7 aplicativos náuticos úteis para quem pretende fazer longas travessias

29/12/2014

Vai fazer uma viagem longa de barco e está com dúvidas sobre o que pode ajudá-lo na navegação? Hoje, além dos eletrônicos que se tornaram indispensáveis para quem quer segurança e praticidade no mar, existem inúmeros aplicativos que podem agregar ainda mais. “Desde que decidi fazer uma volta ao mundo no Veleiro-Escritório Matajusi, considerei os melhores e mais importantes aplicativos para usar no notebook de bordo”, relata Silvio Ramos, executivo de uma multinacional, apaixonado pelo mar, que fez a volta ao mundo em seu veleiro. Ele fala sobre os aplicativos mais usados que podem ajudá-lo:

AirMail – Considerado um dos mais importantes aplicativos de bordo, o AirMail permite comunicação via e-mail entre qualquer conta do barco e fora dele, incluindo pedido dos arquivos GRIB de previsão de tempo e notificações automáticas de aviso de tempo tipo TXT (desde que e-mail do barco esteja registrado para receber). Pode ser usado para gerenciar múltiplos e-mails e funciona em conexão com rádio SSB, por meio de conexão feita pelo modem Pactor III USB.

OpenCPNA – De fácil utilização, este aplicativo possibilita a troca de informações referentes às rotas utilizadas e trilhas já traçadas por outros barcos, e também suporta formatos de cartas mais populares como as BSB e CMAP. O OpenCPN tem, ainda, aplicativos internos que permitem a visualização dos GRIB files (arquivos de tempo) sincronizados com a carta náutica eletrônica em uso, o Google Earth em paralelo à carta náutica em uso, e a visualização dos instrumentos de bordo, desde que integrados ao sistema.

Raytech Navigator – Permite a visualização das cartas fechadas em Navionics em barcos que usam o sistema RayMarine. Por meio de um leitor de cartão de vários formatos, autorizado a acessar essas cartas, o navegante pode se preparar e conferir rotas ou trilhas já percorridas que podem ser transferidas para o RayMarine de bordo para uso na navegação. Ele pode ser integrado com o sistema de bordo e comandado pelo notebook.

Visual Passage Planner – Permitindo o estudo de rotas de travessias de qualquer tamanho, este aplicativo leva em conta as estatísticas de ventos, correntes, condições de mar e tempo dos últimos 50 a 100 anos. Tais informações são guardadas em um banco de dados usado pelo aplicativo para tomar decisões de rota e ainda dá a opção de separar as rotas longas por períodos, permitindo a criação automática de WayPoints, que podem ajudar na precisão da rota sugerida.

WXTide32 – O WXTide32 se baseia na hora do sistema usado no notebook de bordo para calcular a altura e variação da maré na área onde o barco se encontra, permitindo o cálculo da maré em qualquer lugar do mundo. É muito útil para que situações inesperadas não aconteçam.

GPSInfo – Um utilitário interessante para analisar os dados recebidos pelo GPS integrado ao notebook de bordo através de uma antena GPS específica.

AIS ativo – Esses equipamentos melhoram – e muito! – a segurança do barco e tripulação no tocante a outras embarcações, pois muitas delas não conseguem distinguir embarcações pequenas em seus radares. Cada AIS tem seu próprio aplicativo, com funções de leituras e conferencias dos dados recebidos. Uma função em especial é a capacidade de deixar seu aparelho em modo BlackOut, sem irradiar posição, rumo e velocidade. Isto é muito importante ao navegar em rotas com suspeita da existência de piratas, que usam estas informações de embarcações próximas para preparar interceptação e ataque.

Fotos:

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks: confira as palestras do 1º dia de Rio Boat Show 2025

    Dois nomes abrem o ciclo de bate-papos na 26ª edição do salão náutico carioca

    Para começar a navegar: Rio Boat Show apresenta 16 lanchas de entrada

    Modelos de até 30 pés são ideais para quem busca contar as primeiras milhas no mar. Conheça os barcos

    Rio Boat Show atraca na Baía de Guanabara com 6 veleiros; confira modelos

    Já em sua 26ª edição, salão náutico começa neste sábado (26) e segue até 4 de maio, na Marina da Glória

    Lazer, cultura e oportunidades: saiba tudo o que dá para fazer no Rio Boat Show 2025

    Salão náutico reúne atrações como passeios a vela, mergulho e palestras, além de serviços da Marinha; veja lista

    Hoje tem! Rio Boat Show 2025 abre as portas neste sábado (26)

    Salão náutico movimenta as águas da Marina da Glória até dia 4 de maio. Acompanhe a NÁUTICA e fique por dentro de tudo