Navio medieval é desenterrado no meio da capital da Estônia

Por: Redação -
12/05/2022
Foto: Priit Lätti/ Divulgação

Uma equipe da construção civil descobriu os escombros de um navio mercante medieval no meio de Tallinn, capital da Estônia. O barco de 700 anos de idade estava enterrado sob uma rua próxima ao Porto Velho.

 

Acredita-se que a embarcação tenha pertencido à Liga Hanseática, confederação de mercadores prevalente nos mares europeus entre os séculos XIII e XV. Priit Lätti, pesquisador do Museu Marítimo da Estônia, declarou: “O navio provavelmente foi construído no início do século XIV, de acordo com uma análise dendrocronológica, um exame dos anéis de árvores encontrados nos restos de madeira do navio”.

 

De acordo com Lätti, o barco foi enterrado a uma profundidade de 1,5m. As diferentes camadas de areia presentes no local levam a crer que o processo de soterramento tenha ocorrido gradualmente, ao longo dos séculos, por ação do mar.

 

Os pesquisadores encontraram diversos objetos em seu interior, incluindo peças de cerâmica, tecidos, barris de madeira e ossos de animais. A expectativa de encontrar mais artefatos é alta, conforme a parte traseira do navio é escavada. Tais achados podem ser úteis para melhor calcular a idade da embarcação.

Um sítio arqueológico tão bem conservado é algo significativo para estudiosos, que poderão aprender mais sobre o comércio e a construção naval na Idade Média. Os objetos encontrados a bordo, por sua vez, ajudam a entender como era o cotidiano da tripulação.

 

O próximo passo da operação consiste em transportar o navio de 24 metros a um ambiente mais controlado, onde estará protegido de intempéries.

 

Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Casa de vidro sobre as águas no Texas está à venda por quase R$ 30 milhões; conheça

    Residência fica na cidade de Round Top, cujo último senso registrou população de 91 habitantes

    E-combustíveis para o setor marítimo podem gerar 4 milhões de empregos, diz pesquisa

    Estudo foi encomendado pelo Fórum Marítimo Global e indica que as vagas serão abertas até 2050

    Futurista e feita de titânio: conheça a lancha de 55 pés que parece uma nave espacial

    Com estilo contemporâneo, será a primeira embarcação lançada pelo estaleiro Mirrari, dos Emirados Árabes Unidos

    Litoral de São Paulo e do Rio pode ter ondas de até 3 metros neste sábado (18)

    Alerta da Marinha do Brasil vale para as cidades de Santos e Campos dos Goytacazes; confira dicas de segurança em caso de ressaca marítima

    Projeto na Croácia quer criar cinco vilas ecológicas de luxo à beira mar com direito a barcos elétricos

    Ideia da eD-TEC visa redefinir o conceito de vida de luxo, oferecendo energia solar às moradias durante os 365 dias do ano