Conheça a Aluflex, uma das mais importantes fabricantes de acessórios para barcos do Brasil

18/09/2021
O empresário gaúcho Ricardo Calliari Varaschin, fundador da Multináutica Auflex

Mesmo vivendo longe do mar, o empresário gaúcho Ricardo Calliari Varaschin teve uma grande ideia: fabricar acessórios para embarcações. Para isso, na sua Caxias do Sul natal, fundou a Aluflex.

Começou fazendo para-brisas. Depois, abrindo o leque dos negócios, passou a produzir gaiutas. Em seguida, foi a vez das janelas, vigias, portas, verdugos, defletores, trilhos e carrinhos recirculantes.

Rapidamente, a  Aluflex tornou-se líder na produção de acessórios para embarcações no Brasil — e promete incomodar a concorrência lá fora também, com a certificação de seus produtos para exportação. Para se ter uma ideia, hoje a empresa fornece acessórios para 99% dos estaleiros brasileiros.

“O embrião dessa fábrica foi a experiência acumulada com a comercialização de jets Sea-Doo, iniciada em 1993”, conta Ricardo Calliari. “Em 2005, com o know-how adquirido na loja — na qual eu também vendia um modelo de gaiuta, importado da Holanda — e estimulado por um cliente interessado em para-brisas para barcos, tomei coragem e toquei o projeto”, lembra o empresário. Desde então, sua Aluflex tem navegado de vento em popa. Já são mais de 20 anos no mercado náutico.

Ricardo Calliari Varaschin, fundador da Multináutica

O sucesso não se deu por acaso. Longe disso, deveu-se à adoção de tecnologia de ponta — como a compra, por exemplo, de um forno próprio, para a confecção dos vidros para os para-brisas, além de outros equipamentos de última geração — gestão de excelência e um cuidadoso controle de qualidade.

Para se destacar em um setor cada vez mais dinâmico e exigente, como o da indústria náutica, é preciso oferecer produtos de qualidade e preços competitivos. É preciso adotar o controle de processos, englobando toda a produção, desde o projeto até o acabamento. Foi a capacidade de garantir tudo isso que permitiu à Aluflex conquistar espaço nesse nicho de mercado, tomando o lugar de marcas mais tradicionais e se tornando referência no setor.

Para-brisas, janelas, defletores, gaiutas, verdugos, mosquiteiros, vigias de acrílico e inox, portas de acesso ao flybridge, trilhos e carrinhos para teto-solar, terminal de acabamento para verdugo. A ampliação do portfólio da Aluflex, por meio da compra de outras empresas (como a catarinense Neomarine, fabricante de gaiutas) e da diversificação de produtos, resultou em um melhor posicionamento da empresa no mercado e na ampliação de sua base de clientes. Estratégia mais que certeira.

“No Brasil, nenhum outro fabricante de para-brisas de barcos tem fornos próprios para curvar vidros, como a Aluflex”, garante Ricardo Calliari. Atualmente, as instalações da empresa contam com mais de 2 300 m² de área construída, em um terreno de 16 mil m².

Na expedição, uma pequena amostra do grande leque de clientes para os quais a Aluflex fornece seus para-brisas. “Modelos de para-brisas para Solara 330, para a Coral 21 e para a Coral 31 e 34, para a FS 230, FS 265 e FS 275, para a NX 380, defletores do flybridge da Okean 50 e da Sessa Marine F42”, e assim por diante. “São 45 modelos de para-brisa, produzidos com alumínio anodizado e vidro temperado. Com exceção de poucos estaleiros, fornecemos nossa linha para a maioria dos construtores de barcos do país”, afirma o empresário.

A produção da Aluflex é quase toda feita internamente. “Terceirizamos apenas as etapas de polimento, anodização e pintura”, explica Ricardo, o comandante da empresa. Só de verdugo são 25 tipos diferentes, com múltipla mistura de materiais: de alumínio com borracha, de pvc com inox, de alumínio com pvc e até de pvc com pvc.

Se o assunto são janelas, a Aluflex também tem uma série de modelos diferentes construídas com diversos formatos e tamanhos, sendo deslizante, fixa ou basculante. O mesmo se aplica às gaiutas, aos mosqueteiros, às vigias e aos defletores.

Em resumo, mesmo longe do mar, na metrópole da Serra Gaúcha, a  Aluflex conquistou a confiança de quem tem intimidade com a água salgada, consagrando-se como uma das marcas de acessórios náuticos mais importantes do país. Para o futuro, Ricardo Calliari promete certificar seus produtos para exportação e incomodar a concorrência lá fora. É só uma questão de tempo.

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