Limpeza dos Mares chega à 31ª edição com ações em Jurerê e na Ilha do Francês, em Florianópolis
Desde roupas, cobertores e toalhas a restos de cadeiras de praia, aparelhos de micro-ondas, televisores, canudos, garrafas e pontas de cigarro. São somente exemplos do que é coletado pelo projeto Limpeza dos Mares, capitaneado pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Mundo Mar e Aquanauta Floripa, que retorna a mais uma edição, desta vez na praia de Jurerê e retornando à Ilha do Francês, em Florianópolis, lutando pelo asseio das águas do litoral catarinense e pela conscientização da população sobre a necessidade da preservação ambiental.
Trata-se da 31ª edição, neste sábado (28), que envolve um exército de voluntários, entre mergulhadores profissionais, amadores, comunidade, órgãos públicos, empresas privadas e entidades da sociedade civil organizada.
Nesta etapa, a ‘largada’ será na praia de Canajurê, às 9h, de onde sairão as expedições contemplando também Jurerê tradicional, internacional e as encostas da Ilha do Francês. “É um evento com visibilidade nacional, já aventada por outros países como a Itália, onde temos negociações para ações semelhantes”, afirma Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da ACATMAR. Para o comodoro Ildefonso Witoslawski Junior, do Iate Clube Veleiros da Ilha, o Limpeza dos Mares já está no calendário ambiental nacional. “Uma iniciativa que tem nosso apoio irrestrito e que alerta para o perigo do uso indiscriminado de nossas águas”, alerta.
As inscrições de mergulhadores voluntários podem ser feitas junto à Acquanauta Floripa, escolha de mergulho que avaliará as aptidões e a segurança necessárias de cada um, por meio dos telefones (48) 3266-1137/99933-0062. Os demais podem realizá-las por meio do site limpezadosmares.com.
Serviço:
Data: 28 de maio, sábado
Horário: 9h
Local: Trapiche do Iate Clube Veleiros da Ilha, em Jurerê, Florianópolis/SC
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Cada vez mais frequentado por brasileiros, desbravamos o trecho entre Fort Lauderdale e Miami, numa jornada de 12 horas
O verdadeiro marinheiro jurava nunca ter perdido uma briga e teve até uma namorada parecida com a Olivia Palito
Desenho desta parte da embarcação pode afetar drasticamente o desempenho do barco
Com maior fluxo nas praias, período mais quente do ano colabora para casos de acidentes com o animal
O barco tem cockpit espaçoso, motor de popa e plataforma ao mesmo tempo; na navegação, chegou a quase 40 nós com um motor de 250 hp