Conheça a praia mais sustentável do Brasil

Localizada em Salvador, local ficou em 3º lugar em classificação internacional

23/06/2023
Fotos: Fábio Marconi / Reprodução

Quando se fala em viagem, boa parte dos brasileiros logo pensa em ir para o litoral. Não é para menos, afinal, de Norte a Sul, o país é repleto de praias paradisíacas. Algumas, aliás, ultrapassam as aparências e estão nos rankings internacionais de sustentabilidade, como a praia mais sustentável do Brasil.

Localizada em Salvador, a praia Ponte de Nossa Senhora do Guadalupe ficou em terceiro lugar no pódio entre as melhores praias da América Latina, segundo um estudo da Rede Proplayas, divulgado pelo Ministério do Turismo brasileiro.

Presente em 17 países da América Latina e na Península Ibérica, a Rede Proplayas é uma plataforma de intercâmbio colaborativo de gestão e certificação de praias. Para pontuar no ranking, índices como a qualidade da água e da paisagem, infraestrutura, acessibilidade e turismo sustentável são levados em consideração.

 

A praia baiana alcançou uma pontuação de 0.898, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor é a classificação. O topo do pódio ficou com a praia de Varadero Internacional, em Cuba, que alcançou uma pontuação de 0.981.

Por que a praia de Salvador é considerada sustentável?

Um dos pontos de maior relevância para a praia Ponte de Nossa Senhora do Guadalupe ser considerada a praia mais sustentável do Brasil — além de ter qualificação internacional — foi o fato do local ser premiado pelo Programa Bandeira Azul.

Trata-se de um prêmio ecológico desenvolvido pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos Foundation for Environmental Education (FEE), uma das maiores em tema de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD) do planeta.


Para alcançar o selo Bandeira Azul, um conjunto de 34 requisitos de qualidade socioambiental são levados em consideração, como qualidade da água, informação e educação ambiental, conservação do meio ambiente local, segurança, serviços e infraestruturas de apoio.

 

No Brasil, esse programa é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), que atua desde 1998 na conversação e preservação de ecossistemas naturais.

 

Em relação à água, não basta que ela seja considerada própria para banho, por exemplo. É necessário que o local apresente bons resultados com base em padrões de qualidade internacionais e nacionais

A Praia Ponte de Nossa Senhora do Guadalupe

Segundo informações da Secretaria Municipal de Turismo de Salvador, a Praia Ponte de Nossa Senhora fica localizada na Ilha dos Frades, a cerca de uma hora e meia de barco da capital baiana.

 

Com uma grande faixa de mata nativa, águas calmas, mornas e cristalinas, a praia é bastante procurada por turistas, recebendo até receber 4 mil visitantes nos fins de semana na alta temporada.

Indicada para atividades como banho, pesca, mergulho e prática de outros esportes náuticos, a praia foi ainda considerada pela Secretaria Municipal de Turismo de Salvador como um “pedaço de paraíso fora do continente”.

Além das belezas naturais, a praia conta com um farol e a igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, que foi construída pelos portugueses ainda no século 17, o que garante ao local uma proteção sob a lei municipal como uma Área de Proteção Cultural e Paisagística.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    E-combustíveis para o setor marítimo podem gerar 4 milhões de empregos, diz pesquisa

    Estudo foi encomendado pelo Fórum Marítimo Global e indica que as vagas serão abertas até 2050

    Futurista e feita de titânio: conheça a lancha de 55 pés que parece uma nave espacial

    Com estilo contemporâneo, será a primeira embarcação lançada pelo estaleiro Mirrari, dos Emirados Árabes Unidos

    Litoral de São Paulo e do Rio pode ter ondas de até 3 metros neste sábado (18)

    Alerta da Marinha do Brasil vale para as cidades de Santos e Campos dos Goytacazes; confira dicas de segurança em caso de ressaca marítima

    Projeto na Croácia quer criar cinco vilas ecológicas de luxo à beira mar com direito a barcos elétricos

    Ideia da eD-TEC visa redefinir o conceito de vida de luxo, oferecendo energia solar às moradias durante os 365 dias do ano

    Criança de 11 anos encontra fóssil de ictiossauro pré-histórico, o maior réptil marinho que já existiu

    Com a companhia do pai e pesquisadores, garota ajudou a desvendar a vida marinha de 200 milhões de anos atrás