Governo de São Paulo anuncia redução de mais de 60% no ICMS do setor náutico no estado

Com apoio da Secretaria do Turismo, decretos aliviam carga tributária de setores produtivos até o fim de 2024

Por: Redação -
07/03/2023

Uma boa notícia animou a cadeia de turismo paulista, na última semana. O motivo foi o anúncio de redução da carga tributária dos setores produtivos, inclusive da indústria náutica do estado, por dois anos.

Com a apoio da Secretaria de Turismo e Viagens, o governo de São Paulo assinou onze decretos que revertem os efeitos do ajuste fiscal de 2020, reduzindo a carga tributária de diversos setores da economia. A medida vale até o final de 2024.

Luis Sobrinho, consultor da Invest SP/Setur SP, Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, e Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, durante encontro na sede de NÁUTICA, em São Paulo

Para o turismo náutico, um dos impactos é a redução do ICMS de 18% para 7% para empresas fabricantes e fornecedoras de serviços para embarcações. Isso inclui indústria, comércio e revenda náutica, além de acessórios de esporte e recreio. O percentual representa uma queda de 61% nos gastos do setor com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

 

Em prol da indústria de São Paulo, a decisão que reduz a alíquota foi firmada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo. Estiveram presentes o governador Tarcísio de Freitas, secretários de Estado, o presidente da Assembleia Legislativa, Carlão Pignatari, deputados federais e representantes da indústria.

A redução da carga tributária é uma alavanca de desenvolvimento e deve gerar mais empregos e distribuir renda. Para Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, 2023 será um grande ano para o turismo.

 

“Nosso desafio é grande, mas temos a tranquilidade de não precisarmos convencer nosso governador Tarcísio a respeito do turismo na perspectiva da pauta econômica, porque ele já tem o seu convencimento. O turismo foi amplamente defendido por ele ao longo da campanha, que vê no setor uma poderosa alavanca econômica e social. Ele assumiu compromissos com o setor e, com tudo isso, nós estamos bastante motivados. Será um grande ano para São Paulo”, declarou Lucena.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Gosma azul encontrada no fundo do Pacífico pode ajudar a entender os primórdios do planeta

    Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!

    Quanto custa uma lancha no modelo multipropriedade?

    Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas

    Dois em um: novo trimarã promete velocidade de regata oceânica e luxo de iate

    Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1