Dia do Oceano: você sabe qual é o oceano mais antigo da Terra?

Dica: além de mais antigo, ele é também o maior e mais profundo do planeta

08/06/2023

Em 8 de junho é celebrado o Dia Mundial do Oceano. Quem ama navegar, já está careca de saber que os nomes dos nossos cinco oceanos são Atlântico, Pacífico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico. Mas, entre os responsáveis por 97% da água do planeta, você sabe qual deles veio primeiro? Um levantamento da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) respondeu a essa pergunta.

Sem mais delongas: de acordo com a instituição, o título de oceano mais antigo do planeta Terra fica com o oceano Pacífico, situado entre América (leste), Ásia e Oceania (oeste) e Antártica (sul).

 

As rochas encontradas na área do Pacífico datam de cerca de 200 milhões de anos. Como se não bastasse ser o mais velho, o oceano ainda é o maior e o mais profundo entre os cinco que banham a Terra.

 

São 163 milhões de quilômetros de águas que cobrem quase um terço da superfície do planeta e correspondem a quase metade da superfície e do volume dos oceanos. Mas esses dados, no entanto, podem ser diferentes no futuro.


Em razão às constantes mudanças ocorridas nos oceanos em consequência às movimentações das placas tectônicas na crosta terrestre, alguns estudos já observaram que o oceano Pacífico está encolhendo, enquanto o Atlântico, gradualmente, se expande em direção a ele.

Água mais antiga do mundo não está no oceano Pacífico

O planeta Terra é cheio de surpresas e uma delas é: a água mais antiga do mundo não fica no oceano mais antigo da Terra. Segundo a NOAA, há cerca de mil anos a água mais antiga do Pacífico Norte está presa em uma “zona de sombra”, sob a superfície.

 

Acontece que isso é muito pouco se comparado a um remanescente do Mar do Atlântico Norte, encontrado sob a Baía de Chesapeake em uma cratera formada há 35 milhões de anos. Os especialistas acreditam ainda que ele tenha entre 100 e 145 milhões de anos, contendo o dobro da salinidade da água marinha moderna.

A baía de Chesapeake desemboca no oceano Atlântico e está cercada pelos estados americanos de Maryland e Virgínia, nos EUA.

Mas essa ainda não é a água mais antiga do mundo. Isso por conta de um pequeno pedaço da crosta oceânica que está intacto no Mar Mediterrâneo, com idade estimada em 340 milhões de anos.

 

O reservatório em questão foi formado pelo derretimento e sequente resfriamento de magma. Conforme a crista do meio do oceano esfriava, os minerais do magma se magnetizaram. O fato foi descoberto por pesquisadores através de um sensoriamento remoto.

 

Vale ressaltar que toda essa água — antiga ou não — não é própria para beber. O desperdício de água potável (ideal para consumo) aumentou pelo sexto ano seguido no Brasil, com base em dados divulgados nesta segunda-feira (6), pelo Instituto Trata Brasil.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Navio de cruzeiro fica preso na Irlanda por 4 meses e passageiros anunciam casamento

    Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos

    Senna, além de ídolo das pistas, também acelerava sobre as águas

    Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu

    Embarcação dos anos 60 vai virar restaurante flutuante de luxo no Rio de Janeiro

    Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória

    Seychelles: ilha paradisíaca será sede da Copa do Mundo de Futebol de Areia

    Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga

    Pela primeira vez, baleia mais rara do mundo começa a ser estudada por cientistas

    Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência