Memória Náutica: relembre o São Paulo Boat Show 2011

08/09/2022

Hoje é dia de recordar o São Paulo Boat Show 2011 com a Memória Náutica – série que resgata as histórias dos 25 anos do maior salão náutico indoor da América Latina.

A série aquece os motores para o histórico 25º São Paulo Boat Show (de 23 a 28 de setembro de 2022) e relembra, em clima de nostalgia, cada edição do evento. Abaixo, acompanhe como foi o 14º São Paulo Boat Show.

VEJA TAMBÉM
>> Visitantes do São Paulo Boat Show têm descontos exclusivos em hotéis
>>
Compre seus ingressos para o 25º São Paulo Boat Show

Memória Náutica: São Paulo Boat Show 2011

Em 2011, NÁUTICA lançou a campanha “Por uma Cidade Navegável”, com uma curiosa corrida: três lanchas no rio Tietê e um carro na Marginal Tietê disputavam quem percorria um trecho de 13 quilômetros em menos tempo. Por conta do excesso de poluição, os barcos não completaram o percurso: a quantidade de lixo travou os motores nos primeiros minutos.

“Mais do que promover uma competição, nosso objetivo foi lançar a proposta para que se crie uma São Paulo navegável”, disse Ernani Paciornik.

Após ressaltar as possibilidades náuticas que a cidade poderia oferecer, o São Paulo Boat Show 2011 trouxe 234 embarcações para a 14ª edição do salão.

Foi uma feira de grandes barcos: mais de 60% dos barcos expostos no Boat Show eram de médio porte para cima. Entre os 46 lançamentos expostos, mais da metade se encaixavam na categoria médio ou grande porte — e pelo menos uma dúzia deles passava dos 50 pés.

“Vários estaleiros brasileiros apresentaram novas lanchas, e cada vez maiores”

Entre os 59 fabricantes de barcos presentes no salão paulista, 24 eram de outros países — alguns, com barcos que nem cabiam nos estandes. Pelo menos metade das marcas estrangeiras são conceituadas em todo o planeta.

“Há três anos, a presença de estaleiros estrangeiros no São Paulo Boat Show mal beirava os 10%. Hoje, quadruplicou”, registrava a revista NÁUTICA dedicada à cobertura do salão.

“Havia barcos feitos até na China. Foi o mais internacional dos salões brasileiros”

O sorteio de um lote de prêmios náuticos rendeu um momento curioso: um visitante de 5 anos foi convidado para selecionar um entre os cerca de 10 mil cupons jogados ao alto. O que ninguém imaginava é que a criança conseguiria um feito e tanto: pegar o cupom que ele mesmo havia preenchido. Foi assim que o garoto levou para casa 50 prêmios de uma vez.

“Em toda história dos Boat Show jamais se viu sorte igual”.

A lista de expositores daquele ano tinha marcas como Bayliner, Azimut, Mestra Boats, Triton Yachts, Azimut, Ventura, Cranchi, Armada Yachts, Schaefer Yachts, Princess, Beneteau, Phoenix, Fibrafort, Aguz, Le’Mon Group (Overmarine), Intermarine, Sea Ray, Aluflex, Coral, Colunna, Wake na Veia, Ski Nautique, Sessa, Yacxo e Astondoa, entre outras.

São Paulo Boat Show 2022

Com 25 anos de sucesso, a histórica São Paulo Boat Show de 2022 deverá reunir mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 30 mil m². O público vai conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticospalestras e objetos de luxo. Prepare o coração!

No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.

Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando?
 De 23 a 28 de setembro
Onde? São Paulo Expo
Mais informações: saopauloboatshow.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Praia imprópria: como ela ganha a classificação e os riscos para saúde

    Trecho de mar sinalizado como impróprio para banho pode ser perigoso e ter águas contaminadas

    "Titanic brasileiro": maior tragédia marítima brasileira aconteceu em Ilhabela e durou cinco minutos

    Naufrágio do Príncipe de Astúrias completou 108 anos em 2024 e pode ter vitimado aproximadamente mil pessoas

    Teste Sessa C40: a Sessa mais vendida no mundo em sua melhor versão

    Feita no Brasil, a lancha deu show mesmo em um dia de mar difícil, nas águas de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos

    Só embarcar e navegar: conheça o programa de compartilhamento de catamarãs Lagoon

    Com o Fractional Ownership BYC, barcos têm até três proprietários e concierge que já deixa o veleiro pronto para usar

    Lanchas Focker atracam com nova loja da marca em Bauru (SP), nesta sexta-feira (13)

    Representada pela concessionária Moto Oeste, unidade contará com toda linha de lanchas fabricadas pela Fibrafort