Vapor do oceano pode virar água potável em larga escala, dizem cientistas

Projeto sustentável da Universidade de Illinois traz solução criativa para combater escassez de água

17/01/2023

Estudantes da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, publicaram recentemente um estudo para combater a escassez de água com uma solução criativa: transformar o vapor oceânico em água potável, com baixo impacto ambiental.

Cientistas fizeram a captura do ar saturado proveniente dos oceanos e que se perderia na atmosfera. Após passar por uma série de processos — entre eles: condensar, transportar e armazenar — foi possível fazer a dessalinização desse ar.

Temos de encontrar uma solução para termos mais água doce. Com os sistemas já existentes, não conseguiremos dar conta de responder as necessidades da sociedade – Praveen Kumar, professor da Universidade de Illinois

De acordo com a publicação, para a captura seria necessária a instalação, nos litorais, de superfícies verticais com 210 metros de largura por 100 metros de altura. Cada uma dessas estruturas seria capaz de extrair e “produzir” a quantidade de água potável necessária para abastecer cerca de 500 mil pessoas.

O professor Praveen Kumare a estudante Afeefa Rahman, autores do projeto. Foto: Fred Zwicky

As estruturas seriam movidas por placas solares construídas na parte terrestre ou por parques eólicos desenvolvidos em alto-mar.

Segundo estudos, as projeções climáticas mostram que, ao longo dos próximos anos, o vapor oceânico tende a aumentar. Dessa forma, mais água potável nós poderemos ter – Afeefa Rahman, coatura do estudo

O projeto sustentável pode ser uma ótima alternativa para garantir a segurança hídrica durante eventuais problemas com abastecimento de água, como poluição das águas e escassez de chuvas.

Os pesquisadores estimam que este sistema sustentável poderá fornecer cerca de 38 até 78 bilhões de litros de água por ano. Tanto Praveen quanto Afeefa acreditam que todo esse projeto será capaz de fornecer água fresca para as atuais e futuras gerações de forma economicamente viável.

 

Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Projeto na Croácia quer criar cinco vilas ecológicas de luxo à beira mar com direito a barcos elétricos

    Ideia da eD-TEC visa redefinir o conceito de vida de luxo, oferecendo energia solar às moradias durante os 365 dias do ano

    Criança de 11 anos encontra fóssil de ictiossauro pré-histórico, o maior réptil marinho que já existiu

    Com a companhia do pai e pesquisadores, garota ajudou a desvendar a vida marinha de 200 milhões de anos atrás

    Arquipélago de São Pedro e São Paulo, pedaço do Brasil mais próximo da África, ganha nova estação de pesquisa

    Construção substituirá a atual e garantirá a continuidade dos interesses nacionais na região rica em biodiversidade e história

    NÁUTICA Talks estreia com sucesso de público no Rio Boat Show 2024

    Mais de mil pessoas passaram pelo ciclo de palestras que ultrapassou a marca de 40 importantes nomes do setor

    Agora submersa, área na costa da Austrália pode ter abrigado até 500 mil pessoas no passado

    Paleocontinente de Sahul pode ter atingido os 390 mil km² e ter sido um local habitável antes de afundar