7 aplicativos náuticos úteis para quem pretende fazer longas travessias

29/12/2014

Vai fazer uma viagem longa de barco e está com dúvidas sobre o que pode ajudá-lo na navegação? Hoje, além dos eletrônicos que se tornaram indispensáveis para quem quer segurança e praticidade no mar, existem inúmeros aplicativos que podem agregar ainda mais. “Desde que decidi fazer uma volta ao mundo no Veleiro-Escritório Matajusi, considerei os melhores e mais importantes aplicativos para usar no notebook de bordo”, relata Silvio Ramos, executivo de uma multinacional, apaixonado pelo mar, que fez a volta ao mundo em seu veleiro. Ele fala sobre os aplicativos mais usados que podem ajudá-lo:

AirMail – Considerado um dos mais importantes aplicativos de bordo, o AirMail permite comunicação via e-mail entre qualquer conta do barco e fora dele, incluindo pedido dos arquivos GRIB de previsão de tempo e notificações automáticas de aviso de tempo tipo TXT (desde que e-mail do barco esteja registrado para receber). Pode ser usado para gerenciar múltiplos e-mails e funciona em conexão com rádio SSB, por meio de conexão feita pelo modem Pactor III USB.

OpenCPNA – De fácil utilização, este aplicativo possibilita a troca de informações referentes às rotas utilizadas e trilhas já traçadas por outros barcos, e também suporta formatos de cartas mais populares como as BSB e CMAP. O OpenCPN tem, ainda, aplicativos internos que permitem a visualização dos GRIB files (arquivos de tempo) sincronizados com a carta náutica eletrônica em uso, o Google Earth em paralelo à carta náutica em uso, e a visualização dos instrumentos de bordo, desde que integrados ao sistema.

Raytech Navigator – Permite a visualização das cartas fechadas em Navionics em barcos que usam o sistema RayMarine. Por meio de um leitor de cartão de vários formatos, autorizado a acessar essas cartas, o navegante pode se preparar e conferir rotas ou trilhas já percorridas que podem ser transferidas para o RayMarine de bordo para uso na navegação. Ele pode ser integrado com o sistema de bordo e comandado pelo notebook.

Visual Passage Planner – Permitindo o estudo de rotas de travessias de qualquer tamanho, este aplicativo leva em conta as estatísticas de ventos, correntes, condições de mar e tempo dos últimos 50 a 100 anos. Tais informações são guardadas em um banco de dados usado pelo aplicativo para tomar decisões de rota e ainda dá a opção de separar as rotas longas por períodos, permitindo a criação automática de WayPoints, que podem ajudar na precisão da rota sugerida.

WXTide32 – O WXTide32 se baseia na hora do sistema usado no notebook de bordo para calcular a altura e variação da maré na área onde o barco se encontra, permitindo o cálculo da maré em qualquer lugar do mundo. É muito útil para que situações inesperadas não aconteçam.

GPSInfo – Um utilitário interessante para analisar os dados recebidos pelo GPS integrado ao notebook de bordo através de uma antena GPS específica.

AIS ativo – Esses equipamentos melhoram – e muito! – a segurança do barco e tripulação no tocante a outras embarcações, pois muitas delas não conseguem distinguir embarcações pequenas em seus radares. Cada AIS tem seu próprio aplicativo, com funções de leituras e conferencias dos dados recebidos. Uma função em especial é a capacidade de deixar seu aparelho em modo BlackOut, sem irradiar posição, rumo e velocidade. Isto é muito importante ao navegar em rotas com suspeita da existência de piratas, que usam estas informações de embarcações próximas para preparar interceptação e ataque.

Fotos:

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada

    Italiana Rossinavi lança catamarã híbrido-elétrico de 43 metros

    Modelo nasce como “projeto mais inovador” do estaleiro, com tecnologias sustentáveis e até uso de Inteligência Artificial

    Schaefer Yachts anuncia barco que não afunda, ideal para resgates em alto-mar

    Com o nome de Interceptor 48 Pilot, novidade é fruto de parceria com a empresa irlandesa Safehaven Marine

    Criatura de 18 metros está impactando a cadeia alimentar da vida marinha; entenda

    Gelatinoso e transparente, os "picles do mares" causam perturbações no ecossistema durante as ondas de calor oceânicas e preocupam cientistas