Solução sustentável
Cada vez mais os projetistas e engenheiros navais buscam soluções sustentáveis para a marinha comercial. Navios que cruzam os oceanos consomem grandes quantidades de combustíveis fósseis e ainda podem causar grandes desastres ambientais em um acidente de vazamento desses combustíveis. Os navios a vela são uma opção pouco prática para esse problema, mas um engenheiro norueguês diz ter resolvido a questão com o projeto do navio Vindskip. A solução proposta por Terje Lade, do escritório Lade As, foi transformar o navio inteiro em uma gigantesca vela.
A ideia é transformar o casco do navio em um grande captador de vento dispensando assim o uso de velas tradicionais. Mas não é só de vento que vive esse projeto, o Vindskip é, na verdade, um navio hibrido com motores elétricos. Segundo o engenheiro, o navio usará o vento e os motores elétricos juntos para locomoção.
Terje Lade ressalta que é preciso escolher rotas com bons regimes de ventos e afirma que é possível navegar com velocidade de 18 a 20 nós (33 e 35 km/h), basicamente as mesmas dos grandes navios cargueiros atuais.
Foto: Lade As/Divulgação
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Cada vez mais frequentado por brasileiros, desbravamos o trecho entre Fort Lauderdale e Miami, numa jornada de 12 horas
O verdadeiro marinheiro jurava nunca ter perdido uma briga e teve até uma namorada parecida com a Olivia Palito
Desenho desta parte da embarcação pode afetar drasticamente o desempenho do barco
Com maior fluxo nas praias, período mais quente do ano colabora para casos de acidentes com o animal
O barco tem cockpit espaçoso, motor de popa e plataforma ao mesmo tempo; na navegação, chegou a quase 40 nós com um motor de 250 hp