Rafael Nadal anuncia entrada em competição de barcos elétricos

Categoria pioneira de corrida de barcos 100% elétricos, E1 terá tenista como um dos donos de equipe

14/01/2023
Fotos Reprodução: E1

Considerado um dos melhores tenistas de todos os tempos, Rafael Nadal é o mais novo proprietário de equipe em uma categoria de barcos elétricos. O próprio tenista revelou que agora irá participar das disputas da categoria E1, composta por barcos 100% elétricos.

O barco utilizado pelas 10 equipes da E1 é o RaceBird e possui a velocidade máxima em 93 km/h. O modelo conta com o sistema de hidrofólio, ou seja, o casco navega acima do nível da água, otimizando o uso da energia.

Estou animado por me envolver em um projeto como o E1, por valorizar a sustentabilidade e ainda terá um impacto positivo na sociedade, especialmente nas comunidades costeiras – Rafael Nadal

 


Ele ainda afirma que o espírito de competição abordado pela categoria E1, além de trazer a eficiência na mobilidade marítima é uma boa notícia para todo o oceano. Nadal, também vai participar do programa E1 Blue Action Programme, o qual restaura e cuida dos ecossistemas marinhos ao longo das orlas das cidades onde irão acontecer as oito etapas da competição.

 

 

Outro esportista famoso que fará parte da E1 é o piloto de Fórmula 1 Sergio Pérez. Ele estará no comando do Team Mexico, um barco pintado nas cores da bandeira de seu país. Fora as equipes de Nadal e de Sergio Pérez, por ora há apenas a confirmação de mais uma equipe, chamada Venice.

Falando com o Nadal, pude entender como a sustentabilidade e o oceano são a paixão dele. A missão principal da E1, além de acelerar a mobilidade sustentável, é também restaurar os ecossistemas marinhos. É isso que o Nadal e sua equipe têm em mente – Alejandro Agag, um dos co-fundadores da E1

 

 

Segundo a equipe de produção da disputa, a primeira temporada da E1 deverá ocorrer ainda em 2023 e “nos próximos meses” serão revelados os oitos locais onde ocorrerão as etapas, assim como os demais times e os pilotos.

 

Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Arte e sustentabilidade: Museu de Vidro Flutuante deve ganhar as águas ainda esse ano

    Projeto une arte em vidro para levar conscientização sobre mudanças climáticas às principais cidades do mundo

    Navio de cruzeiro pode ser alternativa econômica para acomodação de atletas dos Jogos Asiáticos de 2026

    Comitê espera reduzir custos acomodando cerca de 3 mil pessoas em embarcação durante o evento

    Monociclo subaquático permite nadar e pedalar em baixo d'água ao mesmo tempo

    Criado pela empresa francesa Seabike, o dispositivo promete uma velocidade "sobre-humana"; confira

    Após sucesso do Rio Boat Show, Brasil amplia calendário náutico para Brasília e Salvador

    Maior edição após a pandemia, salão carioca entrou para a história pela diversidade de produtos, serviços e atrações, e marcou a expansão do evento para outras regiões

    Parque eólico no mar adotará radar flutuante para evitar colisão de pássaros

    Na Holanda, sistema que combina tecnologias desligará geradores em caso de aproximações de aves