25 dias depois…

Por: Redação -
05/11/2014

A etapa mais equilibrada da história da Volvo Ocean Race teve o Abu Dhabi Ocean Racing como vencedor. A equipe árabe cruzou a linha de chegada na tarde desta quarta-feira (5), após 25 dias de regata, entre Alicante, na Espanha, e a Cidade do Cabo, na África do Sul. O resultado foi apertado, já que o segundo colocado, o chinês Dongfeng, apareceu 12 minutos depois. Na reta final, árabes e chineses protagonizaram um verdadeiro ‘pega’ nas águas africanas. “Estou muito contente pela vitória! Não esperava. Nossa equipe velejou super bem e merecemos o resultado”, explicou o inglês Ian Walker, comandante do Abu Dhabi. “As últimas duas horas foram extenuantes. Mas não podemos esquecer dos últimos dias com a pressão do Dongfeng. Tenho que parabenizar o Charles Caudrelier – comandante do barco chinês – e sua equipe pela regata. Eles não podem ser subestimados”.

O resultado marca a redenção do Abu Dhabi. Em 2011-12, na mesma etapa, os árabes perderam o mastro e foram obrigados a abandonar a perna. Dessa vez, a estratégia de Ian Walker foi mais conservadora, sem deixar o pelotão da frente durante quase todo o percurso. A batalha com os chineses começou após as Ilhas Canárias, antes da Linha do Equador. Com a passagem pelos Doldruns – zona de calmaria, o prognóstico começou a se definir com dois grupos. Foi aí que o Mapfre, do brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca perdeu terreno. Vice-campeão da etapa, o Dongfeng teve dois problemas estruturais no barco e acabou perdendo mais de seis horas para reparos.

Mas, apesar de o Abu Dhabi e o Dongfeng terem liderado a maior parte dos 12 mil quilômetros da primeira perna, todas as outras equipes sentiram o gostinho de estar em primeiro lugar por horas.

O próximo barco a completar a primeira etapa deve ser o Team Brunel. Os holandeses são esperados na Cidade do Cabo no início da noite desta quarta-feira. Pelo monitoramento da Volvo Ocean Race, o quarto a chegar será o Team Vestas Wind, da Dinamarca. A previsão indica que os escandinavos irão cruzar a linha na manhã desta quinta-feira (6). O Team Alvimedica é esperado no período da noite. Já o espanhol Mapfre e o sueco Team SCA só devem aparecer na sexta-feira (7).

O som das vuvuzelas e do público prometem animar todos os velejadores que ainda vão chegar na África do Sul. Eles sofreram com a variação de temperatura – no começo mais quente e depois o frio do sul, e o racionamento de comida a bordo.

Fotos: Charlie Shoemaker/Volvo Ocean Race

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Estande da Bahia convida público a conhecer destinos por meio de realidade virtual no Boat Show

    Espaço colorido e caprichado apresenta experiência imersiva, sugestões de roteiros e informações para investidores

    Hidea lança no Rio Boat Show motores que podem ser instalados em parelhas

    Marca está no salão com 12 opções de motorização, dos 3 aos 130 hp; empresa prevê aumento no repertório na próxima edição do salão

    Com 15 modelos, Quadricenter apresenta jets e off-roads para todas as necessidades

    Distribuidora da BRP no Rio de Janeiro expôs modelos de destaque no Rio Boat Show

    Novo jet elétrico da Ventura está no Rio Boat Show com direito a brinde avaliado em mais de R$ 15 mil

    Embarcação recém-lançada traz promoção exclusiva para visitantes do salão náutico, que vai até 5 de maio, na Marina da Glória

    Aloha Náutica destaca pontos fortes dos veleiros Excess 14 e Oceanis 51.1 no Rio Boat Show

    Recém-lançado, o catamarã Excess 14 está em águas brasileiras pela primeira vez no salão náutico, que segue até 5 de maio