santa Catarina acontece neste sábado a 17ª Regata Ilha do Largo. A prova é destinada aos barcos de menor porte HPE-25, Bico de Proa B e Carmelitas e tem largada no mesmo local e horário, dia 2, às 10h, mas com um percurso mais curto.
Os veleiros contornam a Ilha do Largo, próximo ao Ribeirão da Ilha, sentido norte, passando entre os vãos centrais das pontes Colombo Salles, Pedro Ivo Campos e Hercílio Luz. Depois, um contorno será feito na Ilha de Ratones Pequeno, próximo a Ponta de Sambaqui, encerrando a regata em frente ao Forte de Sant´Ana.
A partir das 7h30 deste sábado, será oferecido um café da manhã para os velejadores, assim como a Tradicional Canja de Galinha, entre as 20h de sábado e 8h de domingo.
É importante também ressaltar o convite aos associados para que aguardem a chegada do Fita Azul na Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina, bem como a entrega do Troféu Transitório Professor Martins. A premiação da Regata Volta a Ilha acontece na quarta-feira, 13, a partir das 20h, no salão social do ICSC.
A oitava etapa da Copa Veleiros de Monotipos conta com o apoio Projeto da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte – Calendário Náutico 2017- Cidade de Florianópolis e conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Clemar Engenharia, Softplan, Diprape, ainda dos patrocinadores pessoa física Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Em palestra no 9º Congresso Náutica, Isabella Pozzeti disse que 8 projetos pilotos de infraestrutura estão sendo implantados
Com ajuda de detectores de metal, dois homens encontraram 36 moedas cunhadas na Inglaterra e na Irlanda
Grandes barcos do estaleiro catarinense atracarão nas águas da Bahia marina, de 6 a 10 de novembro
Pesquisa aponta que mudanças climáticas aumentarão consideravelmente o risco de colisões entre o animal e embarcações
A ideia foi defendida pelo economista Gustavo Grisa, durante o 9º Congresso Internacional Náutica