Robert Scheidt destaca importância da Semana de Vela de Ilhabela

O medalhista olímpico estará no evento, que acontece na cidade do litoral norte paulista de 22 a 29 de julho

Por: Redação -
11/07/2023
Robert Scheidt. Foto: Fred Hoffmann / Reprodução

Maior medalhista olímpico do Brasil, com cinco pódios (duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze), o velejador Robert Scheidt estará na histórica 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI). Mais de 120 barcos são aguardados no evento, que acontece de 22 a 29 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI).

O velejador paulista participa do evento desde a década de 1980, quando ainda corria na Semana de Monotipos na classe Optimist.

 

Scheidt já disputou várias vezes a SIVI, onde ele fez sua estreia velejando no oceano, em 1982. O atleta venceu o torneio em duas oportunidades: em 2011 e em 2022.

Marco Mendéz/ Sail Station/ Divulgação

No ano passado, o atleta foi convidado para ser a figura principal no Caballo Loco, barco de Mauro Dottori, campeão da classe C30.

É o evento mais importante de vela oceânica da América Latina, sem dúvida nenhuma. É tradicional e muito importante, pois junta toda a comunidade da vela brasileira, sul-americana e mundial – Robert Scheidt

A SIVI é disputada em condições diversas e os percursos são montados dentro do Canal de São Sebastião, em alto-mar e provas de longa distância, como a Regata 100 anos – Atrevida por Boreste – Marinha do Brasil, que abre o calendário da edição 2023, no dia 23 de julho.


Para Robert Scheidt, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela é fundamental para a formação de velejadores no país pois “oferece a oportunidade dos jovens entrarem nesse mundo dos barcos grandes”, comenta.

50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Para a edição de 2023 da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. Os mais de 100 barcos esperados participarão de regatas em percursos variados ao longo da semana.

 

Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

 

A competição abre no domingo, 23 de julho, com a tradicional Regata 100 anos – Atrevida por Boreste – Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista.

 

A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha. As inscrições estão abertas no site oficial do evento.

Saco da Capela. Foto: Paulo Stefani/Sectur Ilhabela

Ilhabela: Capital da Vela é repleta de belezas naturais

Lindas praias, recortadas por vegetação abundante e um mar de verde intenso são alguns dos cenários de Ilhabela, um dos refúgios mais belos do litoral norte de São Paulo. A cidade abriga mais de 50 praias, metade delas ainda praticamente virgens, e cachoeiras abundantes.

 

A equipe de NÁUTICA preparou uma seleção especial de passeios por Ilhabela para quem for visitar a Capital da Vela durante a 50ª edição da competição. São, ao todo, mais de 20 dicas para curtir a ilha. Confira nosso roteiro completo por Ilhabela.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Conheça o La La Land, superiate com dois cinemas, duas adegas e duas piscinas

    Embarcação de 44 metros de comprimento atrai olhares por oferecer recursos que só costumam estar presentes em megaiates

    BR Marinas marca presença no Rio Boat Show e registra importância do salão náutico para o setor

    Administradora da Marina da Glória conta com oito marinas distribuídas pela orla do Rio de Janeiro

    Marinha envia ao Rio Grande do Sul maior navio de guerra da América Latina

    Embarcação transportará carregamento focado em auxiliar as vítimas das enchentes que devastaram o estado

    Com 9 motores no Rio Boat Show, Mercury vê o salão como oportunidade de "desmistificar o setor"

    Marca apresentou equipamentos que foram dos 50 aos 600 hp, além de três opções elétricas

    Condomínio de luxo na Bahia com marina própria foi atração do Kiaroa no Rio Boat Show 2024

    Localizado na belíssima Península de Maraú, o empreendimento atraiu interessados em morar e investir no local