Sul-Americano

Por: Redação -
08/11/2014

O terceiro e penúltimo dia do Campeonato Sul-Americano de 49er e 49erFX foi disputado em uma condição que faz jus à reputação do Rio de Janeiro, um dia ensolarado e quente (30° C), com uma brisa de 10 a 12 nós soprando do sul (180°). Tudo acontecendo em frente ao Pão de Açúcar e aos pés do Corcovado e Cristo Redentor.

As primeiras a tocar na água ontem foram as mulheres da 49erFX. Todas as 18 embarcações inscritas oficialmente, mais as novas velejadoras do ano da Isaf, as locais Martine Grael e Kahena Kunze, foram para a raia da Escola Naval, por volta das 11h30, em um pouco menos de vento, em torno de 8 nós, e com muita corrente.

As estrelas brasileiras estão fazendo as regatas apenas por diversão e para treinamento, até mesmo com a proeira Kahena timoneando o barco na última prova. Como perderam o primeiro dia, com três regatas, e o evento tem apenas um descarte, elas optaram por navegar com menos pressão e fazer um treino de luxo.

Outro fato pouco usual está acontecendo na frente da flotilha. Os holandeses Anemiek Bekkering e Rick Peacock formam uma dupla um pouco diferente. Na verdade, Rick é o treinador das meninas holandesas e exercitando a possibilidade permitida nas instruções de regata de ter equipes mistas, está usando o campeonato para testar o barco com uma tripulação mais pesada e mais forte. E está valendo a pena. Em nove provas, a dupla ganhou nada menos do que sete e está liderando com folga, com apenas 14 pontos.

Em segundo está a tripulação feminina de Alex Maloney e Melly Meech, da Nova Zelândia, com 25 pontos. As britânicss Charlotte Dodson e Sophie Ainsworth, com 38 pontos, fecham as posições do pódio.

A flotilha de 49er (masculina) saiu um pouco mais tarde e a brisa já estava estabelecida em torno de 12 nós. Repetindo o incrível desempenho de quinta-feira, os kiwis Peter Burling e Blair Tuke continuaram a subir na súmula e agora estão em quarto lugar, mesmo contando 52 pontos de duas das três regatas que eles perderam no primeiro dia, quando voavam de Palma onde estavam indicados para o Isaf Rolex Sailor of the Year Award.

Outra subida surpreendente foi protagonizada hoje pelos irmãos argentinos Yago e Klaus Lange. Com um dia quase perfeito que não só os manteve com a mão no título sul-americano, eles também alcançaram o primeiro lugar geral com 43 pontos. Os vice-líderes, com 50 pontos, são os dinamarqueses Jonas Warrer e Anders Thomsen, que ganharam um protesto (e uma reparação) em uma situação de largada com os barcos italiano e austríaco no início da oitava regata. A dupla francesa Dyen Mann e Stephane Christidis, com 56 pontos, está em terceiro geral.

Entre os sul-americanos, o segundo lugar é ocupado por Marco Grael e Gabriel Borges, em oitavo no geral, e os terceiros são Dante Biachi e Thomas Low-Beer (19º geral). Hoje os velejadores devem correr mais três regatas regulares com nenhuma Medal Race neste campeonato específico.

O VII Campeonato Sul-Americano de 49er e o II Campeonato Sul-Americano de 49erFX terminam hoje e na próxima semana as flotilhas vão correr novamente na mesma raia O Campeonato Intergaláctico de 49er e 49erFX.

Foto: Fred Hoffmann

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Estande da Bahia convida público a conhecer destinos por meio de realidade virtual no Boat Show

    Espaço colorido e caprichado apresenta experiência imersiva, sugestões de roteiros e informações para investidores

    Hidea lança no Rio Boat Show motores que podem ser instalados em parelhas

    Marca está no salão com 12 opções de motorização, dos 3 aos 130 hp; empresa prevê aumento no repertório na próxima edição do salão

    Com 15 modelos, Quadricenter apresenta jets e off-roads para todas as necessidades

    Distribuidora da BRP no Rio de Janeiro expôs modelos de destaque no Rio Boat Show

    Novo jet elétrico da Ventura está no Rio Boat Show com direito a brinde avaliado em mais de R$ 15 mil

    Embarcação recém-lançada traz promoção exclusiva para visitantes do salão náutico, que vai até 5 de maio, na Marina da Glória

    Aloha Náutica destaca pontos fortes dos veleiros Excess 14 e Oceanis 51.1 no Rio Boat Show

    Recém-lançado, o catamarã Excess 14 está em águas brasileiras pela primeira vez no salão náutico, que segue até 5 de maio