Conheça a praia mais sustentável do Brasil

Localizada em Salvador, local ficou em 3º lugar em classificação internacional

23/06/2023
Fotos: Fábio Marconi / Reprodução

Quando se fala em viagem, boa parte dos brasileiros logo pensa em ir para o litoral. Não é para menos, afinal, de Norte a Sul, o país é repleto de praias paradisíacas. Algumas, aliás, ultrapassam as aparências e estão nos rankings internacionais de sustentabilidade, como a praia mais sustentável do Brasil.

Localizada em Salvador, a praia Ponte de Nossa Senhora do Guadalupe ficou em terceiro lugar no pódio entre as melhores praias da América Latina, segundo um estudo da Rede Proplayas, divulgado pelo Ministério do Turismo brasileiro.

Presente em 17 países da América Latina e na Península Ibérica, a Rede Proplayas é uma plataforma de intercâmbio colaborativo de gestão e certificação de praias. Para pontuar no ranking, índices como a qualidade da água e da paisagem, infraestrutura, acessibilidade e turismo sustentável são levados em consideração.

 

A praia baiana alcançou uma pontuação de 0.898, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor é a classificação. O topo do pódio ficou com a praia de Varadero Internacional, em Cuba, que alcançou uma pontuação de 0.981.

Por que a praia de Salvador é considerada sustentável?

Um dos pontos de maior relevância para a praia Ponte de Nossa Senhora do Guadalupe ser considerada a praia mais sustentável do Brasil — além de ter qualificação internacional — foi o fato do local ser premiado pelo Programa Bandeira Azul.

Trata-se de um prêmio ecológico desenvolvido pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos Foundation for Environmental Education (FEE), uma das maiores em tema de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD) do planeta.


Para alcançar o selo Bandeira Azul, um conjunto de 34 requisitos de qualidade socioambiental são levados em consideração, como qualidade da água, informação e educação ambiental, conservação do meio ambiente local, segurança, serviços e infraestruturas de apoio.

 

No Brasil, esse programa é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), que atua desde 1998 na conversação e preservação de ecossistemas naturais.

 

Em relação à água, não basta que ela seja considerada própria para banho, por exemplo. É necessário que o local apresente bons resultados com base em padrões de qualidade internacionais e nacionais

A Praia Ponte de Nossa Senhora do Guadalupe

Segundo informações da Secretaria Municipal de Turismo de Salvador, a Praia Ponte de Nossa Senhora fica localizada na Ilha dos Frades, a cerca de uma hora e meia de barco da capital baiana.

 

Com uma grande faixa de mata nativa, águas calmas, mornas e cristalinas, a praia é bastante procurada por turistas, recebendo até receber 4 mil visitantes nos fins de semana na alta temporada.

Indicada para atividades como banho, pesca, mergulho e prática de outros esportes náuticos, a praia foi ainda considerada pela Secretaria Municipal de Turismo de Salvador como um “pedaço de paraíso fora do continente”.

Além das belezas naturais, a praia conta com um farol e a igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, que foi construída pelos portugueses ainda no século 17, o que garante ao local uma proteção sob a lei municipal como uma Área de Proteção Cultural e Paisagística.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    A bordo de lancha, Tom Brady foge do inverno e curte mergulho com filhos

    Ex-jogador astro da NFL compartilhou o momento em suas redes sociais no último domingo (26)

    NX Boats comemora nove anos do estaleiro em nova edição do Summer Day

    Celebração aconteceu na paradisíaca Praia de Carneiros, em Pernambuco, e contou com cerca de 500 convidados

    Primeira edição do Foz Internacional Boat Show foi sucesso de público e de negócios

    Evento de 4 dias gerou cerca de R$ 30 milhões em negócios. Ao todo, 40 barcos foram vendidos

    Valendo R$ 50 mil: reality “A Bordo” confina mulheres por 40 dias em iate

    Nas águas do Rio Negro, no Amazonas, 14 mulheres participam de provas e dinâmicas em busca do prêmio

    Após ouvir barulhos, dono de veleiro descobre que dividia barco com passageiro inusitado

    Episódio aconteceu na Ilha Raymond, na Austrália, com uma criatura típica dessa região