Dia do Oceano: você sabe qual é o oceano mais antigo da Terra?
Dica: além de mais antigo, ele é também o maior e mais profundo do planeta
Em 8 de junho é celebrado o Dia Mundial do Oceano. Quem ama navegar, já está careca de saber que os nomes dos nossos cinco oceanos são Atlântico, Pacífico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico. Mas, entre os responsáveis por 97% da água do planeta, você sabe qual deles veio primeiro? Um levantamento da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) respondeu a essa pergunta.
Mergulhador registra peixes vivendo em tubo de pasta de dente
Está chegando! Faltam apenas 30 dias para o Marina Itajaí Boat Show
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Sem mais delongas: de acordo com a instituição, o título de oceano mais antigo do planeta Terra fica com o oceano Pacífico, situado entre América (leste), Ásia e Oceania (oeste) e Antártica (sul).
As rochas encontradas na área do Pacífico datam de cerca de 200 milhões de anos. Como se não bastasse ser o mais velho, o oceano ainda é o maior e o mais profundo entre os cinco que banham a Terra.
São 163 milhões de quilômetros de águas que cobrem quase um terço da superfície do planeta e correspondem a quase metade da superfície e do volume dos oceanos. Mas esses dados, no entanto, podem ser diferentes no futuro.
Em razão às constantes mudanças ocorridas nos oceanos em consequência às movimentações das placas tectônicas na crosta terrestre, alguns estudos já observaram que o oceano Pacífico está encolhendo, enquanto o Atlântico, gradualmente, se expande em direção a ele.
Água mais antiga do mundo não está no oceano Pacífico
O planeta Terra é cheio de surpresas e uma delas é: a água mais antiga do mundo não fica no oceano mais antigo da Terra. Segundo a NOAA, há cerca de mil anos a água mais antiga do Pacífico Norte está presa em uma “zona de sombra”, sob a superfície.
Acontece que isso é muito pouco se comparado a um remanescente do Mar do Atlântico Norte, encontrado sob a Baía de Chesapeake em uma cratera formada há 35 milhões de anos. Os especialistas acreditam ainda que ele tenha entre 100 e 145 milhões de anos, contendo o dobro da salinidade da água marinha moderna.
Mas essa ainda não é a água mais antiga do mundo. Isso por conta de um pequeno pedaço da crosta oceânica que está intacto no Mar Mediterrâneo, com idade estimada em 340 milhões de anos.
O reservatório em questão foi formado pelo derretimento e sequente resfriamento de magma. Conforme a crista do meio do oceano esfriava, os minerais do magma se magnetizaram. O fato foi descoberto por pesquisadores através de um sensoriamento remoto.
Vale ressaltar que toda essa água — antiga ou não — não é própria para beber. O desperdício de água potável (ideal para consumo) aumentou pelo sexto ano seguido no Brasil, com base em dados divulgados nesta segunda-feira (6), pelo Instituto Trata Brasil.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Artefato de bronze com pinos de prata estava em meio aos destroços do barco e tudo indica que pertenceu à civilização minoica
Estande da marca contará ainda com linha de WaveRunners e o simulador Helm Master; salão acontece de 19 a 24 de setembro
Com acabamento de alto padrão, empreendimento residencial da Rôgga será referência em lazer e terá Open Mall
Amplo catálogo da empresa capixaba ainda inclui produtos em parceria com marcas japonesas e coreanas
Batizada de Super Quinta Ventura, ação abrange entrada facilitada, ofertas e bonificações para quatro embarcações, incluindo lançamentos